terça-feira, 20 de outubro de 2020

Turma 71, Língua Portuguesa, Professora Rosenara

 


 

ATIVIDADE  DE LÍNGUA PORTUGUESA

19/10/20 até 23/10/20

LER O TEXTO COM MUITA ATENÇÃO.

COPIAR E RESPONDER NO CADERNO.

 

O porco mais limpo do mundo

 

No mundo dos animais domésticos, os porcos sempre foram discriminados. São considerados os bichos mais sujos, imundos e bagunceiros do reino animal. Em outras palavras, “porcos”.

Talvez esse preconceito exista justamente porque são raras as pessoas que tiveram a oportunidade de ver um porco tomando banho, penteando os cabelos, lavando as orelhas, aparando o casco e usando desodorante.

Foi esse tipo de preconceito que ocupou o pensamento de Gabriela Galinha, Clóvis Coelho e Doutor Raposo quando viram que o novo morador do prédio que habitavam seria um porco.

Gabriela Galinha foi a primeira a torcer o bico e resmungar: ”Meu Deus! É...um porco! Um porco que vem morar aqui! Assim não dá. Todo mundo sabe que os porcos são bagunceiros, sujos e lamacentos. ” Clóvis Coelho e Doutor Raposo concordaram plenamente com as palavras da vizinha e logo começaram a procurar defeitos no comportamento do novo habitante.

Durante sua mudança, o Porco derrubou alguns pedaços de lenha na calçada e um saco de farinha na escada do edifício. Ainda deixou algumas pegadas de barro pelo corredor. Os vizinhos, ao verem aquela sujeira, pensaram que o prédio iria se transformar num chiqueiro. O que os bichos não viram foi que o próprio porco se encarregou de limpar tudo. Corroídos pelo preconceito, preferiram dar mais atenção ao ato de sujar do que ao ato de limpar do novo morador.

Com o hálito exalando raiva, a Galinha, o Coelho e o Raposo resolveram tirar satisfações com o Porco por sua conduta “porca”. Através de uma conversa simples e direta, descobrem que foi o próprio porco que limpou toda sujeira. Constrangidos, percebem que julgaram prematuramente o novo vizinho.

Essa história que revela de maneira simples como o preconceito pode evitar que as pessoas enxerguem a verdade, mostra às crianças, de maneira simples, como o preconceito nasce como um sentimento desprovido de sentido e razão. Um sentimento que nasce no interior daquele que sente e não daquele que sofre, o preconceito.

Marcos Losnak. Jornal Folha de Londrina, 2 out. 2000

1)    Qual é a ideia principal do texto?

2)    Quais são os personagens principais do texto?

3)    Quem era o novo morador do prédio?

4)    O que os vizinhos pensaram do novo morador?

5) O que os vizinhos descobriram quando foram reclamar com o novo vizinho? Como eles se sentiram?

6) Em suas palavras explique o que é preconceito.

7) Qual é o preconceito que existe em relação aos porcos?

8) Em sua opinião os porcos são sujos? Justifique sua resposta

9) Hoje em dia ainda existem muitas formas de preconceito. Cite 3 exemplos de preconceitos reais, que acontece com os seres humanos.

10) Você acha certo o comportamento dos vizinhos em relação ao porco? Justifique sua resposta.

11) Marque a alternativa que contém o significado correto da palavra prematuramente:

a)    (    ) perigosamente

b)    (    ) antecipadamente

c)    (    ) severamente

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.