quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Turma 82 - Ensino Religioso - Professora Fernanda (19 a 23/10/2020)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 29

Disciplina: Ens. Religioso | Turma: 82 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 19 a 23/10/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Ensino Religioso;

- Registrar a data em que a atividade está sendo realizada;

- Enviar uma foto da atividade para o Whats App ou para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.

Bons estudos! 😊


Na atividade domiciliar desta semana, estudaremos características das doutrinas das religiões afro-brasileiras, também chamadas de religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. As características a serem estudadas são o culto aos orixás e as lideranças religiosas.


Copie e leia o texto abaixo:

 

Para começar: O que significa o termo “afro-brasileiro”?

Escreva a sua resposta no quadro abaixo:


 

 

 




 

Origem das religiões afro-brasileiras

As religiões afro-brasileiras são originadas através da cultura de diversos povos africanos, trazidos ao Brasil na condição de trabalhadores escravizados, entre os séculos XVI (lê-se 16) e XIX (lê-se 19). Em todo o Brasil, existem diversas religiões afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda. Essas religiões possuem diferenças entre si, mas têm como característica principal o culto aos orixás

Culto aos Orixás

Os orixás são divindades representadas por forças da natureza. Suas características aproximam-se dos seres humanos. Existe um conjunto de características específicas para cada orixá, como as cores, as comidas, as cantigas e as rezas. Oxalá, Iemanjá, Ogum e Xangô são alguns dos orixás cultuados no Brasil.

Líderes religiosos

O líder religioso no Candomblé (...) é geralmente chamado de “pai de santo”, “mãe de santo” ou “zelador de santo”. Ele ou ela tem a função de chefe do terreiro, o responsável pelo culto religioso, pela administração do grupo e o zelo pela manutenção da ordem do terreiro. A Umbanda, que iniciou no Rio de Janeiro entre 1920 e 1930, mistura crenças e rituais africanos com outros rituais. O chefe da Umbanda também é conhecido como “pai de santo”, “babalorixá” ou “babalaô”. O líder religioso, tanto no Candomblé como na Umbanda, tem a missão de transmitir oralmente (ou seja, através da fala e da escuta), de geração a geração, suas crenças.

O texto “Líderes religiosos” foi retirado da apostila “Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa”. Referência: Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Curitiba: SEED/PR., 2013. p. 22-23.

  

Copie e responda as atividades abaixo:

1.    Qual é a principal característica das religiões de matriz africana (afro-brasileiras)?

2.    Segundo o texto, de que forma as crenças do Candomblé e da Umbanda são ensinadas e transmitidas?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.