domingo, 26 de julho de 2020

Turma 61- Português (Fabio) (17) 27.07 à 31.07.2020


Turma 61- Português (Fabio) atividade domiciliar (17) 27.07 à 31.07.2020 - Copiar a matéria e os exercícios no caderno e fazer os exercícios (se houver) (quem puder imprimir, não precisa copiar)
A tartaruga (NÃO precisa copiar o texto, só as questões no caderno e responder)
Numa manhã de suas férias, o menino brincava no córrego da fazenda de seu avô, quando avistou uma pedra diferente. Pegou a pedra e se surpreendeu ao perceber que era um animalzinho, uma tartaruga.
O menino nunca tinha visto uma tartaruga. Colocou o bichinho no chão. Ela, assustada, encolheu-se toda. Colocou sua cabeça na carapaça e ficou inerte.
O menino não se conformava! Começou a mexer no animalzinho cutucando-o, batendo em seu casco.
O avô, que procurava o menino para o almoço, avistou a cena e chamou a atenção do neto:
 – Não maltratamos os bichos aqui na fazenda! Pare já com isso!
 – Não estava maltratando – resmungou o menino – só quero que ela coloque a cabeça para fora.
 – Ah, é isso? Mas assim, ela nunca vai colocar a cabeça para fora!
Apanhou o animal e o levou para um lugar que tinha sol e ficaram bem quietinhos observando.
O sol ardia, ardia... E quando ficou bastante quente, a tartaruga colocou a cabeça para fora!
 – Viu, meu filho? Não precisamos de violência para conseguir nossos objetivos. Foi o calor do sol que a venceu.
O menino ouvia o avô atentamente:
 – Temos muito em comum com as tartarugas. Principalmente, vocês, as crianças. É preciso lidar com jeito, paciência.
O calor das nossas palavras, das nossas ações deve aquecer o coração das pessoas e fazê-las agir, como aconteceu com a tartaruga, mostrando-se para os outros.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/2019-07-06/a-tartaruga.htm>.
Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história “A tartaruga”:
_____________________________________________________________________________________
Questão 2 – Segundo o narrador, “o menino não se conformava” com o fato:
(     ) de nunca ter visto uma tartaruga.
(     ) de ter colocado a tartaruga no chão.
(     ) de a tartaruga ter escondido a cabeça e ficado inerte.
Questão 3 – Na parte “Começou a mexer no animalzinho [...]”, a expressão destacada:


(     ) retoma a tartaruga.
(     ) apresenta a tartaruga.
(     ) caracteriza a tartaruga.


Questão 4 – Na oração “Pare já com isso!”, o avô:


(     ) dá uma ordem ao menino.
(     ) dá um conselho ao menino.
(     ) dá uma sugestão ao menino.


Questão 5 – No segmento “Apanhou o animal e o levou para um lugar que tinha sol [...]”, o texto narra as ações:


(     ) do avô.
(     ) do menino.
(     ) da tartaruga.


Questão 6 – Os travessões foram usados para:
(     ) anunciar as falas dos personagens da história.
(     ) assinalar o início das falas dos personagens da história.
(     ) marcar uma pausa nas falas dos personagens da história.
Questão 7 – Na passagem “O menino ouvia o avô atentamente [...]”, o termo grifado indica uma circunstância de:


(     ) lugar.
(     ) modo.
(     ) tempo.



Questão 8 – Em “O calor das nossas palavras, das nossas ações deve aquecer o coração das pessoas e fazê-las agir, como aconteceu com a tartaruga, mostrando-se para os outros.”, o texto:


(     ) faz uma crítica.
(     ) levanta uma hipótese.               (     ) partilha um ensinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.