Turma 61- Português (Fabio) atividade
domiciliar (17) 27.07 à 31.07.2020 - Copiar a matéria e os exercícios no
caderno e fazer os exercícios (se houver) (quem puder imprimir, não precisa
copiar)
A tartaruga (NÃO precisa copiar o texto, só as questões no caderno
e responder)
Numa manhã de suas férias, o menino brincava no córrego da fazenda
de seu avô, quando avistou uma pedra diferente. Pegou a pedra e se surpreendeu
ao perceber que era um animalzinho, uma tartaruga.
O menino nunca tinha visto uma tartaruga. Colocou o bichinho no
chão. Ela, assustada, encolheu-se toda. Colocou sua cabeça na carapaça e ficou
inerte.
O menino não se conformava! Começou a mexer no animalzinho
cutucando-o, batendo em seu casco.
O avô, que procurava o menino para o almoço, avistou a cena e
chamou a atenção do neto:
– Não maltratamos os bichos
aqui na fazenda! Pare já com isso!
– Não estava maltratando –
resmungou o menino – só quero que ela coloque a cabeça para fora.
– Ah, é isso? Mas assim,
ela nunca vai colocar a cabeça para fora!
Apanhou o animal e o levou para um lugar que tinha sol e ficaram
bem quietinhos observando.
O sol ardia, ardia... E quando ficou bastante quente, a tartaruga
colocou a cabeça para fora!
– Viu, meu filho? Não
precisamos de violência para conseguir nossos objetivos. Foi o calor do sol que
a venceu.
O menino ouvia o avô atentamente:
– Temos muito em comum com
as tartarugas. Principalmente, vocês, as crianças. É preciso lidar com jeito,
paciência.
O calor das nossas palavras, das nossas ações deve aquecer o
coração das pessoas e fazê-las agir, como aconteceu com a tartaruga,
mostrando-se para os outros.
Disponível em:
<https://metaforas.com.br/2019-07-06/a-tartaruga.htm>.
Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história “A
tartaruga”:
_____________________________________________________________________________________
Questão 2 – Segundo o narrador, “o menino não se conformava” com o fato:
Questão 2 – Segundo o narrador, “o menino não se conformava” com o fato:
( ) de nunca ter visto
uma tartaruga.
( ) de ter colocado a
tartaruga no chão.
( ) de a tartaruga ter
escondido a cabeça e ficado inerte.
Questão 3 – Na parte “Começou a mexer no animalzinho [...]”, a
expressão destacada:
( ) retoma a tartaruga.
( ) apresenta a tartaruga.
( ) caracteriza a
tartaruga.
Questão 4 – Na oração “Pare já com isso!”, o avô:
( ) dá uma ordem ao
menino.
( ) dá um conselho ao
menino.
( ) dá uma sugestão ao
menino.
Questão 5 – No segmento “Apanhou o animal e o levou para um lugar
que tinha sol [...]”, o texto narra as ações:
( ) do avô.
( ) do menino.
( ) da tartaruga.
Questão 6 – Os travessões foram usados para:
( ) anunciar as falas
dos personagens da história.
( ) assinalar o início
das falas dos personagens da história.
( ) marcar uma pausa nas
falas dos personagens da história.
Questão 7 – Na passagem “O menino ouvia o avô atentamente [...]”,
o termo grifado indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – Em “O calor das nossas palavras, das nossas ações deve
aquecer o coração das pessoas e fazê-las agir, como aconteceu com a tartaruga,
mostrando-se para os outros.”, o texto:
( ) faz uma crítica.
( ) levanta uma
hipótese. ( ) partilha um ensinamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.