Nome:
Turma: 92 Data: 20/07 – 24/07
|
ATIVIDADES
DOMICILIARES
1º Etapa: Nesta semana
vamos trabalhar o Mundo pós-Guerra Fria, vamos rever o conceito de Globalização
e estudar a mundialização.
2º Momento:
- Seguem as páginas do
livro didático para consulta e os conteúdos trabalhados.
- Utilize dicionário.
Conteúdos
|
Páginas para leitura
– Livro didático
|
Mundo pós-Guerra Fria
|
38, 39 e 40
|
3º Momento:
Leitura
do texto e registro no caderno.
Globalização e Mundialização
Desde a década de 1980, o termo globalização,
que vem do inglês globalization, tem
sido utilizado pelos meios de comunicação e por boa parte dos estudiosos, que a
consideram como a fase ou estágio mais avançado da expansão capitalista em
escala planetária.
Nesse sentido, a globalização adquire um
caráter bastante abrangente, pois além da dimensão econômica, também tem
implicações políticas, culturais e sociais. Contudo, outros estudiosos preferem
utilizar o termo mundialização por considerar que ele expressa de maneira mais
adequada o processo que levou o capitalismo a se expandir pela economia
mundial. Alguns autores defendem, por exemplo, uma distinção entre o termo
mundialização e a palavra globalização. Para estes autores, a palavra “mundial”
traduz com mais força e de forma mais precisa a ideia de que a economia se
“mundializou”.
O
texto a seguir descreve o dia a dia de uma garota que vive em uma pequena vila
na Inglaterra, e mostra como esse lugar, aparentemente isolado, mantém relações
com muitos outros lugares do mundo. Leia-o
atentamente.
Emília tem apenas catorze anos.
Ela viveu toda sua vida em uma pequena vila, bastante isolada, nas Reservas
de Yorkshire do Norte, na Inglaterra. [...]
Há duas semanas, para celebrar seu
aniversário, Emília e suas duas melhores amigas foram com sua família a York,
assistir a um filme popular em exibição no cinema. Depois do filme, foram a
uma lanchonete comer hambúrgueres.
Emília passa a maior parte de seu
tempo livre ouvindo música popular em seu novo rádio gravador (um presente de
aniversário de seus pais), vendo televisão, lendo e, algumas vezes, passeando
com suas amigas pelas Reservas. [...]
À primeira impressão, o mundo de Emília pode
parecer pequeno, fechado e, apesar da beleza e do relativo isolamento da
região, comum. Mas se olharmos mais profundamente descobriremos um mundo
pessoal rico em termos de conexões com o mundo mais amplo. Considere, por
exemplo, os presentes de aniversário e os objetos comprados recentemente por
Emília. Seu rádio gravador foi fabricado por uma empresa japonesa
transnacional em uma de suas filiais da América do Sul [...].
O mesmo acontece com as caixas de
mantimentos que lotam o porta-malas do carro da família, quando os pais
voltam para casa depois de um dia típico de compras no supermercado. As
laranjas são de Israel; o chá é de Sri-Lanka; os potes de geleia são da Bélgica
e da Polônia; a manteiga foi feita com amendoins cultivados nos Estados
Unidos; o café embalado com uma marca do Reino Unido vem de empresas
exportadoras do Brasil e do Quênia. [...]
Emília não é apenas uma
participante na vida da rede econômica global. Ela também está ligada ao
sistema global de comunicações e à cultura global emergente. Assistindo a
programas no televisor japonês de sua família, com frequência ela é informada
de acontecimentos que ocorreram, há poucos minutos, do outro lado do mundo.
[...]
PIKE,
Graham; SELBY, David. Educação global: o aprendizado global. Tradução: Sandra
Galeotti. São Paulo: Texto novo, 1999. p. 20-21
|
Responder no caderno.
1.
Assim como a Emília, citada no texto, nós também estabelecemos relações com
diferentes lugares do mundo. Isso é uma característica da globalização. Pense
sobre isso e escreva alguns exemplos de relações que você tem com diferentes
lugares do planeta. (por exemplo roupas, telefone celular, etc).
2.
No lugar onde você vive é possível encontrar produtos vindos de outros países,
próximos ou distantes do Brasil? Procure lembrar o nome de alguns destes
produtos e anote no seu caderno. (por exemplo: marcas de lojas).
3.
Observe a imagem e responda:
a)
Em sua opinião, o que a imagem representa?
b)
Por que o autor escolheu esse título para a imagem?
c)
Com base na imagem, quais elementos podem ser considerado responsáveis pelo
processo de globalização? Justifique sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.