sexta-feira, 24 de julho de 2020

Turma 92 - Geografia - Prof. Evandro - 20/07 - 24/07


Nome:                                                        Turma: 92                         Data: 20/07 – 24/07

ATIVIDADES DOMICILIARES
1º Etapa: Nesta semana vamos trabalhar o Mundo pós-Guerra Fria, vamos rever o conceito de Globalização e  estudar a mundialização.

2º Momento:
- Seguem as páginas do livro didático para consulta e os conteúdos trabalhados.
- Utilize dicionário.
Conteúdos
Páginas para leitura – Livro didático
Mundo pós-Guerra Fria
38, 39 e 40

3º Momento:
Leitura do texto e registro no caderno.

Globalização e Mundialização

Desde a década de 1980, o termo globalização, que vem do inglês globalization, tem sido utilizado pelos meios de comunicação e por boa parte dos estudiosos, que a consideram como a fase ou estágio mais avançado da expansão capitalista em escala planetária.
Nesse sentido, a globalização adquire um caráter bastante abrangente, pois além da dimensão econômica, também tem implicações políticas, culturais e sociais. Contudo, outros estudiosos preferem utilizar o termo mundialização por considerar que ele expressa de maneira mais adequada o processo que levou o capitalismo a se expandir pela economia mundial. Alguns autores defendem, por exemplo, uma distinção entre o termo mundialização e a palavra globalização. Para estes autores, a palavra “mundial” traduz com mais força e de forma mais precisa a ideia de que a economia se “mundializou”.


O texto a seguir descreve o dia a dia de uma garota que vive em uma pequena vila na Inglaterra, e mostra como esse lugar, aparentemente isolado, mantém relações com muitos outros lugares do mundo. Leia-o atentamente.


            Emília tem apenas catorze anos. Ela viveu toda sua vida em uma pequena vila, bastante isolada, nas Reservas de Yorkshire do Norte, na Inglaterra. [...]

          Há duas semanas, para celebrar seu aniversário, Emília e suas duas melhores amigas foram com sua família a York, assistir a um filme popular em exibição no cinema. Depois do filme, foram a uma lanchonete comer hambúrgueres.

           Emília passa a maior parte de seu tempo livre ouvindo música popular em seu novo rádio gravador (um presente de aniversário de seus pais), vendo televisão, lendo e, algumas vezes, passeando com suas amigas pelas Reservas. [...]
          
         À primeira impressão, o mundo de Emília pode parecer pequeno, fechado e, apesar da beleza e do relativo isolamento da região, comum. Mas se olharmos mais profundamente descobriremos um mundo pessoal rico em termos de conexões com o mundo mais amplo. Considere, por exemplo, os presentes de aniversário e os objetos comprados recentemente por Emília. Seu rádio gravador foi fabricado por uma empresa japonesa transnacional em uma de suas filiais da América do Sul [...].
          
           O mesmo acontece com as caixas de mantimentos que lotam o porta-malas do carro da família, quando os pais voltam para casa depois de um dia típico de compras no supermercado. As laranjas são de Israel; o chá é de Sri-Lanka; os potes de geleia são da Bélgica e da Polônia; a manteiga foi feita com amendoins cultivados nos Estados Unidos; o café embalado com uma marca do Reino Unido vem de empresas exportadoras do Brasil e do Quênia. [...]
         
          Emília não é apenas uma participante na vida da rede econômica global. Ela também está ligada ao sistema global de comunicações e à cultura global emergente. Assistindo a programas no televisor japonês de sua família, com frequência ela é informada de acontecimentos que ocorreram, há poucos minutos, do outro lado do mundo. [...]

PIKE, Graham; SELBY, David. Educação global: o aprendizado global. Tradução: Sandra Galeotti. São Paulo: Texto novo, 1999. p. 20-21
Responder no caderno.
1. Assim como a Emília, citada no texto, nós também estabelecemos relações com diferentes lugares do mundo. Isso é uma característica da globalização. Pense sobre isso e escreva alguns exemplos de relações que você tem com diferentes lugares do planeta. (por exemplo roupas, telefone celular, etc).

2. No lugar onde você vive é possível encontrar produtos vindos de outros países, próximos ou distantes do Brasil? Procure lembrar o nome de alguns destes produtos e anote no seu caderno. (por exemplo: marcas de lojas).

3. Observe a imagem e responda:

a) Em sua opinião, o que a imagem representa?

b) Por que o autor escolheu esse título para a imagem?

c) Com base na imagem, quais elementos podem ser considerado responsáveis pelo processo de globalização? Justifique sua resposta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.