Turma 72 - Educação
Física - Professor Guilherme
Espero que todos
tenham um ótimo momento de estudo!!!
Atividade de Educação física.
Professora: Guilherme Neto
Turma: 72
Atividades
referentes ao período de: 27/07/2020 à 31/07/2020.
Instruções:
A atividade deve ser realizada em
folha simples: caderno ou ofício.
Deve ser entregue na primeira aula
de educação física, no retorno das aulas.
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Fundamentos do basquete II
ARREMESSO
•Bandeja - É um arremesso em movimento que pode ser feito com passe ou
driblando. Em ambos, o jogador pode realizar dois tempos rítmicos, ou seja, ao
receber a bola ou interromper o drible o jogador define o pé de apoio (1º tempo
rítmico), tendo direito ao segundo tempo rítmico com mais um passo. No entanto,
a bola deverá ser lançada à cesta antes que o jogador toque o solo.
•Com uma das mãos - Partindo da posição fundamental, com o peso do
corpo na perna da frente, bola na altura do peito, o jogador flexionará as
pernas simultaneamente à elevação da bola acima da cabeça. O arremesso termina
com a extensão completa do braço, pulso flexionado e com o último contato da
bola através das pontas dos três dedos médios da mão.
•Jump, com drible e parada - Driblando em direção à cesta, parando
numa posição de equilíbrio, flexionara as pernas, saltar elevando a bola acima
e à frente da cabeça com ambas as mãos, executar o arremesso apenas com uma das
mãos.
•Gancho - O jogador de posse da bola dribla em direção à cesta
mantendo seu corpo entre a bola e o adversário. Para, olha para a cesta, salta
girando o corpo no ar com o lançamento da bola em movimento junto ao do braço,
caindo de frente para a cesta.
LANCE-LIVRE
•É igual ao arremesso com uma das mãos, efetuado da linha do
lance-livre, sem marcação e tendo cinco segundos para a execução. É importante
que o jogador mantenha o peso do corpo na perna da frente, concentre-se e
bloqueie a respiração antes do arremesso.
REBOTE
•Partindo da posição de guarda, o jogador da defesa procura através de
um trabalho de pernas evitar que o adversário tome a sua frente para o rebote.
É importante, durante o lançamento da bola, que o defensor não olhe para a
trajetória da bola, e sim o jogador que esteja marcando.
POSIÇÕES
São usadas, geralmente, no basquete, três posições: alas, pivôs e
armador. Na maioria das equipes temos dois alas, dois pivôs e um armador.
Armador ou base é como o cérebro da equipe. Planeja as jogadas e
geralmente começa com a bola.
Ala e ala/armador ou extremos jogam pelos cantos. A função do ala muda
bastante. Ele pode ajudar o base, ou fazer muitos cestas.
Ala/pivô e Pivô ou postes são, na maioria das vezes, os mais altos e
mais fortes. Com a sua altura, pegam muitos rebotes, fazem muitas enterradas e
bandejas, e na defesa ajudam muito com os tocos.
TEMPOS
No 1º,2º e 3º período pode 1 tempo de 1 min. no 4º período, 2 tempos
de 1 min. Os intervalos entre cada período são de 2 minutos, mas entre o 2º e
3º há um intervalo de 15 minutos. Não é permitido ficar dentro do garrafão por
mais de 3 segundos com ou sem posse de bola. Não é permitido ficar (com a bola)
mais de 8 segundos na zona (lado da quadra) de defesa. Após os 8 segundos
mencionados acima, você tem 24 segundos para arremessar a bola (zona de ataque).
Quando há um marcador a menos de 1m de distância do atacante, o mesmo, não pode
segurar a bola por mais de 5 segundos.
Atividades:
1-
Bandeja,
jump, gancho e com uma das mãos, são tipos de qual fundamento do basquete?
a) Passe
b) Arremesso
c) Drible
d) Rebote
e) Finta
2-
São
usadas, geralmente, no basquete, três posições: alas, pivôs e.....................
Na maioria das equipes temos dois alas, dois pivôs e
um...........................
a) Armador; Armador.
b) Pivô; Ala.
c) Armador; Pivô.
d) Ala; Armador.
e) Armador; Ala.
3-
Quando
há um marcador a menos de 1m de distância do atacante, o mesmo, não pode segurar
a bola por mais de ...............................
a) 3 segundos.
b) 4 segundos.
c) 5 segundos.
d) 6 segundos
e) 7 segundos
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