segunda-feira, 27 de julho de 2020

Turmas 51 e 52 - Língua Portuguesa e Ciências - Profª Aline Klein


Público alvo: 5º ano do Ensino Fundamental (turmas 51 e 52)
Componente curricular: Língua Portuguesa e Ciências
Professora proponente: Aline Klein
Período que corresponde a atividade domiciliar27 a 31 de julho de 2020.


ATIVIDADES DOS DIAS 27/07/20 (segunda-feira) e 28/07/20 (terça-feira)

Aula de Língua Portuguesa: leitura e interpretação de história em quadrinhos e reconhecimento de outras linguagens

ORIENTAÇÕES:

- Para esta atividade você precisa ter em mãos o livro de português, distribuído na escola;
- Abra o livro de português na página 53;
- Leia, com muita atenção e em voz alta, todo o conteúdo da página, atentando para cada detalhe da história em quadrinhos;
- Após a leitura atenta e compreensiva, abra seu caderno de português. Coloque a data a que se refere esta atividade (27 e 28/07/20) e copie o título da história em quadrinhos (Falando a mesma linguagem), a fonte do texto (de onde saiu o texto) e as perguntas 1, 2 e 3 com muito capricho e organização;
- Responda as três perguntas em seu caderno;
- Tenha atenção à sua letra e aos tipos de letras utilizados, conforme o que estudamos nas aulas presenciais.

ATIVIDADE DO DIA 29/07/20 (quarta-feira)

Aula de Língua Portuguesa: Revisão de substantivos femininos e masculinos

ORIENTAÇÕES:
- Leia com a atenção:


            Já estudamos sobre os substantivos. Você aprendeu que substantivos são palavras que dão nome a algo: coisas, pessoas, lugares, sentimentos, seres reais e imaginados, etc.
            Todo o substantivo pertence a um gênero – masculino ou feminino – mesmo que se refira a algo que não seja do sexo masculino ou feminino.
Por exemplo: a palavra “antena” não se refere ao sexo feminino (“antena” não é uma mulher), mas é um substantivo de gênero feminino.
            Observe outras palavras:
·         ventania, saudade à gênero feminino
·         furacão, trabalho à gênero masculino
Para identificar com facilidade se o gênero do substantivo é feminino você pode ler a palavra acrescentando as letras “a” (para palavras no feminino) e “o” (para palavras no masculino).
·         (a) ventania, (a) saudade à gênero feminino
·         (o) furacão, (o) trabalho à gênero masculino



- Seguindo as orientações, coloque a data em seu caderno de português (29/07);
- Copie e responda em seu caderno a atividade abaixo:

1)    Observe os substantivos abaixo, circule os substantivos femininos e sublinhe os substantivos masculinos.
a)    Sol                                          h) espaço       
b)    cachorro                                i) chuva
c)    moço                                      j) furacão
d)    mulher                                    k) ideia
e)    terra                                       l) porta
f)     conversa                                m) amor
g)    mesa                                      n) saudade


DIA 30/07/20 (quinta-feira)
Hora-atividade da professora

ATIVIDADE DO DIA 31/07/20 (sexta-feira)

Aula de Ciências: Água

ORIENTAÇÕES:

- Para esta atividade você precisa ter em mãos o livro de ciências, distribuído na escola;
- Reveja o que foi estudado nas aulas anteriores sobre a água;
- Abra os livros de ciências na página 118;
- Leia, com muita atenção e em voz alta, a atividade número 4;
- Depois da LEITURA, coloque a data desta atividade em seu caderno e faça uma lista utilizando as alternativas presentes na atividade 4, respondendo a pergunta: “O que não pode ser feito em relação ao consumo de água?”;
- Em seu caderno ficará assim:

31/07/2020

O que não pode ser feito em relação ao consumo de água?
  • <-- AQUI VOCÊ VAI COPIAR AS OPÇÕES QUE RESPONDEM À PERGUNTA.
     

    ________________________________________
  • ________________________________________
  • ________________________________________
  • ________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.