Público alvo: 5º ano do Ensino Fundamental (turmas 51 e 52)
Componente curricular: Língua Portuguesa e Ciências
Professora proponente: Aline KleinPeríodo que corresponde a atividade domiciliar: 27 a 31 de julho de 2020.
ATIVIDADES
DOS DIAS 27/07/20 (segunda-feira) e 28/07/20 (terça-feira)
Aula de Língua Portuguesa: leitura e interpretação de história em
quadrinhos e reconhecimento de outras linguagens
ORIENTAÇÕES:
- Para esta
atividade você precisa ter em mãos o livro de português, distribuído na escola;
- Abra o livro
de português na página 53;
- Leia, com
muita atenção e em voz alta, todo o conteúdo da página, atentando para cada
detalhe da história em quadrinhos;
- Após a
leitura atenta e compreensiva, abra seu caderno de português. Coloque a data a
que se refere esta atividade (27 e 28/07/20) e copie o título da história em quadrinhos (Falando a mesma
linguagem), a fonte do texto (de
onde saiu o texto) e as perguntas 1, 2 e 3 com muito capricho e organização;
- Responda as
três perguntas em seu caderno;
- Tenha
atenção à sua letra e aos tipos de letras utilizados, conforme o que estudamos
nas aulas presenciais.
ATIVIDADE DO DIA 29/07/20 (quarta-feira)
Aula de Língua Portuguesa: Revisão de substantivos femininos e
masculinos
ORIENTAÇÕES:
- Leia com a atenção:
Já
estudamos sobre os substantivos. Você aprendeu que substantivos são palavras
que dão nome a algo: coisas, pessoas, lugares, sentimentos, seres reais e
imaginados, etc.
Todo
o substantivo pertence a um gênero –
masculino ou feminino – mesmo que se
refira a algo que não seja do sexo masculino ou feminino.
Por
exemplo: a palavra “antena” não se refere ao sexo feminino (“antena” não é uma
mulher), mas é um substantivo de gênero feminino.
Observe
outras palavras:
·
ventania, saudade à gênero
feminino
·
furacão, trabalho à gênero masculino
Para
identificar com facilidade se o gênero do substantivo é feminino você pode ler
a palavra acrescentando as letras “a” (para palavras no feminino) e “o” (para
palavras no masculino).
·
(a) ventania, (a) saudade à gênero
feminino
·
(o) furacão, (o) trabalho à gênero masculino
- Seguindo as orientações, coloque a data em seu caderno de português
(29/07);
- Copie e responda em seu caderno a atividade abaixo:
1) Observe
os substantivos abaixo, circule os substantivos femininos e sublinhe os
substantivos masculinos.
a)
Sol h)
espaço
b)
cachorro i) chuva
c)
moço j) furacão
d)
mulher k) ideia
e)
terra l) porta
f)
conversa m) amor
g)
mesa n) saudade
DIA 30/07/20 (quinta-feira)
Hora-atividade
da professora
ATIVIDADE DO DIA 31/07/20 (sexta-feira)
Aula de Ciências: Água
ORIENTAÇÕES:
- Para esta atividade você precisa ter em
mãos o livro de ciências, distribuído na escola;
- Reveja o que foi estudado nas aulas anteriores sobre a água;
- Abra os livros de ciências na página 118;
- Leia, com muita atenção e em voz alta, a atividade número 4;
- Depois da LEITURA, coloque a data desta atividade em seu caderno e
faça uma lista utilizando as alternativas presentes na atividade 4, respondendo
a pergunta: “O que não pode ser feito em relação ao consumo de água?”;
- Em seu caderno ficará assim:
31/07/2020
O que não pode ser feito em relação ao consumo
de água?
-
<-- AQUI VOCÊ VAI COPIAR AS OPÇÕES QUE RESPONDEM À PERGUNTA.
________________________________________ - ________________________________________
- ________________________________________
- ________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.