quarta-feira, 29 de julho de 2020

Turma 92 - Ensino Religioso - Professora Fernanda (27 a 31/07/2020)


ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 17

Disciplina: Ens. Religioso | Turma: 92 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 27 a 31/07/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Ensino Religioso;

- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;

- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais;


Bons estudos! J


Na atividade anterior, estudamos o significado dos mitos de origem. Nesta atividade e nas próximas, conheceremos exemplos de mitos de origem, contados por diferentes crenças religiosas, para explicar a origem do mundo e da vida. O texto abaixo apresenta um mito africano, que faz parte da crença religiosa dos povos de origem Iorubá.


Leia o texto abaixo (não é preciso copiar):

Na mitologia Iorubá, o Deus Supremo é Olorum, chamado também de Olodumaré, na qualidade de criador de tudo o que existe. Olorum criou o mundo, todas as águas, terras, todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e animais de todas as cores e tamanhos. Até que ordenou que Oxalá criasse o homem.

Oxalá criou o homem a partir do ferro e depois da madeira, mas ambos eram rígidos demais. Criou o homem de pedra - era muito frio. Tentou a água, mas o ser não tomava forma definida. Tentou o fogo, mas a criatura se consumiu no próprio fogo. Fez um ser de ar que depois de pronto retornou ao que era, apenas ar. Tentou, ainda, o azeite e o vinho sem êxito.

Triste pelas suas tentativas infecundas, Oxalá sentou-se à beira do rio, de onde Nanã emergiu indagando-o sobre a sua preocupação. Oxalá fala sobre o seu insucesso. Nanã mergulha e retorna da profundeza do rio e lhe entrega lama. Mergulha novamente e lhe traz mais lama. Oxalá, então, cria o homem e percebe que ele é flexível, capaz de mover os olhos, os braços, as pernas e, então, sopra-lhe a vida. (Texto adaptado do site: Santuário dos orixás.). 


Texto retirado da apostila “Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa”. Referência: Ensino religioso: diversidade cultural e religiosa. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Curitiba: SEED/PR., 2013. p. 108. 

  

Copie e responda as atividades abaixo:

1. Segundo o texto, como os povos Iorubás explicam a origem do mundo e a origem da vida? 

2.  Quais são as divindades (seres divinos) mencionadas no mito de origem Iorubá? 

3.  A história e as divindades mencionadas no mito Iorubá fazem parte de alguma tradição religiosa brasileira? Responda com base nos seus conhecimentos sobre as crenças religiosas.

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