quarta-feira, 29 de julho de 2020

Turma 82 - Geografia - Prof. Evandro - 27/07 - 31/07

Nome:                                                        Turma: 82                        Data: 27/07 – 31/07

ATIVIDADES DOMICILIARES
1º Etapa: Nesta semana vamos trabalhar sobre as diferenças sociais, principalmente no continente americano.

2º Momento:
- Seguem as páginas do livro didático para leitura e o conteúdo trabalhado.
Conteúdos
Páginas para leitura – Livro didático
População mundial: dinâmicas e fluxos
População mundial e qualidade de vida
108, 109 e 110
96, 97, 98, 99 e 100
3º Momento: Fazer a leitura do texto e registrar no caderno.


O crescimento populacional na América Latina

A América Latina presenciou a partir da segunda metade do século XX um intenso crescimento populacional. O aumento das taxas de natalidade e a redução das taxas de mortalidade decorrentes, principalmente, das melhorias nas condições de saneamento básico, como tratamento de água e coleta de lixo, além de melhorias médico-sanitárias, favoreceram o crescimento natural acelerado da população. Países como a Guatemala e o Paraguai apresentam taxa de crescimento de aproximadamente 1,9% e 1,3% ao ano, respectivamente.
No entanto, é importante ressaltar que nem todos os países latino-americanos possuem ritmo elevado de crescimento populacional. Países como o Brasil e o Uruguai, por exemplo, vêm registrando nas últimas décadas taxas de crescimento de cerca de 0,8% e 0,4% ao ano, respectivamente. Isso acontece porque, nas últimas décadas do século XX, vários países dessa região promoveram políticas de controle de natalidade para frear a explosão demográfica. No Brasil, entre as principais medidas adotadas está a difusão de métodos contraceptivos (método físico ou medicamento utilizado para evitar a fecundação), como anticoncepcionais e medidas de esterilização, além de campanhas de planejamento familiar.

Os principais contrastes
Países como Bolívia, Guatemala, Haiti e Honduras, que apresentam as mais altas taxas de crescimento vegetativo e um maior percentual de jovens no conjunto de suas populações são, de modo geral, os que exibem os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da América Latina.
Já os países que apresentam Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais elevados, como Argentina, Chile e Uruguai, representam os que se caracterizam por exibir as mais baixas taxas de crescimento vegetativo e um maior percentual de idosos na composição da população total.
Entre esses extremos, encontram-se nações como o Brasil e o México, as mais populosas da região e que vêm mostrando queda constante nas taxas de crescimento vegetativo e se caracterizando por apresentar populações em processo de envelhecimento.



4º Momento: Atividades – Registrar no caderno, não esqueça de colocar a data.


Responda:
1) Explique o significado de:

a) Taxas de natalidade;

b)Taxas de mortalidade;

c) Crescimento vegetativo ou natural.

2) Explique os fatores que intensificaram o crescimento populacional da América Latina.

3) Nem todos os países da América Latina apresentaram crescimento populacional. Quais são esses países e justifique o motivo.

4) Por que existem diferenças no I.D.H (índice de desenvolvimento humano) entre os países da América Latina?

5) Resposta pessoal. O estágio de subdesenvolvimento em que alguns países americanos se encontram pode ter relação com o elevado crescimento vegetativo que apresentam?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.