quarta-feira, 29 de julho de 2020

Turma 62 - Ensino Religioso - Professora Fernanda (27 a 31/07/2020)


ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 17

Disciplina: Ens. Religioso | Turma: 62 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 27 a 31/07/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Ensino Religioso;

- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;

- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais;


Bons estudos! J


Nas atividades anteriores, estudamos o Alcorão, livro sagrado do Islamismo (também conhecido como religião islâmica ou religião muçulmana) e conhecemos caraterísticas sobre essa crença religiosa. Nesta aula, vamos concluir o estudo sobre esse livro sagrado.   

Leia os textos abaixo (não é preciso copiar):


TEXTO 1:

O que diz o Alcorão?

O Alcorão é um livro que fala sobre diversos temas, como fé, ética, comportamento, comércio, casamento e alimentação, e orienta as pessoas a agirem sempre da maneira mais correta possível. Muitos de seus ensinamentos também estão presentes na Torá dos judeus e no Evangelho dos cristãos, como a importância da caridade, da modéstia, do respeito, do perdão, da humildade e, principalmente, da submissão a Deus.

Nas escrituras islâmicas, é possível encontrar as histórias de profetas como Adão, Abraão, Noé, Moisés e Jesus, entre outros, além de profecias já cumpridas e outras que ainda estão predestinadas a acontecer. Também é descrito o papel dos anjos, dos livros sagrados revelados anteriormente (Torá, Salmos e Evangelho) e como será o Dia do Juízo Final.  

Referência: <https://iqaraislam.com/alcorao-livro-sagrado-do-islamismo>.

 

TEXTO 2:

 O Islam é fundamentado em Cinco Pilares (ou seja, cinco regras principais) e que estão em sequência basicamente devido à ordem em que foram colocados em prática durante a revelação da religião de Allah, em seu formato final, o Islam. Os pilares são:

 

1. Shahada

A Shahada é a porta de entrada do indivíduo no Islam e nenhuma pessoa é considerada muçulmana sem que tenha feito a mesma. Ela é naturalmente feita pelo muçulmano todos os dias, durante as orações e súplicas. Ela consiste em dizer “Não há divindade além de Allah e Muhammad é mensageiro de Allah“.

 

2. Salat ou Oração

         O Salat é a oração obrigatória dos muçulmanos, que deve ser praticada 5 vezes ao dia em horários específicos, de acordo com a posição do sol. Durante o salat o muçulmano recita o Alcorão e faz súplicas prescritas pelo Profeta Muhammad, de acordo com o que foi revelado por Deus à ele.

 

3. Zakat

        O Zakat é a doação de 2,5% para aqueles que tem capacidade de pagá-la. O valor é geralmente pago para instituições que fazem a distribuição dos valores entre pobres e necessitados.

 

4. Jejum no mês do Ramadan

         O jejum no mês do Ramadan dura todo o mês lunar do Ramadan e deve ser praticado por todo muçulmano com capacidade para jejuar, iniciando o jejum antes do sol nascer e encerrando após o sol se por.


5. Hajj ou Peregrinação à Meca

         A viagem de peregrinação (peregrinar significar viajar para um lugar sagrado) à Meca, o Hajj, deve ser feita pelo menos uma vez na vida pelos muçulmanos com condições para tal. 

Referência: <https://iqaraislam.com/5-pilares-do-islamismo>.


Copie e responda as atividades abaixo:

     1. Segundo o seu entendimento, qual é a primeira e mais importante regra que um muçulmano deve seguir?

     2. Na sua opinião, qual é a importância da oração para os muçulmanos? Explique sua resposta.

    3. A partir do que você aprendeu nas últimas atividades sobre o Alcorão, o Islamismo tem regras e ensinamentos parecidos com outra religião que você conheça? Explique a sua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.