Atividades domiciliares n° 17/ Língua Portuguesa / Prof° Lucienne Flores Gross
Período de: 27/07/20 à 31/07/20
Instruções: Leia e Interprete a música O Que é, O Que é de Gonzaguinha!
Música: O Que É, o Que É?
Gonzaguinha
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
E a vida
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Êh! Ôh!
E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor
Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita.
Composição: Gonzaguinha.
Entendendo a canção:
01 – O que se deve destacar na canção?
03 – De que contradição a canção fala?
04 – Algum dia, de sua janela você já observou algo que o deixou feliz?
06 – E em qual das respostas ele prefere acreditar?
07 – O que é a vida para o compositor na 4ª estrofe?
08 – Leia novamente a 7ª estrofe e retire dois pares de antônimos.
09 – Leia a 9ª estrofe e explique o quer dizer: "É o sopro do Criador/numa atitude repleta de amor".
10 – Para você o que é a vida?
11 – Se você pudesse mudar a sua vida em que sentido você mudaria?
12 – No último verso “É bonita, é bonita e é bonita”, o poeta reitera essa caracterização porque:
a) Há beleza em ser um eterno aprendiz.
b) É preciso cantar e cantar.
c) Necessita repetir.
d) A vida é bonita, e será bem melhor.
e) Tem certeza de que a vida é bem melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.