segunda-feira, 27 de julho de 2020

Turma 92 Língua Portuguesa Prof Lucienne Flores Gross



Atividades domiciliares n° 17/ Língua Portuguesa / Prof° Lucienne Flores Gross
Período de: 27/07/20 à 31/07/20
Instruções: Leia e Interprete a música O Que é, O Que é de Gonzaguinha!

Música: O Que É, o Que É?
                              Gonzaguinha
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita      
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

E a vida
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Êh! Ôh!

E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão

Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo

Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser

Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte

E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita.

                                                       Composição: Gonzaguinha.

Entendendo a canção:

01 – O que se deve destacar na canção?

02 – A letra da canção: O que é, O que é? É o quê?

03 – De que contradição a canção fala?

04 – Algum dia, de sua janela você já observou algo que o deixou feliz?

05 – É preciso ser rico para ser feliz? Para ser feliz, do que você precisa?

06 – E em qual das respostas ele prefere acreditar?

07 – O que é a vida para o compositor na 4ª estrofe?

08 – Leia novamente a 7ª estrofe e retire dois pares de antônimos.

09 – Leia a 9ª estrofe e explique o quer dizer: "É o sopro do Criador/numa atitude repleta de amor".

10 – Para você o que é a vida?

11 – Se você pudesse mudar a sua vida em que sentido você mudaria?

12 – No último verso “É bonita, é bonita e é bonita”, o poeta reitera essa caracterização porque:
a)   Há beleza em ser um eterno aprendiz.
b)   É preciso cantar e cantar.
c)   Necessita repetir.
d)   A vida é bonita, e será bem melhor.
e) Tem certeza de que a vida é bem melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.