quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Turma 72 - Ensino Religioso - Professora Fernanda (31/08 a 04/09/2020)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 22

Disciplina: Ens. Religioso | Turma: 72 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 31/08 a 04/09/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Ensino Religioso;

- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;

- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais.


Bons estudos! 😊


Nas últimas atividades de Ensino Religioso, aprendemos sobre a importância dos lugares sagrados. Aprendemos que um lugar sagrado pode ser a própria natureza! É o caso da crença do povo indígena Guarani Nãndewa, que considera sagrado todo o espaço em que vive, chamado de Tekowa.

Aprendemos, também, que os espaços sagrados podem ser construídos pelos humanos. Cada religião possui os seus lugares sagrados ou, até mesmo, as suas cidades consideradas sagradas. Na atividade desta semana, vamos conhecer exemplos de lugares sagrados construídos por diferentes religiões.

 

Leia os textos abaixo:

 

Igreja: Igreja é uma construção aberta ao público para a realização de cultos de religiões cristãs (como a Católica e as Evangélicas). A maioria das igrejas tem um altar. Durante a missa, os clérigos (padres ou pastores, de acordo com a denominação cristã) ficam no altar, de onde falam para os fiéis.

Terreiro: Terreiro é o nome que se dá aos lugares de culto aos orixás. Eles são dirigidos por um pai de santo ou uma mãe de santo. Os orixás são divindades cultuadas em religiões africanas e de matriz africana (como a Umbanda e o Camdomblé). Cada orixá é chamado com um cântico e com um ritmo específicos. Durante o culto, são oferecidos presentes e alimentos diversos a eles.

Sinagoga: A sinagoga é o local de culto de pessoas da religião judaica. Há uma plataforma chamada bimá, onde fica um orador que lê a Torá (livro sagrado) para os fiéis. Pode também haver uma tribuna, de onde o rabino, que é o líder da sinagoga, fala aos fiéis. A parte principal do culto em uma sinagoga é a leitura da Torá.

Mesquita: A mesquita é o local de oração dos muçulmanos, ou seguidores do Islamismo. No interior de uma mesquita há sempre um espaço aberto para os fiéis orarem e ouvirem o sermão. Pode haver tapetes ou esteiras no chão (que servem para a oração) Toda mesquita também precisa ter uma fonte de água corrente, pois os muçulmanos devem se lavar antes das orações.

 Referência: Os textos sobre Igreja, Terreiro, Sinagoga e Mesquita foram retirados e adaptados do site <https://escola.britannica.com.br/>.


Copie e faça a atividade abaixo:

 

1.  Complete os espaços em branco do quadro abaixo, com as informações sobre os lugares sagrados estudados:

 

 NOME DO LUGAR SAGRADO

NOME DA RELIGIÃO

CARACTERÍSTICA DESSE LUGAR SAGRADO

IGREJA


 

 

TERREIRO


 

 

SINAGOGA


 

 

MESQUITA


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.