ATIVIDADES
DOMICILIARES – SEMANA 15
Disciplina: Geografia | Turma: 61 | Professora: Fernanda
Golembiewski
Período a que
corresponde a atividade domiciliar: 13 a 17/07/2020.
ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividade no
caderno de Geografia;
- Registrar, no caderno, a
data em que a atividade está sendo realizada;
- A atividade será vista
pela professora na volta das aulas presenciais;
Bons estudos! J
|
Nas semanas anteriores, aprendemos
sobre a rosa dos ventos (que indica os pontos cardeais e os pontos colaterais)
e sobre os pontos de referência. A rosa dos ventos e os pontos de referência
são formas de orientação no espaço
geográfico, que ajudam as pessoas a compreenderem o espaço em que vivem e a
se deslocarem de um lugar a outro. Podemos dizer que orientar-se significa
buscar uma direção, um rumo.
No entanto, essas formas de
orientação não permitem identificar, com exatidão, um determinado ponto na
superfície terrestre. Para isso, os cartógrafos (aqueles que criam e estudam os
mapas) criaram as linhas imaginárias.
A partir das linhas imaginárias, é possível localizar qualquer ponto da
superfície terrestre. Podemos dizer que localização é o ponto exato em que
um objeto ou uma pessoa se encontra, na superfície terrestre.
Vamos estudar as linhas imaginárias. Para começar,
observe o mapa abaixo:
Leia o texto abaixo (não é preciso
copiar):
No Mapa Mundi (planisfério), acima, estão
desenhadas várias linhas azuis, nos sentidos horizontal e vertical (observe-as no mapa acima). Essas são as
linhas imaginárias. São chamadas de linhas imaginárias porque não existem de fato, apenas nos mapas.
As linhas horizontais são chamadas
de paralelos. O principal paralelo é
a Linha do Equador, que divide o planeta em duas metades, chamadas de hemisférios: NORTE, acima desta linha, e SUL, abaixo desta linha.
As linhas verticais são chamadas de meridianos. O meridiano mais importante é o Meridiano de Greenwich,
que divide o planeta em duas metades, chamadas de hemisférios: LESTE, à direita
desta linha, e OESTE, à esquerda desta linha.
Além da Linha do Equador e do Meridiano de Greenwich, existem
outras linhas imaginárias que recebem nomes, como os seguintes paralelos: Círculo
Polar Ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar
Antártico. As demais linhas são identificadas por graus. Por exemplo: paralelo
30°.
Observe as figuras abaixo:
Figura 1: Os paralelos e os meridianos no globo terrestre. (clique na imagem se quiser ampliá-la)
Figura 2: A divisão dos hemisférios a partir da Linha do Equador e do
Meridiano de Greenwich. Nessa figura, o Brasil está destacado com a cor rosa. (clique na imagem se quiser ampliá-la)
Copie e responda as atividades abaixo:
1. A partir do que foi estudado,
quais são as diferenças entre as formas de orientação, como os pontos de
referência, e as formas de localização, como as linhas imaginárias?
2. Por que os paralelos e meridianos são chamados
de linhas imaginárias?
3. Explique o que você
aprendeu sobre os palavras dos quadros abaixo e faça
um desenho para representar cada uma delas.
4. Observe a Figura 2 e responda: em quais hemisférios o Brasil está
localizado?
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