Nome:
Turma: 62 Data: 20/07 – 24/07
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ATIVIDADES
DOMICILIARES
1º Etapa: Nesta semana
vamos continuar a trabalhar com os mapas e como funciona o seu princípio.
2º Momento:
- Faça a leitura do
texto, após copie no caderno.
- Seguem as páginas do
livro didático para LEITURA e os conteúdos trabalhados.
Conteúdos
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Páginas para leitura
– Livro didático
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Mapas: o que são e
para que servem?
A cartografia
temática
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28, 29 e 30.
38, 39, 40 e 41
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3º Momento: Fazer a
leitura do texto e registrar somente o texto no caderno.
Os mapas
Os
mapas são
representação da superfície curva do planeta Terra sobre uma superfície plana,
uma folha de papel.
É importante ressaltar que eles nos
oferecem uma visão vertical da superfície terrestre. Trata-se, portanto, de um
tipo de visão que nós dificilmente temos. Em geral, a visão que temos dos
elementos da superfície da Terra, seja uma árvore, uma casa, um prédio, uma
estrada, uma ponte, é lateral ou oblíqua. Mesmo do alto de um edifício com
muitos andares ou da janela de um avião, enxergamos a superfície e seus
elementos a partir de uma visão obliqua.
As fotografias aéreas tiradas com
máquinas colocadas na parte de baixo dos aviões e as imagens fornecidas pelos
satélites artificiais oferecem esse tipo de visão vertical e são
inclusive, utilizadas para elaboração de mapas.
A representação da superfície curva
da Terra num plano apresenta alguns problemas. É como, por exemplo, abrir uma
bola de futebol em gomos e tentar montar, como esses gomos, uma figura plana,
como um retângulo.
Outro problema é que o mapa é uma
representação reduzida de uma superfície muito maior. Essa redução deve ser
feita de modo a manter as proporções das diversas medidas.
A representação da curva no plano é
possível graças as projeções. A redução proporcional é feita com o uso de
escalas.
Visão vertical e
oblíqua
O mapa é a representação da realidade, que é
tridimensional, em um plano que é bidimensional. Isso sem dúvida dificulta a
compreensão dos mapas, porque o ponto de vista cotidiano das pessoas é horizontal.
Significa dizer que as pessoas veem os objetos
de frente e que dependendo do ângulo de inclinação, a visão será lateral ou
oblíqua.
Figura 1 – tipos de visão
Figura 2 – Pessoa observando objeto e tipo de visão
Figura 3 – Obtenção de fotos aéreas oblíqua e vertical
Figura 4. Fotografias aéreas da cidade de Florianópolis,
SC.
4º
Momento:
Copiar
as atividades no caderno e responder. Faça com atenção.
1.
Responda:
a)
O que são mapas?
b)
Por que a melhor posição para se observar um mapa é colocá-lo na posição
horizontal, sobre uma mesa?
2)
Vamos fazer uma experiência? Observe as figuras 1 e 2 para auxiliar na
experiência.
a)
Instruções:
-
Escolha um objeto (exemplo: uma
caixa de leite, brinquedo, caixa, etc.)
-
Coloque na mesa.
b)
Desenhe no seu caderno esse objeto conforme as instruções a seguir:
1ª Etapa:
desenhar o objeto visto de frente (horizontal).
2ª Etapa:
desenhar o objeto visto de cima (vertical)
3ª Etapa:
desenhar o objeto visão oblíqua
c)
Complete o quadro a partir do desenho do objeto que você escolheu.
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Visão horizontal
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Visão vertical
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Visão oblíqua
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O que
você vê
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O que
você não vê
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O que
você vê
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O que
você não vê
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O que
você vê
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O que
você não vê
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Objeto
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3)
Em qual das fotografia da figura 4 a imagem se parece mais com um mapa?
Bom
trabalho.
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