segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Turma 92 - Geografia - Prof. Evandro - 31/08 - 04/09

 

Nome:                                                        Turma: 92                       Data: 31/08 – 04/09

ATIVIDADES DOMICILIARES

1º Etapa: Nesta semana vamos estudar as populações dos Estados Unidos e a imigração na Europa.

2º Momento:

- Utilize dicionário.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

Imigrações e xenofobia (Europa)

121

3º Momento: Fazer a leitura do texto e leia a reportagem com atenção

Negros e hispânicos nos Estados Unidos

Um dos aspectos pesquisados pelo censo dos Estados Unidos é a origem étnica e racial da população. Assim, as pessoas se definem como brancas, negras, hispânicas (termo usado nos Estados Unidos para classificar os latino-americanos ou descendentes destes) e asiáticas, entre outros grupos.

Em 2014, a população que se autodeclarou hispânica representava 17,4% do total da população estadunidense, seguidos pelos negros ou afro-americanos, com 14,3% do total. Estima-se que em 2060 os hispânicos representarão 28,6% e os negros ou afro-americanos, 17,9% da população dos EUA.

Os mapas representam o percentual da população hispânica e afro-americana de cada estado. Observe-os.

        A variação dos percentuais, nos mapas, é percebida pelas diferentes tonalidades de verde, do claro para o escuro. Assim, quanto mais forte a tonalidade, maiores são os percentuais indicados, e vice-versa. Esse recurso permite visualizar rapidamente onde estão as maiores e as menores ocorrências de um fenômeno, sem precisar recorrer à legenda em um primeiro momento.

Leia a reportagem a seguir.

                População de origem hispânica nos EUA multiplicou por seis desde 1970

Enquanto a população dos Estados Unidos cresceu 12% desde 1970, até alcançar os 317 milhões de habitantes, o número de hispânicos neste país foi multiplicado por seis e em 2012 chegou aos 53,03 milhões, segundo um estudo do Centro Pew divulgado nesta quarta-feira.

O grupo independente de pesquisa social analisou os números do Escritório do Censo e encontrou que o condado de Los Angeles, na Califórnia, com 4,761 milhões de hispânicos em uma população de 9,88 milhões, abriga quase 9% de todos os latinos do país.

Mas esse condado é apenas o quarto entre os que têm a maior proporção de hispânicos na população em geral: no Condado Miami- Dade (Flórida) os hispânicos são 64,5% da população; em Bexar (Texas) são 58,9% e em San Bernardino (Califórnia) são 49,9%.

Desde 2000, a população hispânica dos EUA cresceu quase 50%, anotou Pew, e esse aumento representa mais da metade de todo o aumento de população no país nesse período.

Em grande medida, o crescimento ocorre em áreas geográficas relativamente pequenas.

O crescimento mais explosivo da população hispânica em um condado entre 2000 e 2011 ocorreu em Stewart (Geórgia), onde esse grupo cresceu 1.754%, seguido pelo condado Telfair, nesse mesmo estado, com um crescimento do 849%.

Os mexicanos seguem sendo o maior grupo dentro dos hispânicos, embora com variantes regionais.

Apesar dos hispânicos de origem mexicana serem a maioria dos latinos em 39 estados, os porto-riquenhos são o maior grupo em Nova York e Nova Jersey e os cubanos são na Flórida.

Os hispânicos de origem mexicana tendem a ser os mais jovens entre os 14 grupos de latinos mais variados, com uma idade média de 25 anos.

Com relação ao tema educativo, a porcentagem mais alta de população hispânica com diploma universitário é entre os venezuelanos, com 51%, em contraste com 7% dos guatemaltecos e salvadorenhos.

                 Fonte: JOVEM PAN. População de origem hispânica nos EUA multiplicou por seis desde 1970. Agencia EFE. 26 fev. 2014. Disponível em: <http://jovempan.uol.com.br/ noticias/mundo/populacao-deorigem-hispanica-nos-euamultiplicou-por-seis-desde-1970-2014-02-26.

4º Momento: Atividades – Registrar no caderno, não esquece de colocar a data.

 

Responda às questões:




1. Considera o território dos Estados Unidos dividido em quadrantes, como no mapa, e responda: em qual quadrante se concentra a população negra e branca?

2. Observe agora o mapa Estados Unidos: divisão política e indique os nomes dos estados correspondentes às concentrações citadas na questão anterior.

3. Relacione a concentração territorial de hispânicos com as migrações ocorridas para os Estados Unidos.




Turma 82 - Geografia - Prof. Evandro - 31/08 - 04/09

 

Nome:                                                        Turma: 82                        Data: 31/08 – 04/09

ATIVIDADES DOMICILIARES

1º Etapa: Nesta semana vamos conhecer o quadro natural do continente americano.

 2º Momento:

- Seguem as páginas do livro didático para leitura e o conteúdo trabalhado.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

O continente americano

134 até 141

3º Momento: Fazer a leitura do texto.

Sugiro que assista o vídeo https://youtu.be/tuBHMxd7_1o - Canal: Atualidade em Foco

 

Formas do relevo e hidrografia do continente americano

Analisando o mapa da América - físico, notamos que, de maneira geral, o relevo do continente americano apresenta similaridades entre as Américas do Norte, Central e do Sul.

Na disposição do relevo, distinguem-se três grandes unidades ou formas, que se diferenciam pelas altitudes, pela idade geológica e pelas características de formação dos terrenos: os planaltos orientais, as planícies centrais e as cadeias montanhosas ocidentais.

 Planaltos orientais

No leste do continente americano encontram-se planaltos de altitudes modestas, formas de topos arredondados e bastante desgastados pela ação dos agentes externos do relevo. Os principais planaltos orientais são:

• Planalto do Labrador ou Canadense, localizado no nordeste do Canadá;

• Montes Apalaches, no leste dos Estados Unidos;

• Planalto das Guianas, Planalto Central e Planalto da Patagônia, na América do Sul.

Os planaltos orientais são ricos em recursos minerais, principalmente minério de ferro e manganês, amplamente explorados por indústrias extrativistas. A exploração dos recursos minerais tem provocado grandes impactos ambientais, como a retirada da cobertura vegetal e a destruição de morros e serras. Sobre os planaltos orientais, tanto na América do Norte quanto na do Sul, há grandes cidades e importantes áreas industriais e agrícolas.

 Planícies centrais

Na porção central do continente americano predominam grandes planícies, na maior parte correspondendo a bacias de rios como o Amazonas e o Mississípi. As principais planícies americanas são:

• Planície Central, na América do Norte;

• Planície Amazônica, Planície Platina e Planície do Pantanal, na América do Sul.

Nos Estados Unidos, a Planície Central é uma área de intensa atividade agrícola com destaque para o cultivo de trigo e milho.

 Cadeias montanhosas ocidentais

A porção oeste do continente americano, desde o Alasca até o extremo sul do Chile, é marcada pela presença de montanhas de formação geológica recente, vulcanismo e terremotos, características associadas à localização nas zonas de contato entre as placas tectônicas.

Hidrografia

Observe no mapa a representação de alguns rios, altitudes e formas de relevo que se destacam no continente americano.

Os rios e as formas do relevo da América tiveram papel importante no processo de ocupação do seu território. Eles serviam de vias de circulação em uma época que não havia estradas. O relevo, muitas vezes, dificultava ou facilitava o acesso a determinados lugares.

Como você observou no mapa, vários rios da América nascem nas montanhas do Oeste e correm em direção ao leste.

Na América do Sul encontra-se a maior bacia hidrográfica do mundo, a do rio Amazonas, que recebe águas de afluentes cujas nascentes se localizam nas serras do Planalto das Guianas, na cordilheira dos Andes e em chapadas do Planalto Brasileiro, por exemplo. Na região amazônica, o transporte fluvial ainda é importante para a circulação de cargas e pessoas.

Na América do Norte, a maior bacia é a do rio Mississipi. Esse rio, que deságua no Golfo do México, recebe afluentes que nascem no Oeste (nas Montanhas Rochosas), como o Missouri e o Arkansas, e no Leste (nos Apalaches), como o Ohio. Também se destaca a presença de muitos lagos na região. Os mais importantes, os Grandes Lagos (Michigan, Erie, Huron e Superior), estão situados na fronteira entre Canadá e Estados Unidos e têm importante aproveitamento para navegação e transporte. Localizados em região de inverno rigoroso, nessa estação boa parte das águas congela.

Muitos rios do continente americano que correm sobre trechos de relevo com desníveis são aproveitados para a geração de energia hidrelétrica; Estados Unidos, Canadá e Brasil figuram entre os maiores produtores desse tipo de energia no mundo.

As bacias mais aproveitadas para esse fim são as localizadas a oeste de Estados Unidos e Canadá, como as do rio Colorado e do rio Columbia. Os rios da Bacia Platina, na América do Sul, também se destacam no setor energético, principalmente os rios Paraná e Uruguai.

____________________________

Fonte: Paula, Marcelo Moraes. Geografia espaço & interação : 8o ano : ensino fundamental : anos finais / Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018.

4º Momento: Atividades – Registrar no caderno, não esqueça de colocar a data.

1. As maiores altitudes concentram-se a parte leste ou oeste do continente?

2. Qual é a maior altitude do relevo americano? Em qual cordilheira se localiza?

 3. Quais formas de relevo predominam no centro e na parte oeste do continente?

 4. Cite dois rios que nascem nas grandes cadeias de montanhas no oeste do continente.

 5. Escreva um pequeno texto associando as três grandes unidades do relevo do continente americano aos principais usos do solo, de forma ampla.


6. Observe o mapa de placas tectônicas. Que relação podemos estabelecer entre as áreas de limites das placas e a ocorrência de vulcanismo.





Turma 72 - Geografia - Prof. Evandro - 31/08 - 04/09

Nome:                                                        Turma: 72                      Data: 31/08 – 04/09

ATIVIDADES DOMICILIARES

1º Etapa: Vamos conhecer os transportes no Brasil.

2º Momento:

Páginas do livro didático para LEITURA.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

Circulação

176 até 183

3º momento: Sugiro assistir o vídeo/resumo do conteúdo estudado: Meios de transporte no Brasil.

https://youtu.be/JKkUVfT4qQ8 - Canal: Resume aí.

Leitura do texto.

Vias de transporte

As vias de transporte são importantes para a economia e a população de um país.

No caso do Brasil, em razão de suas grandes dimensões territoriais, uma rede de transporte ampla e de qualidade é fundamental para que as mercadorias produzidas tanto pelas indústrias quanto pela agropecuária tenham acesso a diferentes regiões do país.

Atualmente as principais vias de transporte brasileiras são constituídas por rodovias, ferrovias e hidrovias. Veja na tabela a extensão das principais vias utilizadas no país, segundo dados de 2018.

As rodovias

Embora o território nacional apresente uma ampla rede viária (conjunto de vias de transporte, ou seja, ferrovias, rodovias, hidrovias e rotas aéreas associadas a portos e aeroportos), a utilização de cada uma dessas vias para o transporte de cargas e pessoas ocorre de maneira muito desigual. Veja no gráfico.

Como você pode notar, com base no gráfico, as rodovias são responsáveis pela maior parte da circulação de cargas e pessoas no país.

O predomínio de rodovias perante outras vias de transporte teve início a partir da década de 1950, com o interesse do governo federal em promover maior integração do território nacional.

Embora a integração do território tenha sido iniciada por meio das ferrovias, no século XIX, ela só ocorreu efetivamente quando o governo brasileiro passou a incentivar a construção e expansão das vias rodoviárias, principalmente em direção ao interior do país.

Entre os fatores que ampliaram a construção de estradas é possível citar a pressão sobre o governo federal pelas montadoras de automóveis, instaladas no país, para ampliar as rodovias e, assim, estimular a crescente indústria automobilística.

A opção por priorizar o uso das rodovias ocasionou o aumento do custo de transporte de pessoas e de mercadorias.

 Ferrovias e hidrovias brasileiras

As ferrovias e hidrovias brasileiras apresentam características bem diferentes das encontradas no sistema rodoviário. Mesmo oferecendo custos mais baixos no transporte de cargas, os investimentos realizados tanto pelo governo federal quanto pelos governos estaduais na ampliação ou manutenção das ferrovias e hidrovias têm sido menores quando comparados aos da rede rodoviária.

Observe no esquema abaixo quanto de combustível cada um dos meios de transporte gasta para transportar mil toneladas de carga por quilômetro rodado.


A rede ferroviária brasileira desempenhou importante papel em nosso país, principalmente durante a fase áurea da produção cafeeira. Até a década de 1930, o governo brasileiro investiu na construção de um sistema ferroviário com o objetivo de escoar a produção de grãos, sobretudo o café.

Desde então, a malha ferroviária brasileira tem se mantido praticamente a mesma, e encontra-se bastante precária e mal distribuída pelo território.

A utilização das hidrovias no Brasil também é bastante limitada. Mesmo apresentando grande potencial hídrico, com uma rede fluvial de aproximadamente 42 mil quilômetros, nosso país aproveita apenas 22 mil quilômetros como hidrovias ou trechos navegáveis. A região Norte é a que mais se destaca na utilização de hidrovias. Em muitas áreas dessa região, os rios configuram-se como a única passagem que liga lugares isolados às áreas urbanas mais próximas.

Podemos concluir que, mesmo possibilitando transporte mais econômico, principalmente no que se refere a cargas de longas distâncias, as ferrovias e hidrovias brasileiras são pouco exploradas e mal distribuídas em nosso país.

____________________

                    Fonte: Torrezani, Neiva Camargo Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.

4º Momento: Registrar somente as atividades no caderno, não esqueça de colocar a data.

1. Explique a importância das vias de transporte para e economia do nosso país.

 2. O que significa rede viária?

 3. Qual a principal via de transporte responsável pela maior parte da circulação de cargas e pessoas no país?

 4. Escreva os motivos históricos do predomínio de rodovias no Brasil.

Leia novamente o texto e observe os mapas.


5. Observe o mapa Brasil: rede rodoviária e identifique no mapa quais estados brasileiros apresentam menor concentração de rodovias.

 6. E no nosso estado, como é a concentração de rodovias? Resposta pessoal.

 7. Quais meios de transporte são mais econômicos para o transporte de carga no Brasil?

 8. Em quais regiões brasileiras predominam as ferrovias? Observe o mapa Brasil: rede ferroviária e hidroviária.

 9. Qual região brasileira apresenta o maior número de rios com trechos navegáveis?

Observe o mapa Brasil: rede ferroviária e hidroviária








 

4º ano - Turma 42 - professora Patrícia Atiense





 

Turma 62 - Geografia - Prof. Evandro - 31/08 - 04/09

 

Nome:                                                        Turma: 62                      Data: 31/08 – 04/09

ATIVIDADES DOMICILIARES

1º Etapa: Na tarefa desta semana vamos conhecer as zonas térmicas do planeta Terra. Para entender semelhanças e diferenças entre os climas de diversos lugares do mundo.

2º Momento:

- Seguem as páginas do livro didático para LEITURA e os conteúdos trabalhados.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

As zonas térmicas da Terra

53

3º Momento: Fazer a leitura do texto.

Sugiro assistir a animação sobre as zonas térmicas do planeta Terra.

https://youtu.be/7EbwjUT2iG0 - Canal: Desafio Geografia.

 A latitude: Assunto de revisão

            Apesar de o Sol emitir sempre a mesma quantidade de energia, a intensidade dos raios solares recebida pela Terra depende do ângulo formado entre a superfície terrestre e os raios solares.

            Nas áreas de latitudes mais baixas (próximas à linha do equador e entre os trópicos de Câncer e Capricórnio) os raios solares atingem a superfície da Terra mais diretamente. Por isso, as temperaturas médias, em geral, são mais altas.

Em direção aos polos, os raios solares atingem a superfície da Terra de maneira cada vez mais inclinada, fazendo com que o calor do Sol espalhe-se por uma área maior. Em razão disso, as estações do ano são bem marcadas nas médias latitudes (entre os trópicos de Câncer e Capricórnio e os círculos polares Ártico e Antártico) e as temperaturas médias são mais baixas nas altas latitudes (polos). Assim, podemos dizer que a temperatura diminui conforme a latitude aumenta.

A latitude também influencia as precipitações. Com as temperaturas mais elevadas nas latitudes mais baixas, o processo de evaporação é mais intenso que nas médias e altas latitudes, favorecendo a formação de chuvas.

 Zonas térmicas da Terra

A inclinação do eixo de rotação da Terra e a sua forma arredondada são características que contribuem para que os raios solares incidam de maneira desigual em cada parte do globo. Dessa forma, ocorre uma distribuição diferenciada de energia do Sol em nosso planeta.

            Assim, em nosso planeta é possível identificar diferentes zonas térmicas, que se caracterizam de acordo com a distribuição da radiação solar sobre sua superfície. As zonas térmicas da Terra são: zona tropical ou intertropical, zona temperada do norte, zona temperada do sul, zona polar norte e zona polar sul. As zonas térmicas da Terra estão representadas no esquema a seguir.



Zonas polares: a incidência dos raios solares que atingem essas zonas se dá de maneira bastante inclinada e com pouca intensidade. O frio é intenso e contínuo ao longo do ano nessas regiões.

Zonas temperadas: nessas regiões, os raios solares atingem a superfície terrestre com certa inclinação. Assim, ocorre um equilíbrio entre os dias quentes e frios.

Zonas tropicais: nessas regiões, os raios solares incidem sobre a superfície do planeta praticamente sem inclinação. Em razão dessa incidência concentrada, as regiões tropicais apresentam temperaturas altas e constantes durante o ano todo.


4º Momento: Registrar as atividades no caderno, não esqueça de colocar a data.

1. Escreva com suas palavras a influência da latitude como fator de diferentes temperaturas do planeta Terra. 

2. As letras A, B e C destacadas na imagem indicam, respectivamente:




a) (      ) região tropical, regiões polares e regiões temperadas.

b) (     ) regiões temperadas, regiões polares e região tropical.

c) (    ) região tropical, regiões temperadas e regiões polares.

d) (     ) regiões polares, regiões temperadas e região tropical.

 4. Escreva o nome de um país e a localização em ralação à zona térmica.

EXEMPLO: TROPICAL: VENEZUELA.

a) TROPICAL:

 

b) TEMPERADA:

 

c) POLAR:

 

5. Leia o texto a seguir.

[...]

Na região em que eu morava, o inverno era terrivelmente frio. Era um descampado, varrido pelo vento e sujeito a longas temporadas de chuva no inverno. Mas quando chegava a primavera, aí pelo mês de abril, cessava a chuva e a paisagem mudava inteiramente. Nos campos, em volta de nossa aldeia, as plantações de trigo despontavam, o barro dos caminhos secava e a gente saía para olhar as árvores se cobrirem de folhinhas. [...]

PINSKY, Mirna. Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante. São Paulo: FTD, 2012. p. 23.

 

O texto acima descreve uma região localizada na zona térmica temperada ou tropical?

Justifique sua resposta.

___________________

Fonte: Rezani, Neiva Camargo Vontade de saber : geografia : 6o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.

Paula, Marcelo MoraesGeografia espaço & interação : 6o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018.









Projeto Educação Infantil I A (profª Norma), IB (profª Gabriela) e II (profª Aline)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES

Público alvo: Educação Infantil

Componente curricular: Projeto

Professora proponente: Aline Klein

Período que corresponde a atividade domiciliar: 31/08/20 até 04/09/20 (semana 22)

 

Desafios de grandezas!

 

Durante a semana a professora irá divulgar as imagens no grupo de WhatsApp da turma, fazendo as perguntas referentes a cada figura. As crianças deverão interagir, por meio de áudio, indicando a resposta para a professora. Os pais deverão auxiliar a criança na identificação dos nomes dos personagens.

 

Não é necessário imprimir esta atividade!

 

PERGUNTAS:

- Quantos meninos há nesta imagem?

- Quem é o mais alto nesta imagem? Ricardo ou Murilo?

- Qual a cor da camiseta de Ricardo?

 


















PERGUNTAS:

- Qual é o maior? Zeus ou Belinha?

- Quantas patinhas podemos observar nesta imagem?

- Se você fosse pintá-los, quais cores usaria?