quarta-feira, 26 de agosto de 2020

TURMA 62 – Português (21) – Professor Rogério

 

NOME: .....................................................        TURMA: 62

DISCIPLINA: Português     PROFESSOR: Rogério     DATA: ___/08/2020

ATIVIDADES DOMICILIARES N° 21 (24/08 a 28/08/2020):

ORIENTAÇÕES:

* Leia com atenção a atividade e as instruções.

* Não é necessário imprimir a atividade. Copiar a atividade e resolvê-la no caderno, tirar uma foto e enviar para o email rdmoraes22@gmail.com ou para o Whatsapp do professor.

SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS

Substantivo é a classe gramatical de palavras variáveis, as quais denominam os seres. Além de objetos, pessoas e fenômenos, os substantivos também nomeiam: lugares (Alvorada, Porto Alegre, ...), sentimentos (amor...), estados (alegria, ...), qualidades (honestidade, ...) e ações (corrida, pescaria...).

Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e via de regra encontra-se ao lado de um substantivo. Exemplos: quente, frio, claro, escuro, forte, fraco, etc.

EXERCÍCIO: Leia o texto abaixo e retire dele 10 substantivos e 5 adjetivos. 

Vivemos hoje o desafio da era digital. Inesperadamente, fomos, em nível mundial, confrontados com o novo coronavírus e nos vimos buscando alternativas para tudo aquilo que era o nosso cotidiano e que agora não é mais, o estar fisicamente juntos, as compras, o trabalho, as aulas... Todos precisamos nos reinventar neste novo tempo, com maiores ou menores dificuldades. E nossa grande solução para muitas questões como a saudade das pessoas, como o continuar a vida está sendo o contato virtual.

Desse modo, há muito, do ponto de vista cultural sendo oferecido através das redes, oficinas, conferências, palestras, debates, cursos, além de distração pura e simples. Belíssimas oportunidades para vencermos a solidão e amadurecermos pessoal e intelectualmente. A UFRGS está totalmente inserida neste novo tempo. Entretanto, se o desafio já não é fácil por si só, há, nesse processo de comunicação, pessoas responsáveis e pessoas irresponsáveis, como na vida, e as últimas tentam impedir – isso acontece no mundo todo – que possamos oferecer e receber essas oportunidades. São os famosos hackers, cujo objetivo é violar, das mais diversas formas, nossa liberdade.

Para que se possa reduzir os riscos e evitar incidentes de segurança, é necessária uma preparação prévia, que inclui o processo de conscientização e cuidados básicos, relacionados à forma como desempenhamos o nosso trabalho no dia a dia e com os programas e aplicativos que usamos. A percepção do que chamamos de segurança da informação depende em boa parte dessas práticas. 

Adaptado de

https://www.ufrgs.br/cpd/wp-content/uploads/2020/08/GuiaPraticoSeguran%C3%A7a-ERE.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.