quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Turma 72 - História - Professora Suélen Andreis (24/08 a 28/08)

 

Ø  Leia o texto abaixo e faça anotações em seu caderno. Depois copie e responda as questões no seu caderno. Envie as fotos para o whats da professora.

a.    Quem eram os jesuítas?

b.    O que os jesuítas vieram fazer na América?

 

Jesuítas no Brasil

Os jesuítas eram membros de ordem religiosa católica conhecida como Companhia de Jesus. Eram padres que tinham a função de evangelizar e catequisar povos com culturas e religiões diferentes das europeias. Eles saiam da Europa para viver em territórios conquistados pelos europeus (portugueses e espanhóis). Por esse motivo, vieram a América e ao Brasil.

Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, estavam sob a liderança do padre Manoel da Nóbrega. Eles vieram junto com o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. No Brasil, os jesuítas tinham o objetivo de catequizar e de fazer com que os indígenas seguissem a religião católica e se comportassem de acordo com o que os europeus consideravam ser a forma correta.

No entanto, os indígenas – habitantes nativos do Brasil – já tinham suas culturas, suas religiões, seus modos de viver. Os colonizadores achavam que seria mais fácil conquistar os indígenas se conquistassem também seu modo de pensar e de se comportar. Por esses motivos, fizeram alianças com os jesuítas para que ajudassem no processo de colonização e povoamento do Brasil.

Para catequisar os indígenas, foram construídas as missões (aldeias administradas pelos jesuítas). Nelas organizavam as populações indígenas em torno de um tipo de regime onde havia a combinação do trabalho com a religiosidade. Para que fosse feita a catequização, antes de tudo era preciso que os indígenas aprendessem as línguas europeias (português ou espanhol) para que se comunicassem com os jesuítas. Depois eram ensinadas partes da bíblia.

Nas missões, os indígenas trabalhavam para produzir quase tudo que era necessário para viver. Os guaranis que já eram agricultores antes da chegada dos europeus, foram os povos que mais tiveram a intervenção dos jesuítas.

Além das missões, os jesuítas criaram colégios no Brasil para educar os filhos dos colonos portugueses. Nessas escolas, a regras eram bastante rígidas e, entre outras matérias, havia os ensinamentos da religião católica.

Em 1759, os jesuítas foram acusados de acumular riquezas com o trabalho dos indígenas e foram expulsos do território brasileiro pela coroa portuguesa.

Observe o mapa com as missões jesuítas. Note que havia missões de jesuítas espanhóis e portugueses. Lembre-se de que a Linha de Tordesilhas dividia o território entre portugueses (lado do oceano Atlântico) e espanhóis.






Ruínas das Missões jesuíticas na cidade de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.




Bom trabalho!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.