segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Turma 72 - Geografia - Prof. Evandro - 31/08 - 04/09

Nome:                                                        Turma: 72                      Data: 31/08 – 04/09

ATIVIDADES DOMICILIARES

1º Etapa: Vamos conhecer os transportes no Brasil.

2º Momento:

Páginas do livro didático para LEITURA.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

Circulação

176 até 183

3º momento: Sugiro assistir o vídeo/resumo do conteúdo estudado: Meios de transporte no Brasil.

https://youtu.be/JKkUVfT4qQ8 - Canal: Resume aí.

Leitura do texto.

Vias de transporte

As vias de transporte são importantes para a economia e a população de um país.

No caso do Brasil, em razão de suas grandes dimensões territoriais, uma rede de transporte ampla e de qualidade é fundamental para que as mercadorias produzidas tanto pelas indústrias quanto pela agropecuária tenham acesso a diferentes regiões do país.

Atualmente as principais vias de transporte brasileiras são constituídas por rodovias, ferrovias e hidrovias. Veja na tabela a extensão das principais vias utilizadas no país, segundo dados de 2018.

As rodovias

Embora o território nacional apresente uma ampla rede viária (conjunto de vias de transporte, ou seja, ferrovias, rodovias, hidrovias e rotas aéreas associadas a portos e aeroportos), a utilização de cada uma dessas vias para o transporte de cargas e pessoas ocorre de maneira muito desigual. Veja no gráfico.

Como você pode notar, com base no gráfico, as rodovias são responsáveis pela maior parte da circulação de cargas e pessoas no país.

O predomínio de rodovias perante outras vias de transporte teve início a partir da década de 1950, com o interesse do governo federal em promover maior integração do território nacional.

Embora a integração do território tenha sido iniciada por meio das ferrovias, no século XIX, ela só ocorreu efetivamente quando o governo brasileiro passou a incentivar a construção e expansão das vias rodoviárias, principalmente em direção ao interior do país.

Entre os fatores que ampliaram a construção de estradas é possível citar a pressão sobre o governo federal pelas montadoras de automóveis, instaladas no país, para ampliar as rodovias e, assim, estimular a crescente indústria automobilística.

A opção por priorizar o uso das rodovias ocasionou o aumento do custo de transporte de pessoas e de mercadorias.

 Ferrovias e hidrovias brasileiras

As ferrovias e hidrovias brasileiras apresentam características bem diferentes das encontradas no sistema rodoviário. Mesmo oferecendo custos mais baixos no transporte de cargas, os investimentos realizados tanto pelo governo federal quanto pelos governos estaduais na ampliação ou manutenção das ferrovias e hidrovias têm sido menores quando comparados aos da rede rodoviária.

Observe no esquema abaixo quanto de combustível cada um dos meios de transporte gasta para transportar mil toneladas de carga por quilômetro rodado.


A rede ferroviária brasileira desempenhou importante papel em nosso país, principalmente durante a fase áurea da produção cafeeira. Até a década de 1930, o governo brasileiro investiu na construção de um sistema ferroviário com o objetivo de escoar a produção de grãos, sobretudo o café.

Desde então, a malha ferroviária brasileira tem se mantido praticamente a mesma, e encontra-se bastante precária e mal distribuída pelo território.

A utilização das hidrovias no Brasil também é bastante limitada. Mesmo apresentando grande potencial hídrico, com uma rede fluvial de aproximadamente 42 mil quilômetros, nosso país aproveita apenas 22 mil quilômetros como hidrovias ou trechos navegáveis. A região Norte é a que mais se destaca na utilização de hidrovias. Em muitas áreas dessa região, os rios configuram-se como a única passagem que liga lugares isolados às áreas urbanas mais próximas.

Podemos concluir que, mesmo possibilitando transporte mais econômico, principalmente no que se refere a cargas de longas distâncias, as ferrovias e hidrovias brasileiras são pouco exploradas e mal distribuídas em nosso país.

____________________

                    Fonte: Torrezani, Neiva Camargo Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.

4º Momento: Registrar somente as atividades no caderno, não esqueça de colocar a data.

1. Explique a importância das vias de transporte para e economia do nosso país.

 2. O que significa rede viária?

 3. Qual a principal via de transporte responsável pela maior parte da circulação de cargas e pessoas no país?

 4. Escreva os motivos históricos do predomínio de rodovias no Brasil.

Leia novamente o texto e observe os mapas.


5. Observe o mapa Brasil: rede rodoviária e identifique no mapa quais estados brasileiros apresentam menor concentração de rodovias.

 6. E no nosso estado, como é a concentração de rodovias? Resposta pessoal.

 7. Quais meios de transporte são mais econômicos para o transporte de carga no Brasil?

 8. Em quais regiões brasileiras predominam as ferrovias? Observe o mapa Brasil: rede ferroviária e hidroviária.

 9. Qual região brasileira apresenta o maior número de rios com trechos navegáveis?

Observe o mapa Brasil: rede ferroviária e hidroviária








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.