segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Turma 62 - Geografia - Prof. Evandro - 31/08 - 04/09

 

Nome:                                                        Turma: 62                      Data: 31/08 – 04/09

ATIVIDADES DOMICILIARES

1º Etapa: Na tarefa desta semana vamos conhecer as zonas térmicas do planeta Terra. Para entender semelhanças e diferenças entre os climas de diversos lugares do mundo.

2º Momento:

- Seguem as páginas do livro didático para LEITURA e os conteúdos trabalhados.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

As zonas térmicas da Terra

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3º Momento: Fazer a leitura do texto.

Sugiro assistir a animação sobre as zonas térmicas do planeta Terra.

https://youtu.be/7EbwjUT2iG0 - Canal: Desafio Geografia.

 A latitude: Assunto de revisão

            Apesar de o Sol emitir sempre a mesma quantidade de energia, a intensidade dos raios solares recebida pela Terra depende do ângulo formado entre a superfície terrestre e os raios solares.

            Nas áreas de latitudes mais baixas (próximas à linha do equador e entre os trópicos de Câncer e Capricórnio) os raios solares atingem a superfície da Terra mais diretamente. Por isso, as temperaturas médias, em geral, são mais altas.

Em direção aos polos, os raios solares atingem a superfície da Terra de maneira cada vez mais inclinada, fazendo com que o calor do Sol espalhe-se por uma área maior. Em razão disso, as estações do ano são bem marcadas nas médias latitudes (entre os trópicos de Câncer e Capricórnio e os círculos polares Ártico e Antártico) e as temperaturas médias são mais baixas nas altas latitudes (polos). Assim, podemos dizer que a temperatura diminui conforme a latitude aumenta.

A latitude também influencia as precipitações. Com as temperaturas mais elevadas nas latitudes mais baixas, o processo de evaporação é mais intenso que nas médias e altas latitudes, favorecendo a formação de chuvas.

 Zonas térmicas da Terra

A inclinação do eixo de rotação da Terra e a sua forma arredondada são características que contribuem para que os raios solares incidam de maneira desigual em cada parte do globo. Dessa forma, ocorre uma distribuição diferenciada de energia do Sol em nosso planeta.

            Assim, em nosso planeta é possível identificar diferentes zonas térmicas, que se caracterizam de acordo com a distribuição da radiação solar sobre sua superfície. As zonas térmicas da Terra são: zona tropical ou intertropical, zona temperada do norte, zona temperada do sul, zona polar norte e zona polar sul. As zonas térmicas da Terra estão representadas no esquema a seguir.



Zonas polares: a incidência dos raios solares que atingem essas zonas se dá de maneira bastante inclinada e com pouca intensidade. O frio é intenso e contínuo ao longo do ano nessas regiões.

Zonas temperadas: nessas regiões, os raios solares atingem a superfície terrestre com certa inclinação. Assim, ocorre um equilíbrio entre os dias quentes e frios.

Zonas tropicais: nessas regiões, os raios solares incidem sobre a superfície do planeta praticamente sem inclinação. Em razão dessa incidência concentrada, as regiões tropicais apresentam temperaturas altas e constantes durante o ano todo.


4º Momento: Registrar as atividades no caderno, não esqueça de colocar a data.

1. Escreva com suas palavras a influência da latitude como fator de diferentes temperaturas do planeta Terra. 

2. As letras A, B e C destacadas na imagem indicam, respectivamente:




a) (      ) região tropical, regiões polares e regiões temperadas.

b) (     ) regiões temperadas, regiões polares e região tropical.

c) (    ) região tropical, regiões temperadas e regiões polares.

d) (     ) regiões polares, regiões temperadas e região tropical.

 4. Escreva o nome de um país e a localização em ralação à zona térmica.

EXEMPLO: TROPICAL: VENEZUELA.

a) TROPICAL:

 

b) TEMPERADA:

 

c) POLAR:

 

5. Leia o texto a seguir.

[...]

Na região em que eu morava, o inverno era terrivelmente frio. Era um descampado, varrido pelo vento e sujeito a longas temporadas de chuva no inverno. Mas quando chegava a primavera, aí pelo mês de abril, cessava a chuva e a paisagem mudava inteiramente. Nos campos, em volta de nossa aldeia, as plantações de trigo despontavam, o barro dos caminhos secava e a gente saía para olhar as árvores se cobrirem de folhinhas. [...]

PINSKY, Mirna. Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante. São Paulo: FTD, 2012. p. 23.

 

O texto acima descreve uma região localizada na zona térmica temperada ou tropical?

Justifique sua resposta.

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Fonte: Rezani, Neiva Camargo Vontade de saber : geografia : 6o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.

Paula, Marcelo MoraesGeografia espaço & interação : 6o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018.









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