segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Turma 61, 71, 81 e 91 - Ensino Religioso - Prof. Marcos Monteiro

Turma 61

Copie o texto abaixo. Leia atentamente e escreva um texto com 10 linhas, no mínimo, explicando o que você entendeu sobre a criação do mundo na perspectiva xintoísta.   

A Criação segundo Xintoísmo.

Os deuses convocaram dois seres divinos à existência, o masculino Izanagi e o feminino Izanami, e ordenou-lhes para criarem seus primeiros lares. Para ajudá-los a fazer isso, os deuses deram ao Izanagi e Izanami uma lança decorada com jóias, chamado Amenonuhoko (lança do céu). As duas divindades eram a ponte entre o Céu e a Terra (Amenoukihashi) e agitaram o mar com a lança do céu. Quando as gotas de água caíram da ponta da lança, a ilha Onogoro-Shima foi formada. Eles desceram à ilha a partir de uma ponte do céu. Eles tiveram dois filhos, Hiruko e Awashima, mas eram imperfeitos e não eram considerados como deuses. Em seguida, eles colocaram as duas crianças num barco que foi arrastado pela correnteza de Onogoro-Shima. Então eles perguntaram aos deuses o que eles fizeram de errado. Após receberem a resposta, Izanagi e Izanami decidiram se casar novamente e seu casamento foi um sucesso.
Desta união nasceram o Ohoyashima, ou as oito principais ilhas do Japão. Eles criaram muitas ilhas, muitas divindades e culturas.

Izanagi e Izanami.

Izanagi e Izanami geraram todos os outros kamis(deuses) do mundo, mas Izanami morreu ao dar à luz ao Kagutsuchi (encarnação de fogo). Perdido em raiva, Izanagi matou Kagutsuchi. Sua morte também criou dezenas de divindades. Izanagi inconformado com a morte de Izanami empreendeu uma viagem a Yomi ou "a terra sombria dos mortos." As saídas de Yomi são guardadas por criaturas terríveis e é onde os mortos vão para, aparentemente, apodrecer por tempo indefinido. Uma vez caída lá, a alma nunca mais poderá voltar para a terra dos vivos. Ela, prometendo retornar, diz que vai para o Submundo e que lá ele não poderia ir tendo de esperar. Izanagi espera, mas depois de muito tempo resolve quebrar a promessa e vai atrás de Izanami. Izanagi procura Izanami e rapidamente a encontrou. Inicialmente Izanagi não poderia vê-la porque as sombras a escondiam, mas ele pediu a Izanami para ela voltar com ele. Izanami disse que era tarde demais pois já tinha comido o alimento do submundo e pertencia agora à terra dos mortos. Ela não poderia voltar à vida. Izanagi ficou chocado com a notícia, mas concordou em retornar ao mundo superior, mas antes pediu para deixá-lo dormir na entrada do submundo. Enquanto ele dormia ao lado dela, Izanagi pega uma pente que prendia o cabelo de izanami acendendo fogo para usar como uma tocha. Sob a luz da tocha, ele observa a forma horrível de Izanami outrora bela e graciosa. Agora era uma forma de carne em decomposição que dava luz a vários demônios, com vermes e criaturas demoníacas deslizando sobre seu corpo. Ela, percebendo a audácia de seu marido, manda os demônios o perseguirem. Fugindo das criaturas demoníacas, Izanagi pega a pente e o quebra, jogando seus pedaços no chão. Os demônios, famintos, devoram os brotos de bambu que surgiram da pente. Izanagi foge dos demônios, e rolando uma pedra enorme, os prende no Yomi. Izanagi furioso por Izanami lhe trair, usa os poderes do sol e destrói todos os demônios. E assim começou a existência da morte, causada pelo orgulho de Izanami.

Enquanto Izanagi purificava-se no rio após se recuperar de sua descida ao Yomi diversas divindades eram formadas em ornamentos e impurezas que desprendiam de seu corpo. Diversas divindades surgiram quando ele mergulhou o rosto na água para se purificar. Os kamis mais importantes foram criados a partir de seu rosto:
Amaterasu (encarnação do sol) a partir de seu olho esquerdo
Tsukuyomi (encarnação da lua) de seu olho direito e
Susanoo (encarnação do mar) do seu nariz
Izanagi dividiu o mundo entre eles. A deusa Amaterasu herdaria os céus, Tsukuyomi tomaria o controle da noite e Susanoo seria o deus da tempestade e dos mares.


Turma 71

Escolha um dos sacerdotes abaixo (imagem). Pesquise o líder religioso o nome do cargo, formação, vestimentas do sacerdote escolhido.



Turma 81

As religiões monoteístas ocidentais são ressurreicionista, isto é, acreditam na ressureição dos mortos para uma vida eterna. No Oriente, a maioria das religiões são reencarnacionistas, isto é, acreditam na reencarnação do morto em um novo ser para uma nova vida, mas existem exceções e especifidades. Pesquise o destino do morto segundo o Hinduísmo, Budismo, Xintoísmo e Taoísmo.  


Turma 91

Copie o texto abaixo. Leia atentamente e converse com seus familiares sobre o rito fúnebre vivenciados, descrevendo a importância do ente falecido na família; o velório, o sepultamento e o luto, bem como os momentos que a família rememora e recorda o ente falecido. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.