segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Turma 71, Língua Portuguesa, Professora Rosenara

 


 

ATIVIDADES DOMICILIARES DE LÍNGUA PORTUGUESA

31/08/20 até 04/09/20

 

COPIAR  E RESPONDER NO SEU CADERNO.

 

Leia o texto abaixo e responda as questões:

O mau pressentimento

            Um grande empresário precisava ir para São Paulo. Chegou para seu guarda-noturno e pediu:

            - Por favor, preciso acordar amanhã às 6 horas.

            Exatamente às 6 horas da manhã, o guarda-noturno o acordou dizendo:

            -Patrão, estou com um mau pressentimento, sonhei esta noite que o senhor terá um acidente de avião e morrerá.

            O empresário não deu ouvidos e seguiu seu caminho. Sem incidentes chegou a São Paulo e, por telefone, mandou demitir o guarda-noturno.

            Por quê?

            Guardas-noturnos não devem dormir sem serviço.

QUESTÕES:

1) Por que o guarda-noturno foi demitido?

2) Marque a opção em que todos os verbos estão no pretérito perfeito do indicativo:

a)    precisava, chegou, preciso.

b)    acordar, acordou, disse.

c)    chegou, sonhei, mandou.

d)    estou, morrerá, deu.

3) No trecho: “- Patrão, estou com um mau pressentimento, sonhei esta noite que o senhor terá um acidente de avião e morrerá.” Os verbos que estão no futuro do presente são:

a)    estou, morrerá.

b)    sonhei, estou.

c)    terá, sonhei.

d)    terá, morrerá.

4) No trecho: “ Um grande empresário precisava ir para São Paulo. Chegou para seu guarda-noturno e pediu...” O verbo destacado está no:

a)    pretérito imperfeito

b)    pretérito perfeito

c)    pretérito mais-que-perfeito

d)    futuro do pretérito

5) Marque a opção em que todos os verbos são de 1ª conjugação:

a)    devem, pediu, mandou

b)    precisavam, demitir, acordar

c)    sonhei, terá, estou

d)    precisava, acordar, estou

6) Marque a opção em que todos os verbos são de 2ª conjugação:

a)     morrerá, mandou, demitir.

b)    terá, deu, estou.

c)    precisava, ir, sonhei.

d)    devem, morrerá, disse.

7) Marque a opção em que todos os verbos são de 3ª conjugação:

a)     demitir, ir, pediu.

b)    sonhei, precisava, chegou.

c)    acordar, mandou, deu.

d)    morrerá, terá, disse.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.