segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Turma 82 - Geografia - Prof. Evandro - 31/08 - 04/09

 

Nome:                                                        Turma: 82                        Data: 31/08 – 04/09

ATIVIDADES DOMICILIARES

1º Etapa: Nesta semana vamos conhecer o quadro natural do continente americano.

 2º Momento:

- Seguem as páginas do livro didático para leitura e o conteúdo trabalhado.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

O continente americano

134 até 141

3º Momento: Fazer a leitura do texto.

Sugiro que assista o vídeo https://youtu.be/tuBHMxd7_1o - Canal: Atualidade em Foco

 

Formas do relevo e hidrografia do continente americano

Analisando o mapa da América - físico, notamos que, de maneira geral, o relevo do continente americano apresenta similaridades entre as Américas do Norte, Central e do Sul.

Na disposição do relevo, distinguem-se três grandes unidades ou formas, que se diferenciam pelas altitudes, pela idade geológica e pelas características de formação dos terrenos: os planaltos orientais, as planícies centrais e as cadeias montanhosas ocidentais.

 Planaltos orientais

No leste do continente americano encontram-se planaltos de altitudes modestas, formas de topos arredondados e bastante desgastados pela ação dos agentes externos do relevo. Os principais planaltos orientais são:

• Planalto do Labrador ou Canadense, localizado no nordeste do Canadá;

• Montes Apalaches, no leste dos Estados Unidos;

• Planalto das Guianas, Planalto Central e Planalto da Patagônia, na América do Sul.

Os planaltos orientais são ricos em recursos minerais, principalmente minério de ferro e manganês, amplamente explorados por indústrias extrativistas. A exploração dos recursos minerais tem provocado grandes impactos ambientais, como a retirada da cobertura vegetal e a destruição de morros e serras. Sobre os planaltos orientais, tanto na América do Norte quanto na do Sul, há grandes cidades e importantes áreas industriais e agrícolas.

 Planícies centrais

Na porção central do continente americano predominam grandes planícies, na maior parte correspondendo a bacias de rios como o Amazonas e o Mississípi. As principais planícies americanas são:

• Planície Central, na América do Norte;

• Planície Amazônica, Planície Platina e Planície do Pantanal, na América do Sul.

Nos Estados Unidos, a Planície Central é uma área de intensa atividade agrícola com destaque para o cultivo de trigo e milho.

 Cadeias montanhosas ocidentais

A porção oeste do continente americano, desde o Alasca até o extremo sul do Chile, é marcada pela presença de montanhas de formação geológica recente, vulcanismo e terremotos, características associadas à localização nas zonas de contato entre as placas tectônicas.

Hidrografia

Observe no mapa a representação de alguns rios, altitudes e formas de relevo que se destacam no continente americano.

Os rios e as formas do relevo da América tiveram papel importante no processo de ocupação do seu território. Eles serviam de vias de circulação em uma época que não havia estradas. O relevo, muitas vezes, dificultava ou facilitava o acesso a determinados lugares.

Como você observou no mapa, vários rios da América nascem nas montanhas do Oeste e correm em direção ao leste.

Na América do Sul encontra-se a maior bacia hidrográfica do mundo, a do rio Amazonas, que recebe águas de afluentes cujas nascentes se localizam nas serras do Planalto das Guianas, na cordilheira dos Andes e em chapadas do Planalto Brasileiro, por exemplo. Na região amazônica, o transporte fluvial ainda é importante para a circulação de cargas e pessoas.

Na América do Norte, a maior bacia é a do rio Mississipi. Esse rio, que deságua no Golfo do México, recebe afluentes que nascem no Oeste (nas Montanhas Rochosas), como o Missouri e o Arkansas, e no Leste (nos Apalaches), como o Ohio. Também se destaca a presença de muitos lagos na região. Os mais importantes, os Grandes Lagos (Michigan, Erie, Huron e Superior), estão situados na fronteira entre Canadá e Estados Unidos e têm importante aproveitamento para navegação e transporte. Localizados em região de inverno rigoroso, nessa estação boa parte das águas congela.

Muitos rios do continente americano que correm sobre trechos de relevo com desníveis são aproveitados para a geração de energia hidrelétrica; Estados Unidos, Canadá e Brasil figuram entre os maiores produtores desse tipo de energia no mundo.

As bacias mais aproveitadas para esse fim são as localizadas a oeste de Estados Unidos e Canadá, como as do rio Colorado e do rio Columbia. Os rios da Bacia Platina, na América do Sul, também se destacam no setor energético, principalmente os rios Paraná e Uruguai.

____________________________

Fonte: Paula, Marcelo Moraes. Geografia espaço & interação : 8o ano : ensino fundamental : anos finais / Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018.

4º Momento: Atividades – Registrar no caderno, não esqueça de colocar a data.

1. As maiores altitudes concentram-se a parte leste ou oeste do continente?

2. Qual é a maior altitude do relevo americano? Em qual cordilheira se localiza?

 3. Quais formas de relevo predominam no centro e na parte oeste do continente?

 4. Cite dois rios que nascem nas grandes cadeias de montanhas no oeste do continente.

 5. Escreva um pequeno texto associando as três grandes unidades do relevo do continente americano aos principais usos do solo, de forma ampla.


6. Observe o mapa de placas tectônicas. Que relação podemos estabelecer entre as áreas de limites das placas e a ocorrência de vulcanismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.