quinta-feira, 9 de julho de 2020

Turma 92 - História - Professora Suélen (06/07 a 10/07)




Ø  Não é necessário copiar o texto. Copie somente o enunciado da atividade e faça a atividade em seu caderno)
Ø  Essa atividade é avaliativa, portanto, você deve realizá-la em seu caderno e enviar as fotos para o whats da professora até o dia 17/07. Coloque o seu nome nas folhas do caderno.


Propaganda nazista

Quando se estuda o Nazismo e o processo de instituição do Terceiro Reich na Alemanha por Adolf Hitler, uma das características mais evidentes é a propaganda antissemita, isto é, o conjunto de discursos elaborados contra a população judaica europeia. Entretanto, é necessário ressaltar que a esses discursos estavam associados outros, que se referiam propriamente ao “sequestro” da consciência da própria população alemã, que foi progressivamente “inflamada” pela linguagem do nazismo, ou, como dizem alguns autores, a linguagem do Terceiro Reich. A propaganda transmitida através dos meios de comunicação de massa (rádio, jornais) foram cruciais para disseminar na sociedade alemã o ódio contra os judeus, comunistas, socialistas, eslavos, pessoas com deficiência física, entre outros.
Antes de tudo, é necessário compreender que não apenas o nazismo, mas também o fascismo e as demais variações das políticas totalitárias do início do século XX (20) só foram possíveis em face da formação da sociedade de massas, advinda do processo de industrialização da Europa, completado no século XIX (19). Mais meios de comunicação foram produzidos após a industrialização da Europa.
Meios de comunicação como o rádio tornaram-se muito populares nesse contexto e sua utilização para transmissão de discursos políticos de líderes como Hitler foi peça chave para a convencimento das massas que viam em tal líder uma figura “redentora”, “messiânica”.
No caso específico da propaganda nazista, a máquina de fabricação de discursos políticos que enalteciam os feitos do Terceiro Reich, a figura do Füher (Hitler) e a figura da raça ariana e, ao mesmo tempo, demonizavam os judeus, os poloneses, os comunistas, os cristãos, ciganos, deficientes físicos, etc., era habilmente controlada por Joseph Goebbels (1897-1945), ministro da propaganda de Hitler.
Goebbels ficou conhecido pela frase “uma mentira dita cem vezes torna-se verdade”, que sintetiza a proposta de implicação psicológica da propaganda nazista. A elaboração da máquina de propaganda nazista contava com a instrumentalização de intelectuais e pessoas ligadas às artes (arquitetos, escultores, pintores, músicos, cineastas etc.). Um dos exemplos mais notórios foi o da cineasta Leni Riefenstahl (1902-2003), que produziu o famoso documentário O Triunfo da Vontade, em 1934.
Nesse filme, Riefenstal buscou retratar a formação da sociedade disciplinada e militarizada criada pelo III Reich. Dessa forma, além da gravação dos discursos de Hitler e seus ministros proferidos para centenas de milhares de pessoas em praça pública, em O Triunfo da Vontade, pode-se observar ainda soldados em treinamento exibindo os corpos atléticos que, segundo a linguagem visual do nazismo, encarnavam a essência da raça ariana. Os desfiles e paradas militares também foram retratados com uma linguagem visual que pretendia dar o “ar de triunfo”, de espetacularização do poder dominador nazista, que se preparava para a Segunda Guerra Mundial.
Além de filmes e discursos apologéticos, outras formas comuns de disseminação da ideologia nazista foram cartazes e painéis com caricaturas ridicularizando os principais alvos nazistas, como os judeus, bem como panfletos com o mesmo conteúdo.
Dessa forma, percebe-se a importância que a propaganda nazista teve para disseminar o ódio contra as pessoas que eram consideradas inimigas (judeus, comunistas, pessoas com deficiências físicas, os que não pertenciam a “raça ariana”, ciganos, etc) e também para manter a conivência com as atrocidades cometidas contra essas pessoas.


ATIVIDADE

1. Após a leitura do texto, reflita sobre a importância que a propaganda nazista teve para convencer os alemães a aceitarem as ideias nazistas. Reflita sobre como um discurso que discriminava tantas pessoas foi aceito pelos alemães.

Depois pense sobre os dias atuais, você acha que hoje os meios de comunicação ainda são utilizados para estimular o ódio entre as pessoas? O que podemos fazer para que os discursos de ódio não sejam facilmente aceitos? Escreva um texto em que apareça sua opinião sobre essas duas perguntas. Não esqueça de criar um título para o seu texto. Mínimo 20 linhas.


Bom trabalho!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.