terça-feira, 25 de agosto de 2020

Turma 92 - Geografia - Prof. Evandro - 24/08 - 28/08

 

Nome:                                                        Turma: 92                       Data: 24/08 – 28/08

ATIVIDADES DOMICILIARES
1º Etapa: Nesta semana vamos estudar a xenofobia.

2º Momento:
- Utilize dicionário.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

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3º Momento: Fazer a leitura do texto

Globalização e xenofobia

Os fluxos de trabalhadores no mundo, em geral, caracterizaram importantes contribuições econômicas e culturais para outros países. No entanto, atualmente, em países mais ricos tem aumentado a onda de discriminação e preconceito contra imigrantes de países pobres, expressa nas legislações cada vez mais restritivas a estrangeiros. Há também uma quantidade crescente de agressões e hostilidades de grupos locais contra famílias de trabalhadores imigrantes.

Tal reação é provocada pelo sentimento conhecido como xenofobia, caracterizado pela aversão à pessoa estrangeira, à sua crença e ao seu modo de vida. Esse problema também está associado a um pensamento equivocado de que os imigrantes seriam “concorrentes” em um mercado de trabalho que está cada vez mais saturado nos países desenvolvidos, e que eles “ameaçariam” a mão de obra local, aumentando o desemprego e pressionando os salários para níveis mais baixos.

Uma evidência contemporânea, bastante contundente, de que os fluxos populacionais de países subdesenvolvidos não devem ser vistos simplesmente como problemas para a população dos países ricos é a recepção diferenciada dada a trabalhadores qualificados, provenientes de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Esses trabalhadores, compondo o fenômeno conhecido como “fuga de cérebros”, deixam seu país de origem, também em busca de oportunidades mais promissoras de trabalho.

Embora, nos últimos anos, as instalações de indústrias de alta tecnologia na Índia tenham contribuído para diminuir a migração desse país, são conhecidos os numerosos casos de indianos – e também chineses, altamente qualificados, geralmente de áreas ligadas à informática – trabalhando ou especializando-se, por exemplo, em universidades estadunidenses. Em geral, os países de origem desses profissionais sofrem com esses fluxos de indivíduos, já que são muito importantes para seu desenvolvimento. No entanto, os países desenvolvidos que recebem esses jovens profissionais são beneficiados por seus talentos.

Fonte: Torrezani, Neiva Camargo: Vontade de saber : geografia : 9o ano : ensino fundamental : anos finais — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.

4º Momento: Atividades – Registrar no caderno, não esqueça da data.

1. O desemprego existente nos países desenvolvidos está relacionado à presença de imigrantes? Justifique sua resposta. (Resposta pessoal)

2. Com a globalização, a legislação tem dificultado a entrada e a permanência de imigrantes no território dos países desenvolvidos. As medidas políticas legais têm feito diminuir a quantidade de imigrantes nos países desenvolvidos? Justifique sua resposta. (Resposta pessoal).

3. Leia atentamente o texto publicado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), em 2009.

Esse tipo de migração mostrada no texto tem causado em algumas pessoas o sentimento de xenofobia. Escreva em seu caderno esse sentimento e como os xenófobos justificam suas ações. Você concorda com esse tipo de postura?



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