sexta-feira, 24 de julho de 2020

Turma 61 - Geografia - Professora Fernanda (20 a 24/07/2020)


ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 16
Disciplina: Geografia | Turma: 61 | Professora: Fernanda Golembiewski
Período a que corresponde a atividade domiciliar: 20 a 24/07/2020.

ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividade no caderno de Geografia;
- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;
- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais;
Bons estudos! J

Na atividade anterior, começamos a estudar as linhas imaginárias e os hemisférios terrestres. A atividade desta semana é dividida em duas partes. Para fazê-la, você deve relembrar o que foi feito na aula anterior: releia o texto, observe novamente as imagens e revise as atividades.

1ª PARTE: 
A partir do que estudamos sobre linhas imaginárias e os hemisférios, copie e responda as atividades a seguir:

1. Desenhe, no seu caderno, os dois globos terrestres abaixo e faça as atividades:

Fonte: <https://www.estudopratico.com.br/linha-do-equador-importancia-tipos-e-paises-cortados-por-ela/>.

a) No primeiro globo terrestre, estão representados os meridianos. Tendo como referência o Meridiano de Greenwich, pinte de vermelho o hemisfério oeste e de laranja o hemisfério leste.

b) No segundo globo terrestre, estão representados os paralelos. Tendo como referência a Linha do Equador, pinte de amarelo o hemisfério norte e de verde o hemisfério sul.


2ª PARTE:
Copie e leia a explicação abaixo:

O que são coordenadas geográficas?

Como vimos, os paralelos são traçados em relação à Linha do Equador, que define o norte e o sul. Os meridianos tem como referência o Meridiano de Greenwich, que define o leste e o oeste. Os paralelos, ao se cruzarem com os meridianos, determinam pontos na superfície da Terra. Cada cruzamento funciona como uma espécie de “endereço”, identificado pela latitude e pela longitude – as chamadas coordenadas geográficas.
Texto retirado do livro Expedições GeográficasReferência: ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições geográficas: manual do professor. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2018. p. 44.

Copie e responda a atividade abaixo:
1. Observe o mapa abaixo:

a) Segundo o texto, os paralelos e meridianos, ao se cruzarem, determinam pontos na superfície da Terra. Como esses pontos foram mostrados, no mapa acima? Explique.

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