sexta-feira, 24 de julho de 2020

Turma 81 - Geografia - Professora Fernanda (20 a 24/07/2020)


ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 16
Disciplina: Geografia | Turma: 81 | Professora: Fernanda Golembiewski
Período a que corresponde a atividade domiciliar: 20 a 24/07/2020.

ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividade no caderno de Geografia;
- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;
- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais;
Bons estudos! J

Na atividade anterior, utilizamos o Capítulo 6 do livro didático, População mundial e qualidade de vida e estudamos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O IDH é um dos índices utilizados para avaliar o desenvolvimento e a qualidade de vida da população, nos diferentes países do mundo.
Na atividade desta semana, continuaremos o estudo desse conteúdo, a partir da leitura de um texto do PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Leia o texto abaixo:

O que é o IDH

O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver". Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH. O IDH tem o grande mérito de sintetizar a compreensão do tema e ampliar e fomentar o debate.
Desde 2010, quando o Relatório de Desenvolvimento Humano completou 20 anos, novas metodologias foram incorporadas para o cálculo do IDH. Atualmente, os três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e renda) são mensurados da seguinte forma:
- Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida;
O acesso ao conhecimento (educação) é medido por: i) média de anos de educação de adultos, que é o número médio de anos de educação recebidos durante a vida por pessoas a partir de 25 anos; e ii) a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar, que é o número total de anos de escolaridade que um criança na idade de iniciar a vida escolar pode esperar receber se os padrões prevalecentes de taxas de matrículas específicas por idade permanecerem os mesmos durante a vida da criança;
E o padrão de vida (renda) é medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita expressa em poder de paridade de compra (PPP) constante, em dólar, tendo 2005 como ano de referência.
Publicado pela primeira vez em 1990, o índice é calculado anualmente. Desde 2010, sua série histórica é recalculada devido ao movimento de entrada e saída de países e às adaptações metodológicas, o que possibilita uma análise de tendências. Aos poucos, o IDH tornou-se referência mundial. É um índice-chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e, no Brasil, tem sido utilizado pelo governo federal e por administrações regionais através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

Texto retirado do site PNUD Brasil
Referência: <https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/conceitos/o-que-e-o-idh.html>.
  
A partir da leitura do texto, copie e responda as atividades abaixo:

1.    Registre o título do texto e o site em que ele foi publicado.

2.    Explique quais são os três critérios utilizados para medir o IDH de um país.

3.   Segundo o texto, quais são os principais pontos positivos e as principais falhas dos critérios utilizados para medir o IDH dos países? Escreva um parágrafo para responder a pergunta.

4.    Relacione o texto acima com a Figura 2, da página 109 do livro didático, e responda as perguntas abaixo:

a)   Quais informações o mapa apresenta, em relação ao IDH? Escreva um parágrafo para responder a pergunta.

b)   Como o Brasil está classificado, em relação ao IDH?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.