ATIVIDADES
DOMICILIARES – SEMANA 16
Disciplina: Geografia | Turma: 81 | Professora: Fernanda
Golembiewski
Período a que
corresponde a atividade domiciliar: 20 a 24/07/2020.
ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividade no
caderno de Geografia;
- Registrar, no caderno, a
data em que a atividade está sendo realizada;
- A atividade será vista
pela professora na volta das aulas presenciais;
Bons estudos! J
|
Na atividade anterior,
utilizamos o Capítulo 6 do livro didático, População mundial e qualidade de vida e estudamos o IDH
(Índice de Desenvolvimento Humano). O IDH é um dos índices utilizados para
avaliar o desenvolvimento e a qualidade de vida da população, nos diferentes
países do mundo.
Na atividade desta
semana, continuaremos o estudo desse conteúdo, a partir da leitura de um texto
do PNUD, o Programa das Nações
Unidas para o Desenvolvimento.
Leia o texto abaixo:
O que é o IDH
O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento
Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o
Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão
econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do
economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o
IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Apesar
de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos
os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da
"felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo
para se viver". Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são
outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados
no IDH. O IDH tem o grande mérito de sintetizar a compreensão do tema e ampliar
e fomentar o debate.
Desde 2010, quando o Relatório de Desenvolvimento
Humano completou 20 anos, novas metodologias foram incorporadas para o cálculo
do IDH. Atualmente, os três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e
renda) são mensurados da seguinte forma:
- Uma vida longa e
saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida;
- O acesso ao
conhecimento (educação) é medido por: i) média de anos de educação de adultos,
que é o número médio de anos de educação recebidos durante a vida por pessoas a
partir de 25 anos; e ii) a expectativa de anos de escolaridade para crianças na
idade de iniciar a vida escolar, que é o número total de anos de escolaridade
que um criança na idade de iniciar a vida escolar pode esperar receber se os
padrões prevalecentes de taxas de matrículas específicas por idade permanecerem
os mesmos durante a vida da criança;
- E o padrão de
vida (renda) é medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita expressa em
poder de paridade de compra (PPP) constante, em dólar, tendo 2005 como ano de
referência.
Publicado pela primeira vez em 1990, o índice é
calculado anualmente. Desde 2010, sua série histórica é recalculada devido ao
movimento de entrada e saída de países e às adaptações metodológicas, o que
possibilita uma análise de tendências. Aos poucos, o IDH tornou-se referência
mundial. É um índice-chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das
Nações Unidas e, no Brasil, tem sido utilizado pelo governo federal e por
administrações regionais através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal
(IDH-M).
Texto retirado do site PNUD Brasil.
Referência: <https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/conceitos/o-que-e-o-idh.html>.
A partir da leitura do
texto, copie e responda as atividades abaixo:
1.
Registre o título do
texto e o site em que ele foi publicado.
2.
Explique quais são os
três critérios utilizados para medir o IDH de um país.
3. Segundo o texto, quais
são os principais pontos positivos e as principais falhas dos critérios
utilizados para medir o IDH dos países? Escreva um parágrafo para responder a
pergunta.
4.
Relacione o texto acima
com a Figura 2, da página 109
do livro didático, e responda as perguntas abaixo:
a) Quais informações o mapa
apresenta, em relação ao IDH? Escreva um parágrafo para responder a pergunta.
b) Como o Brasil está
classificado, em relação ao IDH?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.