segunda-feira, 3 de agosto de 2020

TURMAS 61-62-ARTES-PROFESSORA IASMINE-AULAS 03-07/08


COPIAR O TEXTO NO CADERNO
DEFINIÇÃO:
Arco do triunfo é um tipo de construção provavelmente criada pelos romanos e cujo objetivo consistia em homenagear generais ou imperadores que realizassem grandes façanhas militares pelo bem da nação ou do estado ou ainda para celebrar eventos públicos de grande magnitude. 

Há uma extensa variação de arcos de triunfo, de modo que analisaremos aqui apenas o arco triplo Constantino, tido por muitos estudiosos como um padrão que influenciou vários arquitetos a criarem templos seguindo seus princípios estruturais e ainda por estar em ótimo estado de preservação.




CARACTERÍSTICAS:
O arco triplo consiste numa estrutura retangular com três arcos: um arco principal no centro e outros dois subsidiários e mais baixos. Entre os três arcos, existem quatro colunas livres acompanhadas de seus devidos pedestais. no entanto, todas elas basicamente exercem apenas função decorativa. Parte do entablamento acompanha o movimento dessas colunas e se "projetam para fora" sustentando nesses exatos pontos figuras esculpidas. Acima do entablamento há a estrutura chamada ático que serve de plano de fundo para tais esculturas e sua decoração contém dizeres em alto-relevo. Podemos notar ainda que a chave do arco central alcança a altura inferior do entablamento e as chaves dos arcos subsidiários estão alinhadas com a imposta do arco central. Todos os arcos possuem a mesma razão entre altura e largura.

ORNAMENTAÇÃO:
"A ornamentação de um arco tinha como objetivo servir como um constante lembrete visual do triunfo e do triunfador. Para isto, havia uma concentração nas imagens factuais em vez das alegóricas. As fachadas eram ornamentadas com colunas de mármore e os pilares e o ático, com cornijas decorativas. Painéis esculpidos retratavam as vitórias e conquistas, os feitos do triunfador, as armas capturadas do inimigo ou a própria procissão triunfal. As enjuntas geralmente retratavam Vitórias aladas (deusa nike) e o ático geralmente ostentava a inscrição dedicatória nomeando e louvando o triunfador. Os pilares e o interior das passagens eram também decorados com relevos e estátuas. A abóbada geralmente era decorada com caixotões. Alguns arcos triunfais eram encimados por uma estátua ou um "carro triunfal" (em latim: currus triumphalis), um grupo de estátuas representando o imperador ou general numa quadriga. As inscrições em arcos triunfais romanos eram obras de arte por si sós, com letras finamente esculpidas e freqüentemente douradas. A forma de cada letra e o espaço entre elas eram cuidadosamente planejados para clareza e simplicidade máxima, sem nenhum floreio decorativo, enfatizando o gosto romano pelo comedimento e ordem".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.