ATIVIDADES
DOMICILIARES – SEMANA 29
Disciplina: Geografia | Turma: 71 | Professora: Fernanda
Golembiewski
Período a que
corresponde a atividade domiciliar: 19 a 23/10/2020.
ORIENTAÇÕES: - Realizar a atividade no caderno de Geografia; - Registrar a data em que
a atividade está sendo realizada; - Enviar uma foto da
atividade para o Whats App ou para
o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.
Bons estudos! 😊 |
Na
atividade domiciliar de Geografia da Semana
26, iniciamos o estudo dos espaços urbanos e rurais no
Brasil. Nesta semana, daremos continuidade a esse estudo, com foco no
espaço rural brasileiro. Para começar, revise as atividades feitas na Semana
26.
Leia o texto abaixo (não é preciso copiar):
O
espaço rural e a agropecuária brasileira
A
agropecuária compreende a prática da agricultura e da pecuária. É uma atividade
econômica muito importante no Brasil.
Historicamente, a agropecuária
influenciou grande parte da ocupação e da e do povoamento do território
brasileiro, além de constituir parte significativa da estrutura econômica do
país.
Até meados do século XX, essa
atividade foi desenvolvida por meios tradicionais de produção, isto é, pela
utilização do arado de tração animal, práticas de queimadas para a preparação
do solo, e utilização reduzida de fertilizantes, adubos e máquinas. A partir da
década de 1970, a prática da agropecuária moderna foi ampliada no campo
brasileiro, com a utilização de recursos (...) como adubos, fertilizantes,
sementes selecionadas, máquinas e implementos agrícolas. Na pecuária, verificou-se
melhorias com a introdução de técnicas avançadas na criação de animais, como
uso de medicamentos mais eficazes, melhoramento genético, vacinas e rações
especiais.
Ainda hoje, o desenvolvimento de
pesquisas científicas no setor agropecuário, associado ao uso de maquinários,
vem aumentando a produtividade de muitas propriedades rurais do país.
No Brasil, as técnicas modernas de
produção agrícola, em geral, são empregadas nas grandes propriedades
monocultoras de gêneros agrícolas comercializados para o exterior, como a soja,
trigo, café, cana-de-açúcar e laranja.
O
êxodo rural e o sonho das cidades
A modernização da agropecuária
brasileira estimulou o que chamamos de êxodo rural, a migração de um grande
número de pessoas do campo para a cidade.
A introdução de maquinários no campo
diminuiu significativamente a quantidade de mão de obra necessária nas
propriedades rurais. Muitas pessoas desempregadas por esse motivo passaram a
buscar na cidade melhores oportunidades de vida. Além da mecanização do campo,
a oferta de emprego nas áreas industriais, em expansão nos centros urbanos,
também atraiu grande número de pessoas vindas das áreas rurais.
Contrastes
no campo brasileiro
Embora
a modernização do campo tenha ocorrido em várias propriedades agropecuárias, o
espaço rural é marcado por grandes contrastes tecnológicos. As propriedades
rurais modernas convivem com muitos estabelecimentos onde as lavouras são
cultivadas com técnicas tradicionais.
Além
do desigual nível tecnológico presente no espaço rural do país, o tamanho das
propriedades constitui outro contraste.
No Brasil, a estrutura fundiária (ou seja, a forma como as terras são distribuídas) apresenta uma grande concentração de terras em posse de um pequeno número de proprietários rurais.
Referência: CAMARGO,
Neiva Torrezani. Vontade de saber :
geografia : 7º ano : ensino fundamental : anos finais. 1 ed.. São Paulo:
Quinteto, 2018. p. 48-52.
Copie e responda as atividades abaixo:
1. Explique o significado dos termos
mencionados no texto:
a)
Agropecuária
b)
Êxodo
Rural
2. Segundo o texto, quais são as
características da agricultura moderna? Quais são as principais consequências
da modernização ocorrida no campo?
3. O gráfico abaixo mostra que, entre as
décadas de 1960 e 1970, a população urbana brasileira passou a ser maior que a
população rural. Observe o gráfico e responda a pergunta a seguir:
a) Quais foram mudanças ocorridas no
campo, entre as décadas de 1960 e 1970, que levaram parte da população a migrar
para as zonas urbanas? (Consultar o texto)
4. Observe as imagens abaixo e
responda as perguntas:
a) A partir do que você aprendeu na atividade desta semana, quais características do espaço rural brasileiro podem ser observadas nas imagens acima? Escreva um parágrafo para responder a pergunta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.