quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Turma 71 - Geografia - Professora Fernanda (19 a 23/10/2020)

 

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 29

Disciplina: Geografia | Turma: 71 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 19 a 23/10/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Geografia;

- Registrar a data em que a atividade está sendo realizada;

- Enviar uma foto da atividade para o Whats App ou para o e-mail da professora: fernandaamorimg@gmail.com.

Bons estudos! 😊


Na atividade domiciliar de Geografia da Semana 26, iniciamos o estudo dos espaços urbanos e rurais no Brasil. Nesta semana, daremos continuidade a esse estudo, com foco no espaço rural brasileiro. Para começar, revise as atividades feitas na Semana 26.

 

Leia o texto abaixo (não é preciso copiar):

 

O espaço rural e a agropecuária brasileira

A agropecuária compreende a prática da agricultura e da pecuária. É uma atividade econômica muito importante no Brasil.

            Historicamente, a agropecuária influenciou grande parte da ocupação e da e do povoamento do território brasileiro, além de constituir parte significativa da estrutura econômica do país.

            Até meados do século XX, essa atividade foi desenvolvida por meios tradicionais de produção, isto é, pela utilização do arado de tração animal, práticas de queimadas para a preparação do solo, e utilização reduzida de fertilizantes, adubos e máquinas. A partir da década de 1970, a prática da agropecuária moderna foi ampliada no campo brasileiro, com a utilização de recursos (...) como adubos, fertilizantes, sementes selecionadas, máquinas e implementos agrícolas. Na pecuária, verificou-se melhorias com a introdução de técnicas avançadas na criação de animais, como uso de medicamentos mais eficazes, melhoramento genético, vacinas e rações especiais.

            Ainda hoje, o desenvolvimento de pesquisas científicas no setor agropecuário, associado ao uso de maquinários, vem aumentando a produtividade de muitas propriedades rurais do país.

            No Brasil, as técnicas modernas de produção agrícola, em geral, são empregadas nas grandes propriedades monocultoras de gêneros agrícolas comercializados para o exterior, como a soja, trigo, café, cana-de-açúcar e laranja.

 

O êxodo rural e o sonho das cidades

            A modernização da agropecuária brasileira estimulou o que chamamos de êxodo rural, a migração de um grande número de pessoas do campo para a cidade.

            A introdução de maquinários no campo diminuiu significativamente a quantidade de mão de obra necessária nas propriedades rurais. Muitas pessoas desempregadas por esse motivo passaram a buscar na cidade melhores oportunidades de vida. Além da mecanização do campo, a oferta de emprego nas áreas industriais, em expansão nos centros urbanos, também atraiu grande número de pessoas vindas das áreas rurais. 

 

Contrastes no campo brasileiro

Embora a modernização do campo tenha ocorrido em várias propriedades agropecuárias, o espaço rural é marcado por grandes contrastes tecnológicos. As propriedades rurais modernas convivem com muitos estabelecimentos onde as lavouras são cultivadas com técnicas tradicionais.

Além do desigual nível tecnológico presente no espaço rural do país, o tamanho das propriedades constitui outro contraste.

No Brasil, a estrutura fundiária (ou seja, a forma como as terras são distribuídas) apresenta uma grande concentração de terras em posse de um pequeno número de proprietários rurais. 

Referência: CAMARGO, Neiva Torrezani. Vontade de saber : geografia : 7º ano : ensino fundamental : anos finais. 1 ed.. São Paulo: Quinteto, 2018. p. 48-52.

  

Copie e responda as atividades abaixo:

 

1.   Explique o significado dos termos mencionados no texto:

a)    Agropecuária

b)    Êxodo Rural

 

2. Segundo o texto, quais são as características da agricultura moderna? Quais são as principais consequências da modernização ocorrida no campo?

 

3. O gráfico abaixo mostra que, entre as décadas de 1960 e 1970, a população urbana brasileira passou a ser maior que a população rural. Observe o gráfico e responda a pergunta a seguir:




a)  Quais foram mudanças ocorridas no campo, entre as décadas de 1960 e 1970, que levaram parte da população a migrar para as zonas urbanas? (Consultar o texto)

 

4.   Observe as imagens abaixo e responda as perguntas:

 


a)  A partir do que você aprendeu na atividade desta semana, quais características do espaço rural brasileiro podem ser observadas nas imagens acima? Escreva um parágrafo para responder a pergunta.

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