terça-feira, 20 de outubro de 2020

Turma 62 - Geografia - Prof. Evandro - 19/10 - 23/10.

 

Nome:                                                        Turma: 62                      Data: 19/10 – 23/10

ATIVIDADES DOMICILIARES
1º Etapa: Nesta semana, vamos trabalhar com os agentes formadores do modelado da superfície terrestre.

2º Momento:
- Seguem as páginas do livro didático para LEITURA e os conteúdos trabalhados.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

Agentes formadores do relevo

Os solos

74 e 75

78 – 79 - 80

3º Momento:

 

Agentes externos do relevo

São agentes externos do relevo os elementos naturais, como as chuvas, os rios e os mares, e também os seres humanos.

A ação dos elementos da natureza desgasta as rochas. Esse processo recebe o nome de intemperismo. Ao serem desgastadas, as rochas soltam partículas dos minerais que as formam. Esse material é removido, transportado e depositado nas áreas mais baixas do relevo pelos agentes externos. Esses processos recebem o nome de erosão. A erosão é um processo natural que pode ser acelerado pelas ações humanas, como a retirada da vegetação, práticas agrícolas, criação de gado etc.

            Os seres humanos agem sobre o relevo de diversas maneiras, fazendo cortes em morros e abrindo túneis para a construção de vias de circulação, aterrando e aplainando terrenos para realizar construções, explorando os recursos minerais etc.


Os seres humanos agem sobre o relevo de diversas maneiras, fazendo cortes em morros e abrindo túneis para a construção de vias de circulação, aterrando e aplainando terrenos para realizar construções, explorando os recursos minerais etc.

 

Solos

Na maior parte das vezes as formas de relevo estão recobertas pelo solo, popularmente

chamado de “terra”.

Solo é a camada viva e superficial da crosta terrestre que está em constante transformação. É constituído por minerais, organismos, água e ar. 

O solo se origina a partir do desgaste das rochas, processo que ocorre ao longo do tempo.




Os principais fatores que atuam na formação dos solos e nas características de cada tipo são a rocha-mãe, o clima, o relevo e os seres vivos.

 Rocha–mãe

Rocha-mãe é a rocha que dá origem ao solo. Solos arenosos, por exemplo, são formados por arenitos. Os solos de cor avermelhada têm origem nas hematitas. Mas pode acontecer de um mesmo tipo de rocha dar origem a diferentes tipos de solo, por causa da maior influência de elementos naturais distintos, como o clima, o relevo etc.

 Relevo

A água costuma se infiltrar mais facilmente em terrenos planos e com vegetação, o que favorece a transformação das rochas e a formação de solos profundos. Em terrenos inclinados a água escoa mais rapidamente, havendo maior possibilidade de erosão e formação de solos menos profundos e mais secos.

 Seres vivos

Quando os seres vivos morrem e sofrem decomposição, passam a integrar, junto com

as plantas, a matéria orgânica do solo, que é muito rica em nutrientes.

Além disso, pequenos animais – como minhocas, cupins, aranhas, centopeias, entre

outros – tornam o solo mais fértil e arejado ("fofo"), facilitando a infiltração da água. Os

microrganismos, como bactérias e fungos, atuam decompondo a rocha-mãe.


4º Momento: Atividades

ATENÇÃO: Envie suas tarefas realizadas. Estou no grupo (WhatsApp) da turma, me procure para esclarecimento de dúvidas e/ou envio de tarefas.

Sugiro assistir os vídeos sobre o tema estudado


https://youtu.be/62jJ2TcMi6g
      

https://youtu.be/E-xUoRqi7eQ

1. Quais são os agentes externos do relevo?

 

2. Como os agentes externos atuam no relevo?

 

3. Explique com suas palavras o que significa intemperismo.

 

4. Explique com suas palavras o que significa erosão.

 

5. Como os seres humanos agem sobre o relevo?

 

6. O que é solo?

 

7. Explique a formação solo.

 

8. Explique por que a afirmação abaixo está incorreta.

A diferença entre os tipos de solo depende apenas do tipo de rocha-mãe. Assim, um mesmo tipo de rocha sempre dá origem a um determinado tipo de solo.

________________

Fonte: Geografia espaço & interação : 6o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018.






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