terça-feira, 20 de outubro de 2020

Turma 92 - História - Professora Suélen (19/10 a 23/10)

 


Ø  Leia com atenção os parágrafos abaixo, copie as questões que estão em destaque e as responda em seu caderno.

 

Governo Juscelino Kubitschek

Ø  Leia as páginas 140, 141 e 142 do seu livro de História. Nessas páginas você encontrará um resumo sobre o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). Nesse resumo são mencionadas as características e as realizações desse governo, tais como as políticas desenvolvimentistas (Plano de Metas), a construção de Brasília, os estímulos a urbanização do país e as desigualdades sociais e regionais que a urbanização acelerada causou.

Ø  O processo de urbanização no Brasil teve início no século 20, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural (campo) em direção a área urbana (cidades). Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas. Observe o gráfico abaixo.

*Êxodo rural é o nome dado ao deslocamento, em massa, de pessoas do meio rural para o meio urbano.





1.     Através da leitura dos parágrafos acima e das páginas 140 e 141, responda.

a.     Como as políticas do governo Juscelino Kubitschek influenciaram para o aumento do êxodo rural? Para responder, pense sobre a relação entre a industrialização e o êxodo rural.

b.     Brasília foi inaugurada em 1960. Ela se tornou a capital do país. Antes a capital do país era a cidade do Rio de Janeiro. A construção de Brasília contou com a mão de obra de trabalhadores de diversas partes do país, especialmente do nordeste. A maioria dessas pessoas fixou moradia na nova cidade. Podemos dizer que os trabalhadores que saíram da região nordeste em direção à região centro-oeste para construir Brasília fizeram êxodo rural? Explique sua resposta, descreva os motivos pelos quais saíram de sua terra natal e os problemas sociais que enfrentaram na nova cidade.


 


Na primeira imagem vemos a construção do Palácio da Alvorada. Esse espaço foi criado para ser a residência oficial do presidente da República. A segunda imagem é o Palácio da Alvorada na atualidade.

Ø  Com o crescimento concentrado das indústrias em algumas cidades brasileiras (especialmente nas capitais dos estados), a urbanização acelerada e pouco planejada, surgem as chamadas cidades dormitórios. O termo cidades dormitórios é utilizado para designar as cidades que estão em torno das capitais, já que nessas cidades, a maioria da população trabalha nas capitais e passa menos tempo na cidade onde estão suas residências.

Este processo é bastante comum no Brasil e em todas as cidades encontraremos esse cenário, porém quando o percentual da população que estiver nessa situação for muito alto em uma determinada cidade, ela acaba recebendo o nome de cidade dormitório.

De modo geral, as capitais são as cidades mais industrializadas e oferecem maiores opções de trabalho. Assim, muitas pessoas trabalham nas capitais, mas vivem em cidades próximas a elas. Dessa forma, a cidade de Alvorada é considerada uma cidade dormitório de Porto Alegre.

No dia 17 de setembro de 1965, Alvorada emancipou-se de Viamão. Antes, tinha o nome de Passo do Feijó, em virtude da sesmaria ter sido entregue a João Batista Feijó, em 1776. Seu nome inspirou-se nos antigos trabalhadores que para trabalhar em Porto Alegre, acordavam nas primeiras horas da manhã. Daí passou a ser conhecida como cidade dormitório. No entanto, atualmente, cerca de 30% da população de Alvorada se desloca até Porto Alegre para trabalhar, assim, o termo cidade dormitório continua a ser utilizado.


2.     Acesse o link e leia a reportagem sobre o cotidiano de algumas pessoas que moram em Alvorada e trabalham em Porto Alegre.

a.     Quais motivos levam as pessoas a se deslocarem de Alvorada para trabalhar em Porto Alegre? Além do trabalho, por quais outros motivos as pessoas fazem esse deslocamento?

https://medium.com/jornalismo-econ%C3%B4mico-uniritter-fapa/morando-em-alvorada-e-vivendo-em-porto-alegre-b4e6a129644d

 

3.     Você conhece alguém que mora em Alvorada e trabalha em Porto Alegre? Converse com ela, pergunte sobre o deslocamento que ela faz para trabalhar e sobre seu trabalho.

 

4.     Você acha que se nas cidades, hoje chamadas de cidades dormitórios, existissem melhores condições de trabalho, mais acesso a centros universitários e opções de lazer as pessoas se deslocariam para as capitais? Reflita sobre isso e escreva, no mínimo, 5 linhas.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.