domingo, 18 de outubro de 2020

Turma 81 - Educação Física - Professor Guilherme


 

ATIVIDADES DOMICILIARES

Turma 81/82 - Educação Física - Professor Guilherme

 

Espero que todos tenham um ótimo momento de estudo!!!

 

Atividade de Educação física.

 

Professor: Guilherme Neto

Turma: 81/82

Atividades referentes ao período de: 19/10/2020 à 23/10/2020.

 

Instruções:

A atividade deve ser realizada em folha simples: caderno ou ofício.

DEVE SER ENTREGUE ATRAVÉS DA FOTO DO CADERNO POR WHATSAPP OU EMAIL.

 

Liga da Canela Preta

O futebol brasileiro, nos primórdios do século 20, tinha um caráter elitista, excluindo da prática esportiva os segmentos mais pobres da população, predominante negra. O primeiro negro envolvido com o futebol que se tem notícias é Miguel do Carmo, um dos fundadores da Ponte Preta, em 1900. O Bangu também foi um dos pioneiros na inclusão de um jogador negro no time, o atacante Francisco Carregal. No Rio Grande do Sul, o futebol começou a ser praticado na cidade de Rio Grande, em 1900, quando foi fundado o Sport Club Rio Grande, originalmente de descendência alemã. Em Porto Alegre, Grêmio, de origem alemã e o Internacional, de descendentes italianos, não aceitavam negros em seus quadros.

A criação da Liga da Canela Preta

Através deste cenário de exclusão, foi criada, na capital gaúcha, a Liga Nacional de futebol Porto-alegrense, que seria conhecido popularmente como “Liga da Canela Preta”. O campeonato possibilitou o ingresso de jogadores oriundos das camadas menos favorecidas, principalmente de etnia negra. A competição contava com nove times, todos organizados com diretorias, técnicos e sócios. Entre os disputantes, destacaram-se o Bento Gonçalves e o Rio-Grandense. Também eram participantes o Primavera, o Primeiro de Novembro, Oito de Setembro, União, Palmeiras, Aquidabã e Venezianos, todos os times oriundos da comunidade negra, como Cidade Baixa, Ilhota, Colônia Africana e Areal da Baronesa.

Na década de 1920, a Associação Porto-Alegrense de Desporto (APAD) criou a segunda divisão, denominada de Liga do sabão, permitindo a participação de atletas negros. O fato que começou a chamar a atenção dos clubes brancos que buscavam convencê-los a ingressarem em seus times.

A dupla Grenal começou a aproveitar os jogadores atuantes na Liga Canela Preta. O Internacional foi o primeiro a admitir a presença de negros em seu grupo, com o atacante Dirceu Alves, que em 1928 atuou em dez partidas com a camisa colorada, apostando em nomes como Tesourinha que se tornaria um dos destaques do Rolo Compressor, time multicampeão nos anos 40.

Tesourinha seria personagem no tricolor, pois em 1952, foi o primeiro jogador negro a ser contratado oficialmente pelo clube. Mas, historicamente, o Grêmio contou com outros atletas de etnia negra em seu plantel. Adão Lima, em 1925, Hélio, Mário Carioca e Hermes Conceição foram atletas mestiços que vestiram a camisa do clube.

A importância histórica da Liga da Canela Preta

Marcelo Carvalho, diretor do site Observatório da discriminação racial no futebol, destaca que a liga da Canela Preta foi fundamental para a luta em busca de espaço a população negra. “A Liga da Canela Preta foi fundamental, pois além do protesto, houve a criação de um espaço onde os negros pudessem jogar futebol para a criação. Também representou a organização de clubes que promoviam festas para exaltar a cultura negra”, exaltou Marcelo.

Até hoje, a Liga da Canela Preta é celebrada. Desde 2007, o Grupo Canela Preta realiza um torneio com a participação de 20 equipes. A competição integra a Semana da consciência Negra, em 2018, foi realizado na cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.