> Leia o texto, copie as questões e as responda em uma folha para entregar na volta às aulas.
A
invenção da escrita
A
escrita foi criada pelos seres humanos quando eles já viviam em cidades,
produziam parte da sua alimentação com a agricultura e a criação de animais.
Nessas cidades (também chamadas de vilas), as pessoas faziam trocas comerciais.
Por exemplo, um morador produzia trigo e queria trocar parte de seu trigo por
carne com outro habitante que criava animais para consumo. Com o aumento dessas
trocas ficava difícil memorizar o que um devia para o outro. Acredita-se que a
necessidade de registrar as trocas comerciais foi um dos principais motivos que
levou os seres humanos a criaram a escrita. Além disso, os governantes
precisavam saber quantas pessoas estavam sob seu controle e registrar os
pagamentos de tributos. Segundo muitos historiadores, esses foram os principais
motivos para a criação da escrita.
Os
sistemas de escrita que se tem conhecimento foram criados de forma
independente, em períodos distintos, por civilizações diferentes, entre elas a
Mesopotâmia, China, Egito e América Central. Cada um desses povos criou
uma forma de escrita diferente. Os sistemas de escrita eram utilizados conforme
as necessidades de cada povo, no entanto, algumas são comuns a todos eles tais
como registrar as trocas comerciais, o controle dos governantes, as histórias
de suas religiões, acontecimentos que marcaram suas sociedades.
Além disso, a invenção da escrita representou outra
forma de os seres humanos expressarem seus sentimentos e suas impressões sobre
o mundo. Dessa forma, os materiais com escritas feitas por sociedades que já
não existem mais são importantes fontes históricas para conhecer esses
sociedades. Por exemplo, as escrituras dos antigos egípcios e as tábulas de
barro dos sumérios, com a escrita cuneiforme, revelam costumes desses povos,
que seriam mais difíceis de descobrir se eles não tivessem deixado seus
registros escritos.
Assim como a línguas, as suas formas de escrita estão
sempre mudando. A prova disso é que os textos produzidos por brasileiros a 100
anos atrás, por exemplo, possuem palavras e expressões que não são mais tão
usadas hoje em dia.
Após a criação da escrita marca-se o fim da
Pré-História e o início da História. No entanto, muitas sociedades do Neolítico
e posteriormente a ele utilizavam a oralidade para contar e memorizar histórias
e assuntos importantes para suas comunidades. A contação de histórias e o
incentivo a sua memorização através das gerações também é uma forma importante
de registro.
Dividindo a história
O período que vai do aparecimento dos
seres humanos na Terra até o desenvolvimento da escrita, cerca de 3.500 anos
a.C., é chamado de pré-história.
A denominação pré-história
começou a ser utilizada no século XIX (19). Nessa época, acreditava-se que só
era possível recuperar a história de qualquer sociedade se ela dominasse a
escrita.
O registro escrito era, então,
considerado a única fonte confiável das experiências humanas. A tradição oral,
as pinturas, os objetos de uso cotidiano, por exemplo, representavam fontes
secundárias e pouco confiáveis.
Assim, a escrita passou a ser o marco
divisório entre sociedades históricas (que dominavam a escrita) e
pré-históricas (que não dominavam a escrita).
O termo Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período
da vida da espécie humana anterior à invenção da escrita. A história seria
estudada, portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos
escritos. Essa ideia, embora muito criticada, é comum nos livros didáticos,
afinal, os humanos que não sabiam escrever também têm história. Eles viviam,
comiam, faziam objetos, se comunicavam. Como já sabemos, não é preciso o
documento escrito para a pesquisa histórica. A cultura material também é fonte
importante para o trabalho do historiador.
Pelos
desenhos deixados nas cavernas (as chamadas pinturas rupestres) o historiador
pode obter indícios do que aqueles homens faziam, como pensavam, enfim, como
eles viam o seu mundo. Pelos vestígios de utensílios, de ferramentas, o
historiador pode saber como essas pessoas comiam, de que forma caçavam os
animais, se faziam fogueiras, etc. Por isso, muitos estudiosos, hoje em dia,
preferem chamar a Pré-História de História dos povos pré-letrados ou povos
ágrafos, isto é, História dos povos que não utilizavam a escrita.
Caso
possa, complemente seus estudos assistindo esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tUWIpzYaKXw
Atividades
1. Segundo o
texto, quais as necessidades que levaram os homens a criarem a escrita?
2. Em qual
período histórico foi criada a escrita? Como viviam as pessoas nesse período?
Lembre-se dos textos que você já leu sobre esse período.
3. Por que
encontrar registros escritos de povos antigos é importante para os historiadores?
4. Os
registros escritos são as únicas fontes históricas para conhecer o passado de
antigas civilizações? Quais outras fontes existem? Explique e dê exemplos.
5. Nosso
idioma e sua escrita estão em constante mudança para se adaptarem às nossas
necessidades. Você acha que a tecnologia altera nossa forma de escrever? Reflita
e explique.
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