quinta-feira, 30 de abril de 2020

Turma 62 - História - Professora Suélen (27 - 30/04)


> Leia o texto, copie as questões e as responda em uma folha para entregar na volta às aulas. 



A invenção da escrita


A escrita foi criada pelos seres humanos quando eles já viviam em cidades, produziam parte da sua alimentação com a agricultura e a criação de animais. Nessas cidades (também chamadas de vilas), as pessoas faziam trocas comerciais. Por exemplo, um morador produzia trigo e queria trocar parte de seu trigo por carne com outro habitante que criava animais para consumo. Com o aumento dessas trocas ficava difícil memorizar o que um devia para o outro. Acredita-se que a necessidade de registrar as trocas comerciais foi um dos principais motivos que levou os seres humanos a criaram a escrita. Além disso, os governantes precisavam saber quantas pessoas estavam sob seu controle e registrar os pagamentos de tributos. Segundo muitos historiadores, esses foram os principais motivos para a criação da escrita.

Os sistemas de escrita que se tem conhecimento foram criados de forma independente, em períodos distintos, por civilizações diferentes, entre elas a Mesopotâmia, China, Egito e América Central. Cada um desses povos criou uma forma de escrita diferente. Os sistemas de escrita eram utilizados conforme as necessidades de cada povo, no entanto, algumas são comuns a todos eles tais como registrar as trocas comerciais, o controle dos governantes, as histórias de suas religiões, acontecimentos que marcaram suas sociedades.

Além disso, a invenção da escrita representou outra forma de os seres humanos expressarem seus sentimentos e suas impressões sobre o mundo. Dessa forma, os materiais com escritas feitas por sociedades que já não existem mais são importantes fontes históricas para conhecer esses sociedades. Por exemplo, as escrituras dos antigos egípcios e as tábulas de barro dos sumérios, com a escrita cuneiforme, revelam costumes desses povos, que seriam mais difíceis de descobrir se eles não tivessem deixado seus registros escritos.

Assim como a línguas, as suas formas de escrita estão sempre mudando. A prova disso é que os textos produzidos por brasileiros a 100 anos atrás, por exemplo, possuem palavras e expressões que não são mais tão usadas hoje em dia.

Após a criação da escrita marca-se o fim da Pré-História e o início da História. No entanto, muitas sociedades do Neolítico e posteriormente a ele utilizavam a oralidade para contar e memorizar histórias e assuntos importantes para suas comunidades. A contação de histórias e o incentivo a sua memorização através das gerações também é uma forma importante de registro.









Dividindo a história


O período que vai do aparecimento dos seres humanos na Terra até o desenvolvimento da escrita, cerca de 3.500 anos a.C., é chamado de pré-história.

A denominação pré-história começou a ser utilizada no século XIX (19). Nessa época, acreditava-se que só era possível recuperar a história de qualquer sociedade se ela dominasse a escrita.

O registro escrito era, então, considerado a única fonte confiável das experiências humanas. A tradição oral, as pinturas, os objetos de uso cotidiano, por exemplo, representavam fontes secundárias e pouco confiáveis.

Assim, a escrita passou a ser o marco divisório entre sociedades históricas (que dominavam a escrita) e pré-históricas (que não dominavam a escrita).

O termo Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da espécie humana anterior à invenção da escrita. A história seria estudada, portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos. Essa ideia, embora muito criticada, é comum nos livros didáticos, afinal, os humanos que não sabiam escrever também têm história. Eles viviam, comiam, faziam objetos, se comunicavam. Como já sabemos, não é preciso o documento escrito para a pesquisa histórica. A cultura material também é fonte importante para o trabalho do historiador.

Pelos desenhos deixados nas cavernas (as chamadas pinturas rupestres) o historiador pode obter indícios do que aqueles homens faziam, como pensavam, enfim, como eles viam o seu mundo. Pelos vestígios de utensílios, de ferramentas, o historiador pode saber como essas pessoas comiam, de que forma caçavam os animais, se faziam fogueiras, etc. Por isso, muitos estudiosos, hoje em dia, preferem chamar a Pré-História de História dos povos pré-letrados ou povos ágrafos, isto é, História dos povos que não utilizavam a escrita.




Caso possa, complemente seus estudos assistindo esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tUWIpzYaKXw







Atividades




1. Segundo o texto, quais as necessidades que levaram os homens a criarem a escrita?

2. Em qual período histórico foi criada a escrita? Como viviam as pessoas nesse período? Lembre-se dos textos que você já leu sobre esse período.


3. Por que encontrar registros escritos de povos antigos é importante para os historiadores?

4. Os registros escritos são as únicas fontes históricas para conhecer o passado de antigas civilizações? Quais outras fontes existem? Explique e dê exemplos.

5. Nosso idioma e sua escrita estão em constante mudança para se adaptarem às nossas necessidades. Você acha que a tecnologia altera nossa forma de escrever? Reflita e explique.

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