terça-feira, 28 de abril de 2020

Turma 82 - Ensino Religioso - Professora Fernanda



Disciplina: Ensino Religioso | Turma: 82 | Professora: Fernanda Golembiewski

ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividade no caderno;
- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;
- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais.
Bons estudos!

ATIVIDADE 01 
Corresponde à aula de 23/03


DIVERSIDADE RELIGIOSA NO BRASIL

Copie o texto e o gráfico, no caderno, e leia-os com atenção:

Diversidade religiosa é marca da população brasileira

O Brasil acolhe diversas religiões diferentes, e todas têm liberdade de culto garantida pela Constituição Federal, sem espaço para a intolerância. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há no País seguidores da fé católica, evangélica e espírita, do candomblé, umbanda, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo e tradições indígenas, entre outras.
Segundo o IBGE, a religião com maior número de praticantes é a católica, 64,6% da população, enquanto os evangélicos vêm em segundo lugar, 22,2%. Os adeptos do espiritismo são 2,0% da população, enquanto os da umbanda e do candomblé representam 0,3%. [...]
Referência: <http://www.brasil.gov.br/botofe/textos/diversidade-religiosa-e-marca-da-populacao-brasileira>.


Gráfico sobre o pertencimento religioso no Brasil



Após a leitura, copie e responda as atividades abaixo:

1.    Explique o que significa “diversidade religiosa”.

2. Por que o texto afirma que “a diversidade religiosa é uma marca da população brasileira”?

3.   Você percebe a existência da diversidade religiosa, no seu cotidiano? Justifique a sua resposta.

Observação: Continuação dessa tarefa na próxima atividade.


ATIVIDADE 02 
Corresponde à aula de 30/03

Releia o texto sobre diversidade religiosa e o gráfico sobre pertencimento religioso no Brasil.

Copie e responda as atividades abaixo:

1.   Quais são as religiões mencionadas no gráfico?

2.   Qual é a religião com o maior número de seguidores no Brasil?

3.  Em sua opinião, qual das religiões mencionadas no gráfico está mais presente no seu bairro? Explique sua resposta.

4.  Além das informações sobre as religiões seguidas pelos brasileiros, o gráfico também apresenta a informação das pessoas que não possuem uma religião. Em sua opinião, essas pessoas representam uma parcela grande ou pequena da população? Explique a sua resposta.


ATIVIDADE 03 
Corresponde à aula de 06/04

A partir dos textos das atividades anteriores, crie um desenho ou uma história em quadrinhos para representar a diversidade religiosa brasileira e a convivência entre as religiões. Capriche!



ATIVIDADE 04
Corresponde à aula de 13/04

Copie e leia a frase abaixo:

A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos toda família humana como uma só família. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.”

Mahatma Gandhi


Após a leitura, copie e realize as atividades a seguir:

1.  Reflita (pense) sobre a frase acima. Em sua opinião, ela nos ajuda a refletir sobre o respeito e a convivência entre as religiões? Por que?

2.  Pesquise a trajetória de vida de Mahatma Gandhi (o autor da frase) e escreva um resumo sobre a sua pesquisa.




ATIVIDADE 05
Corresponde à aula de 27/04

Copie e leia o texto abaixo:

          Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.
Referência: <https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/declaracao/>
        
Um dos direitos humanos garantidos pela Declaração Universal é o direito à liberdade religiosa. Vamos ler os artigos que tratam desse tema?

Artigo XVIII
Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular.

Artigo XIX
Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
Referência: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf>

Após a leitura, copie e responda as questões abaixo:

1.    Explique o que são os direitos humanos.
2.    Quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi criada?
3.  Segundo a Declaração, a liberdade de possuir e escolher uma religião são direitos humanos fundamentais. Em sua opinião, esse direito é respeitado pelas sociedades?

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