ATIVIDADE
DE LÍNGUA INGLESA (6) – 9º ANO – TURMA 92
Nome:............................................................... Data:..................................
O
INTERNETÊS NA ESCOLA GABARITO
ENEM / 2012 (CADERNO AZUL)
O
internetês — expressão grafolinguística criada na internet pelos adolescentes
na última década — foi, durante algum tempo, um bicho de sete cabeças para
gramáticos e estudiosos da língua. Eles temiam que as abreviações fonéticas
(onde “casa” vira ksa; e “aqui” vira aki) comprometessem o uso da norma culta
do português para além das fronteiras cibernéticas. Mas, ao que tudo indica, o
temido internetês não passa de um simpático bichinho de uma cabecinha só. Ainda
que a maioria dos professores e educadores se preocupe com ele, a ocorrência do
internetês nas provas escolares, vestibulares e em concursos públicos é
insignificante. Essa forma de expressão parece ainda estar restrita a seu
hábitat natural. Aliás, aí está a questão: saber separar bem a hora em que
podemos escrever de qq jto, da hora em que não podemos escrever de “qualquer
jeito”. Mas, e para um adolescente que fica várias horas “teclando” que nem
louco nos instant messengers e chats da vida, é fácil virar a “chavinha” no
cérebro do internetês para o português culto? “Essa dificuldade será
proporcional ao contato que o adolescente tenha com textos na forma culta, como
jornais ou obras literárias. Dependendo deste contato, ele terá mais facilidade
para abrir mão do internetês” — explica Eduardo de Almeida Navarro, professor
livre-docente de língua tupi e literatura colonial da USP.
RAMPAZZO,
F. Disponível em: www.revistalingua.com.br. (adaptado).
Segundo o texto, a
interação virtual favoreceu o surgimento da modalidade linguística conhecida
como internetês. Quanto à influência do internetês no uso da forma culta da
língua, infere-se que:
A) a ocorrência de termos
do internetês em situações formais de escrita aponta a necessidade de a língua
ser vista como herança cultural que merece ser bem cuidada.
B) a dificuldade dos
adolescentes para produzirem textos mais complexos é evidente, sendo
consequência da expansão do uso indiscriminado da internet por esse público.
C) a carência de
vocabulário culto na fala de jovens tem sido um alerta quanto ao uso massivo da
internet, principalmente no que concerne a mensagens instantâneas.
D) a criação de neologismos
no campo cibernético é inevitável e restringe a capacidade de compreensão dos
internautas quando precisam lidar com leitura de textos formais.
E) a alternância de
variante linguística é uma habilidade dos usuários da língua e é acionada pelos
jovens de acordo com suas necessidades discursivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.