Disciplina: Ensino Religioso | Turma: 92 | Professora: Fernanda Golembiewski
ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividade no caderno;
- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;
- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais.
Bons estudos!
|
ATIVIDADE 01
Corresponde à aula de 23/03
Estudaremos
assuntos sobre cuidado e valorização da
vida humana.
Para começar, faça uma reflexão sobre o tema.
Copie e responda as
questões abaixo:
1.
O que significa “cuidado com a vida”
para você?
2.
Quais atitudes podemos manter para
manter o cuidado com a nossa vida e com a vida de outras pessoas?
3.
No seu cotidiano, você enxerga exemplos
de desrespeito à vida humana? Explique.
4.
Na sua crença religiosa, como o assunto
do cuidado com a vida é tratado? Quais são os ensinamentos da sua religião
sobre o cuidado e com a sua vida e com a do próximo? Se quiser, você pode citar
trechos da Bíblia (caso você seja cristão) ou falar sobre ensinamentos que você
aprendeu com alguma liderança religiosa (mãe/pai de santo, padre, pastor,
etc.).
ATIVIDADE 02
Corresponde à aula de 30/03
Copie e leia o
texto abaixo:
As
religiões com frequência não fazem distinção entre o plano ético e o plano
religioso. Os costumes da tribo, as regras ou os princípios (...) são tão
importantes quanto os sacrifícios e as orações. Entre os dez mandamentos que
Moisés deu aos judeus havia os que tratavam de religião – “Não terás outros
deuses diante de mim” – e os relativos à ética – “Não matarás”. Incluem-se nos
cinco pilares dos muçulmanos tanto o orar a Deus quanto dar esmolas aos pobres.
Referência: HELLERN, V.; NOTAKER, H.; GAARDEN, J.
O
livro das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 34.
Após a leitura, copie
e responda as questões abaixo:
1. Duas
religiões são citadas no texto. Quais são?
2. Quais
ensinamentos religiosos são citados no texto?
3. Em
sua opinião, nos ensinamentos religiosos citados no texto, há uma preocupação
com o cuidado da vida e com o próximo? Explique.
ATIVIDADE 03
Corresponde à aula de 06/04
Leia o
texto abaixo:
A Declaração Universal
dos Direitos Humanos (DUDH) é um
documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes
de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a
Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em
10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos
e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos
humanos.
Vamos conhecer alguns artigos importantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos?
Artigo III
Todo
ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Artigo IV
Ninguém
será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos
serão proibidos em todas as suas formas.
Artigo V
Ninguém
será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou
degradante.
Artigo VI
Todo
ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa
perante a lei.
Artigo VII
Todos
são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual
proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer
discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a
tal discriminação.
Artigo IX
Ninguém
será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
Artigo XI
1. Todo ser humano acusado de um ato delituoso
tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido
provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido
asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
2.
Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não
constituíam delito perante o direito nacional ou internacional.
Artigo XVIII
Todo
ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este
direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de
manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e
pela observância, em público ou em particular.
Artigo XIX
Todo
ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui
a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e
transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de
fronteiras.
Referência: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf>
Após
a leitura, copie e responda
as questões abaixo:
1.
Explique o que são os direitos humanos.
2.
Quando a Declaração Universal
dos Direitos Humanos foi
criada?
3. Segundo a Declaração, a liberdade de
possuir e escolher uma religião são direitos humanos fundamentais. Em sua
opinião, esse direito é respeitado pelas sociedades?
4.
Escolha dois artigos da Declaração que
você considerou mais importantes e copie-os.
ATIVIDADE 04
Corresponde à aula de 13/04
A
partir da Declaração Universal
dos Direitos Humanos, estudada na atividade
anterior, crie um desenho ou uma
história em quadrinhos sobre um dos direitos humanos fundamentais. Use
uma folha de ofício (se você tiver) ou uma folha de caderno. Capriche!
ATIVIDADE 05
Corresponde à aula de 27/04
Utilizar o período da aula de Ensino Religioso para concluir a tarefa anterior:
Utilizar o período da aula de Ensino Religioso para concluir a tarefa anterior:
A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, estudada na atividade anterior, crie um desenho ou uma história em quadrinhos sobre um dos direitos humanos fundamentais. Use uma folha de ofício (se você tiver) ou uma folha de caderno. Capriche!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.