terça-feira, 28 de abril de 2020

Turma 92 - Ensino Religioso - Professora Fernanda



Disciplina: Ensino Religioso | Turma: 92 | Professora: Fernanda Golembiewski

ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividade no caderno;
- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;
- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais.
Bons estudos!


ATIVIDADE 01 
Corresponde à aula de 23/03

Estudaremos assuntos sobre cuidado e valorização da vida humana
Para começar, faça uma reflexão sobre o tema.

Copie e responda as questões abaixo:

1.    O que significa “cuidado com a vida” para você?

2.    Quais atitudes podemos manter para manter o cuidado com a nossa vida e com a vida de outras pessoas?

3.    No seu cotidiano, você enxerga exemplos de desrespeito à vida humana? Explique.

4.    Na sua crença religiosa, como o assunto do cuidado com a vida é tratado? Quais são os ensinamentos da sua religião sobre o cuidado e com a sua vida e com a do próximo? Se quiser, você pode citar trechos da Bíblia (caso você seja cristão) ou falar sobre ensinamentos que você aprendeu com alguma liderança religiosa (mãe/pai de santo, padre, pastor, etc.).


ATIVIDADE 02 
Corresponde à aula de 30/03

Copie e leia o texto abaixo:

As religiões com frequência não fazem distinção entre o plano ético e o plano religioso. Os costumes da tribo, as regras ou os princípios (...) são tão importantes quanto os sacrifícios e as orações. Entre os dez mandamentos que Moisés deu aos judeus havia os que tratavam de religião – “Não terás outros deuses diante de mim” – e os relativos à ética – “Não matarás”. Incluem-se nos cinco pilares dos muçulmanos tanto o orar a Deus quanto dar esmolas aos pobres.
Referência: HELLERN, V.; NOTAKER, H.; GAARDEN, J.
O livro das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 34.

Após a leitura, copie e responda as questões abaixo:

1.    Duas religiões são citadas no texto. Quais são?

2.    Quais ensinamentos religiosos são citados no texto?

3.   Em sua opinião, nos ensinamentos religiosos citados no texto, há uma preocupação com o cuidado da vida e com o próximo? Explique.


ATIVIDADE 03 
Corresponde à aula de 06/04

Leia o texto abaixo:

Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

Vamos conhecer alguns artigos importantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos?
Artigo III
Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo IV
Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.  

Artigo V
Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Artigo VI
Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.

Artigo VII
Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Artigo IX
Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo XI
 1. Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional.

Artigo XVIII
Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular.

Artigo XIX
Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
Referência: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf>

Após a leitura, copie e responda as questões abaixo:

1.    Explique o que são os direitos humanos.

2.    Quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada?

3.  Segundo a Declaração, a liberdade de possuir e escolher uma religião são direitos humanos fundamentais. Em sua opinião, esse direito é respeitado pelas sociedades?

4.    Escolha dois artigos da Declaração que você considerou mais importantes e copie-os.


ATIVIDADE 04
Corresponde à aula de 13/04

A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, estudada na atividade anterior, crie um desenho ou uma história em quadrinhos sobre um dos direitos humanos fundamentais. Use uma folha de ofício (se você tiver) ou uma folha de caderno. Capriche!


ATIVIDADE 05
Corresponde à aula de 27/04

Utilizar o período da aula de Ensino Religioso para concluir a tarefa anterior:

A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, estudada na atividade anterior, crie um desenho ou uma história em quadrinhos sobre um dos direitos humanos fundamentais. Use uma folha de ofício (se você tiver) ou uma folha de caderno. Capriche!

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