Público
alvo: 5º ano do Ensino Fundamental (turmas 51 e 52)
Componente curricular: Matemática
Professora proponente: Patrícia Pires
Período que
corresponde a atividade domiciliar: 27 à 30 de
abril de 2020.
Objeto de
conhecimento:
Matemática
Matemática
- Histórias matemática, envolvendo soma
e subtração.
- Adição e subtração com ou sem transporte até dezena de milhar.
- Multiplicação por dois algarismos.
Geografia
- Mapas e imagens de satélite.
História
- Formação dos
primeiros povos (nômades e sedentários)
Objetivo da
atividade domiciliar:
Matemática
Matemática
- Resolver situação problema que envolva a ideia
de adição, subtração com números naturais.
- Efetuar
cálculos de adição e subtração, utilizando as técnicas operatórias com números
naturais.
- Efetuar as
multiplicações com dois algarismos, utilizando as técnicas operatórias com números naturais.
Geografia
- Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.
História
- Identificar os processos de formação das culturas e dos povos relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
- Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.
- Identificar os processos de formação das culturas e dos povos relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
ORIENTAÇÕES:
--> Clique
nas imagens para ampliá-las;
--> Ler as
atividades com atenção;
--> Copiar as
atividades no caderno, (não precisa imprimir). Não esqueça de colocar a data.
Atividade
do dia 27/04/2020
MATEMÁTICA
- Ler com atenção a explicação abaixo, para depois resolver as atividades:
- Como fazer uma multiplicação com dois ou mais algarismos no multiplicador.
1
Escreva os números de dois dígitos um sobre o outro. Coloque um dos números na linha superior e o outro logo abaixo
dele. Não existe um jeito certo ou errado de posicionar os números, mas, se um
deles terminar com zero, como 40, coloque-o embaixo. Assim, você vai poder
pular um cálculo.
·
Por exemplo, se estiver multiplicando
22 por 43, você pode colocar qualquer um dos dois números na linha superior ou
inferior.
2
Multiplique o número que está na casa das unidades da linha inferior
pelo que está na mesma casa da linha superior. Não se preocupe com o número na casa das dezenas da linha inferior
por enquanto. Use apenas o número na casa das unidades e multiplique-o pelo
número que está logo acima dele. Anote o resultado diretamente abaixo da linha
inferior.
·
Assim, em 22 x 43, multiplique 3 por
2 para obter 6
3
Multiplique o número na casa das unidades da linha inferior pelo número na casa das dezenas da linha superior. Use o mesmo número da linha inferior para multiplicar a dezena superior. Em seguida, anote o resultado embaixo da linha inferior, diretamente abaixo do espaço das dezenas.
· Por exemplo, em 22 x 43, você agora precisa multiplicar o 3 pelo outro 2 para obter 6. O número da última linha deverá ser 66.
4
Coloque um zero embaixo do resultado. Antes de começar a multiplicar a próxima parte, coloque um zero abaixo da casa das unidades. Isso vai manter o espaço para que você possa começar a multiplicar com a dezena da linha inferior.
· Assim, se 66 foi o primeiro resultado, coloque um 0 logo abaixo do 6 das unidades
5
Multiplique a dezena inferior pela unidade superior. Agora que você já trabalhou com a unidade inferior, multiplique a dezena inferior pela unidade superior. Anote o resultado ao lado do zero que você colocou.
· Por exemplo, 4 x 2 = 8. Portanto, coloque um 8 ao lado do 0.
6
Multiplique a dezena inferior pela dezena superior. Escreva o resultado ao lado do número que você acabou de anotar.
· No caso de 4 x 2, anote outro 8 ao lado do 80 que você já tinha anotado.
7
Some os dois resultados para saber qual a resposta. Se os números não tiverem mais dígitos, você agora pode somar as duas linhas dos resultados. O número resultante dessa soma será a resposta.
· No exemplo, você precisa somar 66 + 880 para chegar a 946.
Atividade de matemática
Atividade do dia 29/04/2020
MATEMÁTICA
Atividade do dia 30/04/2020
GEOGRAFIA
Responda as questões abaixo:
1-O que é rotação?
2-O que é translação?
3-O que é planisfério?
4-O mapa acima mostra a superfície terrestre e todos os países representados em um planisfério. Localize o Brasil e os países da América do sul que são vizinhos do Brasil. Quais são eles?
HISTÓRIA
LEIA A FOLHA ABAIXO COM ATENÇÃO :
1- Depois de ler o texto acima, diferenciem estilo de vida nômade e sedentário:
MATEMÁTICA
- Resolva as histórias matemáticas com atenção:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.