segunda-feira, 27 de abril de 2020

Turma: 72 Língua Portuguesa Professora : Lucienne Flores Gross



Atividade de Estudos n°06/ Turma 72/ Língua Portuguesa/ Prof° Lucienne Flores Gross
Período de 27/04/20 à 30/04/20.
Instruções: Copiar no caderno e responder. Será conferido e avaliado no retorno das aulas.

                                               Verbos
É a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza. Flexiona-
se em tempo, modo, número, pessoa e voz.

Flexão verbal

Flexão em número:
* Singular ( um sujeito );
* Plural ( vários sujeitos ).

Flexão em pessoa:
* 1° ( quem fala: eu e nós )
* 2° ( com quem se fala: tu e vós )
* 3° ( de quem se fala: ele e eles ).

Flexão em modo:
*Indicativo ( indica realidade );
* Subjuntivo ( indica possibilidade );
* Imperativo ( indica ordem );

Flexões em tempo:
* Tempos no passado ( acontecimentos anterior ao momento em que se fala );
* Tempos no presente ( acontecimento simultâneo ao momento em que se fala );
* Tempos no futuro: ( acontecimento posterior ao momento em que se fala ).

Atividades
1) Circule os verbos das frases abaixo:
a) Os meninos brincavam com a bola.
b) Papai me chamou para passear no parque.
c) Entrei, falei com o diretor.
d) Ao sentir as patadas, o lobo correu.
e) Tu és forte, és corajoso e conheces tudo.
f) A borboleta tem asas coloridas.

2) Indique os tempos verbais nas frases:
a) Papai gosta de verdura.
b) José ganhou uma bola.
c) Damião estudará a lição.
d) Marisa acordou cedo.
e) Os meninos jogarão basquete.
f) O garoto vende pipoca.
g) Eu venderei meu relógio.
h) Eu canto muito bem.
i) Eu vendi minha bicicleta.

3) Escreva ao lado da frase: ação, estado ou fenômeno.
a) Chovia muito.
b) Ela era infeliz.
c) Relampejou muito.
d) As crianças brincavam.
e) Ventava muito.
f) Marta estava doente.
g) O menino está triste.

4) Numere as frases de acordo com o tempo do verbo:
1- Presente      2- Pretérito     3- Futuro
(  ) Ontem, a professora leu uma história.
(  ) Sairei mais cedo amanhã.
(  ) Vocês copiaram o texto?
(  ) Luciana recita uma poesia.
(  ) Nós já terminamos o trabalho.
(  ) Os alunos brincarão no pátio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.