segunda-feira, 27 de abril de 2020

Turma 82 - Geografia - Professor Evandro - 27/04 - 30/04


ATENÇÃO: UTILIZE DICIONÁRIO
Copiar o texto no caderno
FAÇA AS ATIVIDADES e entregar no retorno das aulas
Faça leitura do texto

                                               Qual é a identidade da América Latina

            Se os países desta região estão apenas parcialmente unidos pela língua, qual é o elemento unificador desse conjunto chamado América Latina?
            A resposta é bastante complexa, por que a América Latina é formada por um conjunto de países muito diferentes entre si. Os elementos que dão sentido a esse conjunto, ao próprio América Latina, são basicamente: a formação histórica, o desenvolvimento econômico e social insuficiente em comparação com a outra parte do continente (América Anglo-Saxônica) e a existência como regra geral de regimes políticos autoritários, com algumas exceções.
            Dois outros fatores caracterizam a América Latina no plano internacional: trata-se da região do planeta na qual, em média, existem as maiores desigualdades sociais e cujo processo de urbanização se deu de forma acelerada e problemática, reproduzindo no espaço urbano as desigualdades sociais.
            Assim, a própria denominação “América Latina” é alvo de polêmicas. Muitos estudiosos e a Organização das Nações Unidas (ONU), além de outras organizações internacionais, preferem utilizar dois nomes para essa parte do continente: América Latina de fato latinas (México, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, etc.) e Caribe para os países insulares da América Central, que se localizam no mar do Caribe, além da Guiana e do Suriname, na América do Sul. Nos países insulares do Caribe, na Guiana e no Suriname, o idioma mais falado é o inglês, seguido do holandês. Alguns estudiosos e organizações internacionais, no entanto, usam o termo Caribe como sinônimo para América Central insular, e América Latina para o México, a parte continental da América Central e a América do Sul.
            Há também autores que preferem empregar a expressão “América Ibérica” em vez de Latina pelo fato de a colonização dessa parte do globo ter sido feita predominantemente por Espanha e Portugal, países ibéricos. 
            A expressão “América Latina” só foi criada em meados do século XIX, na França, quando o então imperador Napoleão III almejava expandir seus domínios para essa parte do planeta; por isso expressão “latina” (que inclui também o francês, um idioma de origem românica ou latina) era mais adequada do que “ibérica”.


 1) Responda
a) Em que contexto a expressão “América Latina” foi criada?

b) Quem foi seu criador?

c) E qual era o seu objetivo?

2) Por que instituições como a ONU e outros autores propõem a divisão da América Latina em duas regiões: América Latina e Caribe?

3) Observe o mapa do continente americano e a ilustração do artista uruguaio Joaquín Torres Garcia (1878 – 1949) para responder as atividades:








América invertida. Joaquín Torres Garcia, 1943.













a) Interprete o significado da ilustração criada pelo artista uruguaio.

b) Identifique o país destacado na ilustração do artista. Por que ele foi destacado?

c) Identifique as partes do mundo que podem ser acessadas pelos países da América do Sul por via marítima.

4) Observe o mapa – Formas de divisão da América – e com apoio do texto responda:

a) Segundo a proposta de regionalização da América Latina, qual é o único país latino-americano situado na América do Norte?

b) Descreva a América Central.

c) Quais países de América do Sul são banhados pelo oceano Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.