Ø Assista ao vídeo do historiador Boris Fausto sobre a República Velha, copie as questões e as responda em uma folha para entregar na volta às aulas.
1. Quais foram
as regiões do Brasil (ou estados) que se desenvolveram mais e tiveram maior crescimento
urbano durante a República Velha?
2. Por
que a produção de café contribuiu para que se desenvolvesse a indústria no Brasil?
3. Segundo
o vídeo, de quais países saíram os imigrantes que vieram ao Brasil? Em quais
estados brasileiros foram viver e quais tipos de trabalho desempenhavam?
4. Pesquise
na internet e/ou em livros sobre outros grupos de imigrantes que vieram ao
Brasil entre 1890 e 1930, busque compreender as motivações que os levaram a
deixar sua terra natal, em quais estados do Brasil se instalaram e quais tipos
de trabalho tinham no Brasil. Escreva esses dados.
5. Explique
a Guerra de Canudos (1896-1897), onde ocorreu, quais as motivações para o
conflito, quem foi seu líder e como terminou.
6. Pesquise
na internet e/ou em livros o que foi a Guerra do Contestado (1912-1916), onde
ocorreu, quais as motivações para o conflito, quem foi seu líder e como
terminou.
7. Compare
a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado. Escreva um parágrafo, apontando
as semelhanças entre elas.
8. Explique
o que foi o movimento tenentista, quem foram seus líderes e quais eram seus
objetivos.
9. Segundo o historiador, quais motivos contribuíram para a que a República Velha entrasse em crise? Se puder, pesquise mais sobre isso na internet e/ou livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.