terça-feira, 28 de abril de 2020

Turmas 51 e 52 - Língua Portuguesa e Ciências - Profª Aline Klein


Público alvo: 5º ano do Ensino Fundamental (turmas 51 e 52)
Componente curricular: Língua Portuguesa e Ciências
Professora proponente: Aline Klein
Período que corresponde a atividade domiciliar: 27 a 30 de abril de 2020.
Carga horária: 7 horas
Objetos de conhecimento
·         Compreensão em leitura;
·         Morfologia;
·         Periodicidade das fases da Lua.
Objetivos da atividade domiciliar

·         Ler e compreender textos de diversos gêneros, com autonomia, considerando suas características;
·         Reconhecer as flexões dos substantivos (gênero, número e grau);
·         Observar as fases da Lua.


ATIVIDADE DO DIA 27/04/20 (segunda-feira)



ORIENTAÇÕES:

- Clique na imagem para ampliá-la;
- Leia o texto e as atividades com atenção e em voz alta;
- Copie as atividades de 1 a 5 em uma folha (de caderno ou ofício) para entregar. Nesta folha deve conter: nome da escola, nome completo do aluno, turma e a data da atividade.
- Após copiar as perguntas, marque um X na alternativa com a resposta correta, nas que são de múltipla escolha.
- Não é necessário copiar a tirinha e nem os desenhos.



ATIVIDADES DO DIA 28/04/20 (terça-feira)

ORIENTAÇÕES:

- Revise os conteúdos de Língua Portuguesa estudados até o dia 17/3, lendo com atenção as folhinhas com as explicações;
- Leia as explicações abaixo com atenção e em voz alta;
- Clique na imagem para ampliá-la;
- Leia as atividades com atenção e em voz alta;
- Copie todo o conteúdo (explicação e atividades) em uma folha (de caderno ou ofício) para entregar. Nesta folha deve conter: nome da escola, nome completo do aluno, turma e a data da atividade.
- Pesquise no dicionário ou em sites confiáveis o significado das palavras que você não entender.
- Não é necessário copiar desenhos e nem a cruzadinha da atividade. A cruzadinha serve para orientar e você ter certeza de suas respostas.

- Já estudamos o significado de substantivo e suas classificações (comum/próprio; simples/composto; primitivo/derivado; coletivo; abstrato/concreto). Hoje vamos estudar que os substantivos podem ser flexionados, ou seja, podem variar. Os substantivos podem variar em gênero, número e grau.


EXPLICAÇÃO:

FLEXÕES DOS SUBSTANTIVOS

Gênero

 - FEMININO: os que admitem os artigos A(s) ou UMA(s).
EXEMPLOS: nora, mulher, menina

 - MASCULINO: os que admitem os artigos O(s) ou UM (uns).
EXEMPLOS: genro, homem, menino


Número

 - SINGULAR: quando representa apenas UM ser, objeto ou grupo de seres ou objetos.
EXEMPLOS: casa, celular, leão, anel

- PLURAL: quando representa MAIS DE UM ser, objeto ou grupo de seres e objetos.
EXEMPLOS: casas, celulares, leões, anéis


Grau

 AUMENTATIVO: indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
EXEMPLOS: abelhão, animalão, narigão

DIMINUTIVO: indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser.
EXEMPLOS: abelhinha, animalzinho, narizinho






ATIVIDADE DO DIA 29/04/20 (quarta-feira)

ORIENTAÇÕES:

- Clique nos links para abrir os vídeos no Youtube e assista-os com muita atenção;
- Leia as atividades com atenção e em voz alta;
- Copie e responda as atividades em uma folha (de caderno ou ofício) para entregar. Nesta folha deve conter: nome da escola, nome completo do aluno, turma e a data da atividade.

Lua - nosso satélite natural


Movimentos da Lua - rotação, translação e revolução


Fases da Lua - refletindo a luz do Sol



 DIA 30/04/20 (quinta-feira)
Hora-atividade da professora

DIA 01/05/20 (sexta-feira)
Feriado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.