Público alvo: 5º ano do Ensino Fundamental (turmas 51 e 52)
Componente curricular: Língua Portuguesa e Ciências
Professora proponente: Aline KleinPeríodo que corresponde a atividade domiciliar: 27 a 30 de abril de 2020.
Carga horária: 7 horas
Objetos de conhecimento:
·
Compreensão
em leitura;
·
Morfologia;
·
Periodicidade
das fases da Lua.
Objetivos da atividade domiciliar:
·
Ler
e compreender textos de diversos gêneros, com autonomia, considerando suas
características;
·
Reconhecer as flexões dos substantivos (gênero, número e
grau);
·
Observar
as fases da Lua.
ATIVIDADE DO DIA
27/04/20 (segunda-feira)
ORIENTAÇÕES:
- Clique na imagem para ampliá-la;
- Leia o texto e as atividades com atenção e em
voz alta;
- Copie as atividades de 1 a 5 em uma folha (de
caderno ou ofício) para entregar. Nesta folha deve conter: nome da escola, nome
completo do aluno, turma e a data da atividade.
- Após copiar as perguntas, marque um X na
alternativa com a resposta correta, nas que são de múltipla escolha.
- Não é necessário copiar a tirinha e nem os
desenhos.
ATIVIDADES DO DIA
28/04/20 (terça-feira)
ORIENTAÇÕES:
- Revise os conteúdos de Língua Portuguesa estudados
até o dia 17/3, lendo com atenção as folhinhas com as explicações;
- Leia as explicações abaixo com atenção e em
voz alta;
- Clique na imagem para ampliá-la;
- Leia as atividades com atenção e em voz alta;
- Copie todo o conteúdo (explicação e
atividades) em uma folha (de caderno ou ofício) para entregar. Nesta folha deve
conter: nome da escola, nome completo do aluno, turma e a data da atividade.
- Pesquise no dicionário ou em sites confiáveis
o significado das palavras que você não entender.
- Não é necessário copiar desenhos e nem a
cruzadinha da atividade. A cruzadinha serve para orientar e você ter certeza de
suas respostas.
- Já estudamos o significado de substantivo e
suas classificações (comum/próprio; simples/composto; primitivo/derivado;
coletivo; abstrato/concreto). Hoje vamos estudar que os substantivos podem ser
flexionados, ou seja, podem variar. Os substantivos podem variar em gênero,
número e grau.
EXPLICAÇÃO:
FLEXÕES
DOS SUBSTANTIVOS
Gênero
- FEMININO: os
que admitem os artigos A(s) ou UMA(s).
EXEMPLOS: nora, mulher, menina
- MASCULINO: os
que admitem os artigos O(s) ou UM (uns).
EXEMPLOS: genro, homem, menino
Número
- SINGULAR: quando representa apenas UM ser, objeto ou grupo de seres ou objetos.
EXEMPLOS: casa, celular, leão, anel
- PLURAL: quando
representa MAIS DE UM ser, objeto ou grupo de seres e objetos.
EXEMPLOS: casas, celulares, leões, anéis
Grau
- AUMENTATIVO: indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
EXEMPLOS: abelhão, animalão, narigão
- DIMINUTIVO: indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser.
EXEMPLOS: abelhinha, animalzinho,
narizinho
ATIVIDADE DO DIA
29/04/20 (quarta-feira)
ORIENTAÇÕES:
- Clique nos links para abrir os vídeos no
Youtube e assista-os com muita atenção;
- Leia as atividades com atenção e em voz alta;
- Copie e responda as atividades em uma folha
(de caderno ou ofício) para entregar. Nesta folha deve conter: nome da escola,
nome completo do aluno, turma e a data da atividade.
Lua - nosso satélite natural
Movimentos da Lua - rotação, translação e revolução
Fases da Lua - refletindo a luz do Sol
DIA 30/04/20
(quinta-feira)
Hora-atividade
da professora
DIA 01/05/20
(sexta-feira)
Feriado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.