ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividade no
caderno;
- Registrar, no caderno, a
data em que a atividade está sendo realizada;
- A atividade será vista
pela professora na volta das aulas presenciais.
Bons estudos!
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ATIVIDADE 01
Corresponde à aula de 23/03
Copie no
seu caderno e leia o texto
abaixo:
As pessoas que seguem crenças
religiosas e possuem fé na existência de divindades (Deus, deuses, orixás, etc.),
orientam a sua vida para seguirem os ensinamentos da sua religião e estarem
próximos da divindade na qual creem. Para isso, os religiosos realizam orações,
participam de cultos religiosos, frequentam lugares sagrados, seguem regras e
costumes conforme os textos sagrados ou os ensinamentos orientam. Pode-se dizer
que todas essas atitudes são formas das pessoas estarem próximas da fé e da
divindade em que acreditam.
Reflita (pense) sobre o que você leu
acima, copie e faça a atividade
a seguir:
1. Caso você seja uma pessoa religiosa, o
que você costuma fazer no dia a dia para estar próximo daquilo que você
acredita, ou seja, da sua fé? Caso você não seja uma pessoa religiosa, pode
falar sobre alguém da sua família ou algum conhecido. Escreva um texto de, aproximadamente,
10 linhas.
ATIVIDADE 02
Corresponde à aula de 30/03
Para compreendermos
melhor a relação entre as pessoas, as religiões e as divindades, estudaremos os
significados palavras muito importantes para o conhecimento sobre as religiões.
Leia os textos abaixo (não é necessário copiar).
TEXTO
01:
O
que é divindade?
Significado
de Divindade
(substantivo
feminino)
Ser
sagrado, que provém de Deus ou a Ele se refere.
Essência
divina; o próprio Deus.
O
que serve de culto religioso, de acordo com as crenças que admitem mais de um
Deus: a divindade da natureza.
[Por
Extensão] O que pode ser alvo de veneração: ela é uma divindade.
Fonte:
Dicio – Dicionário Online de Português.
Retirado de: <https://www.dicio.com.br/divindade/>.
TEXTO
2:
Monoteísmo
e Politeísmo
Ao longo da história,
existiram (e muitas seguem existindo) diversas crenças religiosas. Podemos
caracterizá-las como MONOTEÍSTAS ou POLITEÍSTAS. No sexto ano, você estudou, na
disciplina de História, sobre povos que seguiam crenças politeístas, como os
antigos egípcios, os gregos e os romanos. Estudou, também, que o primeiro povo
a ter uma crença monoteísta foi o povo hebreu, dando origem ao Judaísmo. Vamos
relembrar as diferenças entre monoteísmo e politeísmo.
Politeísmo é a crença em muitos deuses ou sua adoração. (...) O
politeísmo se espalhou pelo mundo antigo e em muitas culturas antigas existiu a
prática do politeísmo e seus deuses tinham características humanas (antropomorfismo)
e funções específicas, como na Grécia e Roma antigas, onde
havia um (...) sistema mitológico e diversas divindades que interferiam nas
atividades humanas (mitologia grega): Zeus, Hera, Atena, Poseidon, Ares, Apolo, Afrodite etc.
O Império Romano assimilou o politeísmo grego e de outras culturas
que conquistara (mitologia romana): Júpiter, Juno, Minerva, Netuno, Marte,
Apolo, Vênus. No Egito Antigo os deuses tinham formas híbridas de
objetos da natureza, animais e humanos num sistema de crenças bem desenvolvido
e que era a base de sua cultura. Os faraós eram as personificações de
deuses na terra e seus deuses eram o sol (Amon-Rá), a fertilidade (Isis), a
fecundidade (Osíris) e outros. (...) Politeístas são as religiões e crenças
popularmente praticadas em todo o mundo atual, ou seja, no Hinduísmo, Budismo
Mahayana, Confucionismo, Taoísmo, Xintoísmo e nas religiões tribais africanas e
americanas.
Monoteísmo é a crença em um deus único, singular e deriva das
palavras gregas μόνος (monos)
"único" e θεός (theos)
"divindade". Acredita em um único Deus onipresente, onisciente e
onipotente, responsável pela criação de todas as coisas no Universo, diferindo
dos politeístas que creem que cada particularidade da natureza ou
atividade humana seja de responsabilidade de diferentes divindades.
Exemplos de
crenças monoteístas:
- Monoteísmo islâmico:
acredita em Deus (Alá) como considerado único e sem igual.
- Monoteísmo judaico:
declara a existência de um Deus único e que não existe unicidade como a
dele.
- Monoteísmo cristão: crê num único Deus onipotente, onipresente e onisciente, que subsiste em três pessoas da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) – conceito trinitário – mas como um único Deus.
Referências: <https://www.infoescola.com/religiao/politeismo/>.
<https://www.infoescola.com/religiao/monoteismo/>.
Após a leitura dos textos, copie e faça a atividade abaixo:
1. Escreva um texto, de aproximadamente
10 linhas, explicando o significado das três palavras abaixo:
DIVINDADE
MONOTEÍSMO
POLITEÍSMO
ATIVIDADE 03
Corresponde à aula de 06/04
Estudaremos,
nas próximas atividades, exemplos de formas de comunicação das pessoas com as
divindades, ou seja, atitudes individuais ou coletivas que aproximam as pessoas
da sua fé. O primeiro exemplo é a cerimônia
religiosa.
Copie
e leia o texto abaixo:
A
cerimônia
A cerimônia religiosa desempenha um
papel importante em todas as religiões. Nessas ocasiões, segundo certas regras
predeterminadas, invoca-se ou louva-se um deus ou vários deuses, ou ainda
manifesta-se gratidão a ele ou a eles. Tais cerimônias religiosas, ou ritos,
tendem a seguir um padrão bem distinto, ou ritual.
O conjunto de cerimônias religiosas
de uma religião é conhecido como culto
ou liturgia. (...) O culto promove o contato com o sagrado e por isso costuma ser realizado em lugares sagrados
(templos, mesquitas, igrejas), nos quais há objetos sagrados. As pessoas que lideram o culto também
podem ser sagradas, ou pelo menos especialmente consagradas a esse trabalho.
As palavras sagradas exercem no culto uma
função relevante: orações, invocações,
trechos de textos sagrados e os mitos, muitas vezes associados a ritos
específicos.
Referência: HELLERN, V.; NOTAKER, H.; GAARDEN, J.
O livro das religiões. São Paulo: Companhia
das Letras, 2000. p. 24.
A partir da leitura do texto estudado na atividade
anterior, copie e responda as
atividades abaixo:
1. Segundo o texto, quais elementos fazem
parte de uma cerimônia religiosa?
2. Qual é a importância de uma cerimônia
religiosa na comunicação das pessoas com a divindade em que acreditam (Deus,
deuses, orixás, etc.)?
ATIVIDADE 04
Corresponde à aula de 13/04
Releia
o texto estudado na atividade anterior (sobre
cerimônias religiosas).
Após a leitura, copie
e realize a tarefa abaixo:
1. Você
já participou de uma cerimônia religiosa (exemplo: missa, culto, reuniões em
terreiros, reuniões em casas espíritas, etc.)? Se sim, escreva um texto, com aproximadamente 10 linhas, a respeito
dessa cerimônia: onde ela ocorreu, quais pessoas estavam com você, quem liderou
a cerimônia, o que aconteceu nessa cerimônia, etc. Caso você nunca tenha
participado de uma cerimônia religiosa ou não se sinta à vontade para falar
sobre, pesquise um exemplo de cerimônia religiosa e escreva o texto sobre ela.
2.
Faça um desenho que represente a cerimônia religiosa
escolhida.
ATIVIDADE 05
Corresponde à aula de 27/04
1. As duas imagens acima mostram formas
de oração em diferentes religiões. O que você observa nas duas imagens?
2. Observe
a imagem abaixo:
Fonte:
<https://fraternitasmovimento.blogspot.com/2017/05/memoria-oracao-e-mundo-tres-pontos-de.html>
a)
Qual
mensagem essa imagem quer nos passar?
b)
Em
sua opinião, qual é a importância da oração para as pessoas que são religiosas?
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