terça-feira, 28 de abril de 2020

Turma 72 - Ensino Religioso - Professora Fernanda



Disciplina: Ensino Religioso | Turma: 72 | Professora: Fernanda Golembiewski

                                                   ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividade no caderno;
- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;
- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais.
Bons estudos!


ATIVIDADE 01 
Corresponde à aula de 23/03

Copie no seu caderno e leia o texto abaixo:
         As pessoas que seguem crenças religiosas e possuem fé na existência de divindades (Deus, deuses, orixás, etc.), orientam a sua vida para seguirem os ensinamentos da sua religião e estarem próximos da divindade na qual creem. Para isso, os religiosos realizam orações, participam de cultos religiosos, frequentam lugares sagrados, seguem regras e costumes conforme os textos sagrados ou os ensinamentos orientam. Pode-se dizer que todas essas atitudes são formas das pessoas estarem próximas da fé e da divindade em que acreditam.
Reflita (pense) sobre o que você leu acima, copie e faça a atividade a seguir:
1.     Caso você seja uma pessoa religiosa, o que você costuma fazer no dia a dia para estar próximo daquilo que você acredita, ou seja, da sua fé? Caso você não seja uma pessoa religiosa, pode falar sobre alguém da sua família ou algum conhecido. Escreva um texto de, aproximadamente, 10 linhas.

ATIVIDADE 02 
Corresponde à aula de 30/03

Para compreendermos melhor a relação entre as pessoas, as religiões e as divindades, estudaremos os significados palavras muito importantes para o conhecimento sobre as religiões.

Leia os textos abaixo (não é necessário copiar). 

TEXTO 01:
O que é divindade?

Significado de Divindade
(substantivo feminino)
Ser sagrado, que provém de Deus ou a Ele se refere.
Essência divina; o próprio Deus.
O que serve de culto religioso, de acordo com as crenças que admitem mais de um Deus: a divindade da natureza.
[Por Extensão] O que pode ser alvo de veneração: ela é uma divindade.

 Fonte: Dicio – Dicionário Online de Português. 
Retirado de: <https://www.dicio.com.br/divindade/>.


TEXTO 2:
Monoteísmo e Politeísmo
Ao longo da história, existiram (e muitas seguem existindo) diversas crenças religiosas. Podemos caracterizá-las como MONOTEÍSTAS ou POLITEÍSTAS. No sexto ano, você estudou, na disciplina de História, sobre povos que seguiam crenças politeístas, como os antigos egípcios, os gregos e os romanos. Estudou, também, que o primeiro povo a ter uma crença monoteísta foi o povo hebreu, dando origem ao Judaísmo. Vamos relembrar as diferenças entre monoteísmo e politeísmo.  
Politeísmo é a crença em muitos deuses ou sua adoração. (...) O politeísmo se espalhou pelo mundo antigo e em muitas culturas antigas existiu a prática do politeísmo e seus deuses tinham características humanas (antropomorfismo) e funções específicas, como na Grécia e Roma antigas, onde havia um (...) sistema mitológico e diversas divindades que interferiam nas atividades humanas (mitologia grega): Zeus, Hera, Atena, Poseidon, Ares, Apolo, Afrodite etc. O Império Romano assimilou o politeísmo grego e de outras culturas que conquistara (mitologia romana): Júpiter, Juno, Minerva, Netuno, Marte, Apolo, Vênus. No Egito Antigo os deuses tinham formas híbridas de objetos da natureza, animais e humanos num sistema de crenças bem desenvolvido e que era a base de sua cultura. Os faraós eram as personificações de deuses na terra e seus deuses eram o sol (Amon-Rá), a fertilidade (Isis), a fecundidade (Osíris) e outros. (...) Politeístas são as religiões e crenças popularmente praticadas em todo o mundo atual, ou seja, no Hinduísmo, Budismo Mahayana, Confucionismo, Taoísmo, Xintoísmo e nas religiões tribais africanas e americanas.
Monoteísmo é a crença em um deus único, singular e deriva das palavras gregas μόνος (monos) "único" e θεός (theos) "divindade". Acredita em um único Deus onipresente, onisciente e onipotente, responsável pela criação de todas as coisas no Universo, diferindo dos politeístas que creem que cada particularidade da natureza ou atividade humana seja de responsabilidade de diferentes divindades.
Exemplos de crenças monoteístas:
  • Monoteísmo islâmico: acredita em Deus (Alá) como considerado único e sem igual.
  • Monoteísmo judaico: declara a existência de um Deus único e que não existe unicidade como a dele.
  • Monoteísmo cristão: crê num único Deus onipotente, onipresente e onisciente, que subsiste em três pessoas da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) – conceito trinitário – mas como um único Deus.
Referências: <https://www.infoescola.com/religiao/politeismo/>.
<https://www.infoescola.com/religiao/monoteismo/>.


Após a leitura dos textos, copie e faça a atividade abaixo:

1. Escreva um texto, de aproximadamente 10 linhas, explicando o significado das três palavras abaixo:

DIVINDADE

MONOTEÍSMO

POLITEÍSMO
             

ATIVIDADE 03 
Corresponde à aula de 06/04

Estudaremos, nas próximas atividades, exemplos de formas de comunicação das pessoas com as divindades, ou seja, atitudes individuais ou coletivas que aproximam as pessoas da sua fé. O primeiro exemplo é a cerimônia religiosa.

Copie e leia o texto abaixo:

A cerimônia
          A cerimônia religiosa desempenha um papel importante em todas as religiões. Nessas ocasiões, segundo certas regras predeterminadas, invoca-se ou louva-se um deus ou vários deuses, ou ainda manifesta-se gratidão a ele ou a eles. Tais cerimônias religiosas, ou ritos, tendem a seguir um padrão bem distinto, ou ritual.
          O conjunto de cerimônias religiosas de uma religião é conhecido como culto ou liturgia. (...) O culto promove o contato com o sagrado e por isso costuma ser realizado em lugares sagrados (templos, mesquitas, igrejas), nos quais há objetos sagrados. As pessoas que lideram o culto também podem ser sagradas, ou pelo menos especialmente consagradas a esse trabalho.
          As palavras sagradas exercem no culto uma função relevante: orações, invocações, trechos de textos sagrados e os mitos, muitas vezes associados a ritos específicos.
Referência: HELLERN, V.; NOTAKER, H.; GAARDEN, J. 
O livro das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 24.

A partir da leitura do texto estudado na atividade anterior, copie e responda as atividades abaixo:

1.    Segundo o texto, quais elementos fazem parte de uma cerimônia religiosa?
2.    Qual é a importância de uma cerimônia religiosa na comunicação das pessoas com a divindade em que acreditam (Deus, deuses, orixás, etc.)?

ATIVIDADE 04
Corresponde à aula de 13/04

Releia o texto estudado na atividade anterior (sobre cerimônias religiosas). 
Após a leitura, copie e realize a tarefa abaixo:

1.  Você já participou de uma cerimônia religiosa (exemplo: missa, culto, reuniões em terreiros, reuniões em casas espíritas, etc.)? Se sim, escreva um texto, com aproximadamente 10 linhas, a respeito dessa cerimônia: onde ela ocorreu, quais pessoas estavam com você, quem liderou a cerimônia, o que aconteceu nessa cerimônia, etc. Caso você nunca tenha participado de uma cerimônia religiosa ou não se sinta à vontade para falar sobre, pesquise um exemplo de cerimônia religiosa e escreva o texto sobre ela.

2.    Faça um desenho que represente a cerimônia religiosa escolhida.



ATIVIDADE 05
Corresponde à aula de 27/04




 Copie e responda as questões abaixo:

1.    As duas imagens acima mostram formas de oração em diferentes religiões. O que você observa nas duas imagens?
2.    Observe a imagem abaixo:

Fonte: <https://fraternitasmovimento.blogspot.com/2017/05/memoria-oracao-e-mundo-tres-pontos-de.html>

a)    Qual mensagem essa imagem quer nos passar?
b)    Em sua opinião, qual é a importância da oração para as pessoas que são religiosas?

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