Atividade
de Estudos na disciplina de Matemática.
Professora
Andrea.
Turma:
82
Atividades
referentes ao período de:06/04/20 à 09/04/2020.
Datas
das Aulas:06/04/20 e 15/04/20.
Instruções:
|
Vamos
relembrar (Revisão):
RADICIAÇÃO:
Radiciação
é a operação matemática inversa à potenciação. Enquanto a
potenciação é uma multiplicação na qual todos os fatores são
iguais, a radiciação procura descobrir que fatores são esses,
dando o resultado dessa multiplicação.
EX:
3√125
=5
Porque:
53=125
(5.5.5=125)
(Lê-se
raiz cúbica de 125).
Observação:
Quando não aparecer nenhum valor no índice do radical, o seu valor
é igual a 2. Essa raiz é chamada de raiz quadrada.
EX:√100=
10
Porque:
102=100
(10.10=100)
(Lê-se
raiz quadrada de 100)
Outros
Exemplos:
Potenciação------------------------radiciação
a)
7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b)
2³= 8 ------------------------------ 3√8=
2
c)
3⁴= 81 ---------------------------- 4√81=
3
O
sinal √ chamamos de radical
O
índice 2 significa : raiz quadrada
O
índice 3 significa: raiz cúbica
O
índice 4 significa: raiz quarta
|
√49=
7 lê-se: raiz quadrada de 49
3√8
= 2 lê-se : raiz cúbica de 8
4√81
= 3 lê-se: raiz quarta de 81
|
Exercícios:
1)
Determine a Raiz quadrada:
Ex:
√9 = 3 √16 = 4
a)
√25 = b) √81 =
c)
√0 = d) √1 =
e)
√64 = f) √100 =
2)
Determine a Raiz cúbica:
-
Ex: 3√8 = 2
-
3√216 = 6
a)
3√125
= b) 3√64
=
c)
3√0
= d) 3√1
=
e)
3√343
= f) 3√100
=
3)
Calcule as potências:
a)
2 6
=
b)
(-6)2
=
c)
-6 2
=
d)
(-2)3
=
e)
-2 3
=
f)
5 0
=
g)
(-8)0
=
h)
(4 2)
3
=
i)
(2) -3
=
j)
(10)-2
=
k)
(4) -1
=
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