segunda-feira, 6 de abril de 2020

Turma 82-Matemática-Profª Andrea


Atividade de Estudos na disciplina de Matemática.

Professora Andrea.
Turma: 82
Atividades referentes ao período de:06/04/20 à 09/04/2020.
Datas das Aulas:06/04/20 e 15/04/20.
Instruções:
  • Copiar a revisão no caderno de Matemática. Os exercícios devem ser copiados e entregues, em folha simples(caderno ou ofício) na primeira aula da disciplina, quando as aulas forem retomadas. O caderno será conferido neste mesmo período.
  • Pode ser realizada a caneta ou lápis.
  • A atividade a ser entregue deve identificação(nome, nome da professora, turma, data das aulas).

Vamos relembrar (Revisão):
RADICIAÇÃO:
Radiciação é a operação matemática inversa à potenciação. Enquanto a potenciação é uma multiplicação na qual todos os fatores são iguais, a radiciação procura descobrir que fatores são esses, dando o resultado dessa multiplicação.




EX: 3√125 =5
Porque: 53=125 (5.5.5=125)
(Lê-se raiz cúbica de 125).
Observação: Quando não aparecer nenhum valor no índice do radical, o seu valor é igual a 2. Essa raiz é chamada de raiz quadrada.
EX:√100= 10
Porque: 102=100 (10.10=100)
(Lê-se raiz quadrada de 100)
Outros Exemplos:
Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ 3√8= 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- 4√81= 3
O sinal √ chamamos de radical
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
3√8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
4√81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81

Exercícios:
1) Determine a Raiz quadrada:
Ex: √9 = 3 √16 = 4

a) √25 = b) √81 =

c) √0 = d) √1 =

e) √64 = f) √100 =


2) Determine a Raiz cúbica:
  • Ex: 3√8 = 2
  • 3√216 = 6
a) 3√125 = b) 3√64 =
c) 3√0 = d) 3√1 =
e) 3√343 = f) 3√100 =

3) Calcule as potências:
a) 2 6 =
b) (-6)2 =
c) -6 2 =
d) (-2)3 =
e) -2 3 =
f) 5 0 =
g) (-8)0 =
h) (4 2) 3 =
i) (2) -3 =
j) (10)-2 =
k) (4) -1 =

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