segunda-feira, 6 de abril de 2020

Turma 91-Matemática-Profª Andrea


Atividade de Estudos na disciplina de Matemática.

Professora Andrea.
Turma: 91
Atividades referentes ao período de:06/04/20 à 09/04/20.
Datas das Aulas:06/04 – 07/04 e 08/04/20.
Instruções:
  • Copiar a revisão no caderno de Matemática. Os exercícios devem ser copiados e entregues em folha simples(caderno ou ofício) na primeira aula da disciplina, quando as aulas forem retomadas. O caderno será conferido neste mesmo período.
  • Pode ser realizada a caneta ou lápis.
  • A atividade a ser entregue deve identificação(nome, nome da professora, turma, data das aulas).

Revisão
Números Reais.
Chamamos de Números Reais o conjunto de elementos, representado pela letra maiúscula R, que inclui os:
Números Naturais (N): N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...}
Números Inteiros (Z): Z= {..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,...}
Números Racionais (Q): Q = {...,1/2, 3/4, –5/4...}
Números Irracionais (I): I = {...,√2, √3,√7, 3,141592.…}
Para representar a união dos conjuntos, utiliza-se a expressão:
R = N U Z U Q U I ou R = Q U I
Onde: R: Números Reais/ N: Números Naturais/U: União/Z: Números Inteiros/Q: Números Racionais/I: Números Irracionais.




Diagrama dos conjuntos numéricos.

Ao observar a figura ao lado, podemos concluir que:
  • O conjunto dos números Reais (R) engloba 4 conjuntos de números: Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q) e Irracionais (I)
  • O conjunto dos números Racionais (Q) é formado pelo conjunto dos Números Naturais (N) e dos Números Inteiros (Z). Por isso, todo Número Inteiro (Z) é Racional (Q), ou seja, Z está contido em Q.
  • O Conjunto dos Números Inteiros (Z) inclui os Números Naturais (N); em outras palavras, todo número natural é um número inteiro, ou seja, N está contido em Z.
Exercícios:
1)Marque cada afirmação como verdadeira ou falsa.
a) Todo número natural é inteiro? ( )
b)Todo número inteiro é natural?( )
c)Todo número inteiro é racional?( )
d)Todo número irracional é racional?( )
e)Todo número inteiro é real?( )
f)Todo número é real?( )
2)Dados os números:0; 144; – 144; 25; – 25; 0,45; – 0,45; 1/4; – 1/4; √7; –√7; √–7; 4;0,00077….;-0,565656;

a) Quais desses números pertencem ao conjunto dos números naturais?
b) Quais desses números pertencem ao conjunto dos números inteiros?
c) Quais desses números pertencem ao conjunto dos números racionais?
d) Quais desses números pertencem ao conjunto dos números irracionais?
e) Quais desses números pertencem ao conjunto dos números reais?
f) Quais desses números não pertencem a nenhum dos conjuntos acima?

3)Mostre que o número 3,8787... é racional, isto é, pode ser escrito na forma de uma fração.

4)A respeito do conjunto dos números reais, assinale a alternativa incorreta com relação às regras de sinais.
a) Na adição de números reais, dois números com sinais iguais resultam em um número com o mesmo sinal.
b) Na adição de números reais, dois números com sinais diferentes resultam em um número negativo.
c) Na multiplicação de números reais, dois números com sinais iguais resultam em um número positivo.
d) Na multiplicação de números reais, dois números com sinais diferentes resultam em um número negativo.
e) A adição entre dois números com sinais diferentes deve ser feita subtraindo-se esses números.

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