terça-feira, 25 de agosto de 2020

Turma 81 - Geografia - Professora Fernanda (24 a 28/08/2020)

ATIVIDADES DOMICILIARES – SEMANA 21

Disciplina: Geografia | Turma: 81 | Professora: Fernanda Golembiewski

Período a que corresponde a atividade domiciliar: 24 a 28/08/2020.

 

ORIENTAÇÕES:

- Realizar a atividade no caderno de Geografia;

- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;

- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais.


Bons estudos! 😊


            Na última atividade de Geografia, estudamos sobre os povos nativos do continente americano: os povos indígenas, também conhecidos como povos pré-colombianos. Na aula dessa semana, estudaremos sobre as teorias que explicam o povoamento do continente americano, também chamadas de teorias migratórias.

 

Para começar, assista o vídeo indicado abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=odL27T9AevQ

 

Observação: Clique no link acima para acessar o vídeo. Se você não puder assistir, faça as atividades com base no texto e no mapa fornecidos pela professora.

 

Após assistir o vídeo, leia o texto abaixo:


A teoria migratória sobre o povoamento da América de maior destaque acredita que os primeiros grupos humanos a chegar ao continente contavam com semelhanças físicas próximas das populações da Ásia. A chegada desses povos à América aconteceu graças ao congelamento do Estreito de Bering, que separa o continente asiático da porção norte da América. Há cerca de 12 mil anos, o congelamento do Estreito e a baixa no nível das águas do Oceano Glacial Ártico permitiram a migração do homem pré-histórico asiático para a América.
          Os defensores dessa tese migratória se embasam nos vestígios pré-históricos encontrados no sítio arqueológico de Clóvis, localizado no estado do Novo México (EUA). No entanto, essa tese sofre grande questionamento. Uma dessas suspeitas sobre a Teoria do Estreito de Bering aconteceu quando, em 1975, o fóssil de uma mulher foi encontrado na região de Lagoa Santa, situada no estado brasileiro de Minas Gerais. Apelidada de “Luzia”, o antigo fóssil tem uma datação equivalente a dos primeiros povos a ocuparem a América do Norte. Além disso, seus traços são parecidos com os das populações do continente africano ou dos aborígines australianos.
          Baseado nessa descoberta, a comunidade científica trabalha com uma outra hipótese. De acordo com esses estudos, as populações que ocuparam primeiro o continente vieram de regiões do sul asiático, da Polinésia e da Oceania. Tais grupos humanos teriam se deslocado por meio de navegações feitas em embarcações de pequeno porte. Com o passar do tempo fixaram-se no litoral leste do continente americano e, posteriormente, buscado áreas pelo interior da América.
 

Referência: <https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/ocupacao-continente-americano.htm>.

 

Observe o mapa abaixo:


Copie e responda as atividades abaixo:

1.   A partir do vídeo, do texto e do mapa acima, descreva quais são as principais teorias para explicar a chegada do ser humano na América. Escreva um pequeno texto (com, aproximadamente, 10 linhas) para escrever a sua resposta.

2.  Qual foi a importância da descoberta do fóssil chamado de “Luzia”, no território brasileiro, para as pesquisas sobre o povoamento da América?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.