terça-feira, 25 de agosto de 2020

Turma 72 - Geografia - Prof. Evandro - 24/08 - 28/08

 

Nome:                                                        Turma: 72                      Data: 24/08 – 28/08

ATIVIDADES DOMICILIARES
1º Etapa: Vamos conhecer a indústria no Brasil.

2º Momento:
Páginas do livro didático para LEITURA.

Conteúdos

Páginas para leitura – Livro didático

Das manufaturas à substituição de importações

144 até 149

3º momento: Leitura do texto

A indústria no Brasil

Até 1822, quando o Brasil era colônia de Portugal, nossa indústria transformativa era pouco numerosa e pouco diversificada. As nossas principais industrias eram:

• os engenhos de açúcar;

• as fabricas de tecidos;

• os estaleiros de construção naval;

• as fabricas de produtos alimentícios;

• algumas fundições;

• as pequenas fabricas de aguardente.

O primeiro arranque industrial no Brasil só aconteceu nas últimas décadas do século XIX.

A existência de recursos econômicos e a presença de imigrantes foram os fatores que mais contribuíram para o crescimento industrial naquela época.

Na primeira metade do século XX, as duas grandes guerras, a produção de carvão mineral, a crise econômica de 1929, a descoberta e a exploração de petróleo possibilitaram novos avanços industriais, como a implantação de duas grandes usinas siderúrgicas:

• a Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, criada durante a Primeira Guerra Mundial (1917), em Sabará, Minas Gerais;

          • a Companhia Siderúrgica Nacional, criada durante a Segunda Guerra Mundial (1941), em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

        A autorização para a entrada de capitais estrangeiros no Brasil (1953) e outras medidas governamentais possibilitaram o grande surto industrial no “"anos JK". - Anos JK — período de 1956 a 1960, quando o Brasil foi governado pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Durante esse surto industrial desenvolveram-se os setores automobilístico, de siderurgia, de metalurgia e de mecânica geral.

Os progressos industriais iniciados nos anos 1950 estendem-se até os dias atuais. Hoje, a indústria brasileira, com mais de 520.000 estabelecimentos, constitui o maior parque industrial de toda a América Latina.

A região Sudeste produz cerca de 55% do Produto Interno Bruto (PIB) e contribui com 64% do valor da transformação industrial no Brasil.

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, os estados mais industrializados do pais, juntos, produzem 66% do Produto Interno Bruto do Brasil, gerando aproximadamente 3.770.000 milhões de reais.

O setor de produtos alimentícios lidera no número de estabelecimentos e na quantidade de pessoal ocupado nas indústrias.

O setor de indústria química e o que mais se destaca no valor da transformação industrial brasileira. Outros setores de destaque são o de material, de transporte, de metalurgia, de vestuário, de calcados e artigos de tecido.

 As concentrações industriais

A determinação do local para se estabelecer uma fábrica era feita, normalmente, sem um planejamento geográfico de orientação governamental que visasse o bem comum da coletividade ou população.

Isso gerou grandes concentrações industriais que, hoje, em alguns casos, são sérios problemas para as populações das zonas urbanas.

Como exemplo, podemos citar a proximidade de diversos parques industriais de municípios vizinhos, que fez das cidades de São Paulo e do ABCD paulista — Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema — um enorme complexo industrial, comparável aos maiores do mundo.

      Atualmente, já sabendo de todos esses problemas trazidos com a concentração industrial desorientada, existem medidas governamentais que disciplinam a localização geográfica das indústrias.

     Nas cidades, onde a administração pública já é bem planejada, a prefeituras reservam áreas para seus municípios para o confinamento industrial.

       Hoje, boa parte da indústria brasileira está concentrada em centros ou distritos industriais que foram reservados para esse fim.



4º Momento – Registrar as atividades no caderno. Não esqueça de colocar a data.

 1. Quais foram as primeiras indústrias brasileiras?

 2. Quais foram as primeiras indústrias de base brasileiras?

 3. Qual país tem o maior parque industrial da América Latina?

 4. Quais são os estados brasileiros mais industrializados?

 5. Além dos setores alimentício e químicos, quais outros setores se destacam no Brasil?

 6. Observe a imagem e responda atividade.

Operários, de Tarsila do Amaral, 1933 (óleo sobre tela, 150 cm x 205 com).

 a. O que a artista retratou na pintura?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.