segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Turma 92 Língua Portuguesa Prof° Lucienne Flores Gross

 Atividade Domiciliar n° 21 / Língua Portuguesa / Prof° Lucienne Flores Gross

Período de: 21/08/20 à 28/08/20

Instruções: Leia as Preposições e faça os exercícios o que se pede;


Preposições

Preposição – É a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Ex.: Passe por aqui.  Vou com vocês. Gosto de você. Saímos sem destino.

Preposições: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Combinação – A preposição se une a outra palavra e não perde som.
A + A = À                  A + O = AO
·        Quando o A pode ser trocado por O, esse A não é preposição.
Ex.: Vou a Vitória. (O A é preposição)
Essa é a minha filha.   Esse é o meu filho. (O A é artigo)
A + ONDE = AONDE.
Ex.: Aonde você vai?
Contração – A preposição se une a outra palavra e há perda de som.
DE + A = DA            DE + O = DO
Ex.: livro de história / livro da Maria / livro do João
EM + A = NA            EM + O = NO          
EM + ESTE = NESTE         EM + AQUELA = NAQUELA
Ex.: cheguei em casa / ganhei na loteria / ganhei no bingo
POR + A = PELA     POR + O = PELO
Ex.: vou por aqui / passei pela casa dela / passei pelo mercado

Principais sentidos que as preposições representam:

Matéria – Ganhei um urso de pelúcia.
Posse – Esse livro é do professor.
Causa (motivo) – O cãozinho morreu de fome.
Finalidade (objetivo) – Eu leio para me tornar uma pessoa sábia.
Origem – Meus amigos são de Vitória.
Modo – Fez tudo com cuidado.
Instrumento – Ele se feriu com a tesoura.
Companhia – Vou sair com meus amigos.
Lugar – Passarei minhas férias em Fortaleza.
Oposição (sentido contrário) – Devemos protestar contra a violência
Assunto – Conversamos sobre você.
Tempo – Tenho um prazo de dez dias para ir embora.
Meio – A notícia foi divulgada pela televisão.
Preço – Vendi o carro por 10 mil reais.


Tirinha Divã

01 – O nome da tirinha é “Divã” e os 3 primeiros quadrinhos levam o leitor a pensar que a mulher estava em uma consulta com um psicólogo. O que surpreende o leitor no último quadrinho?
      

02 – Circule as preposições nas falas da tirinha:

a) Foi quando meu marido me abandonou      dois filhos.
b) Desculpa eu te amolar       minhas lamúrias...
c)         problemas...
d) Só não vejo necessidade       senhora ficar deitada       banco.

03 – Em: “Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos”, a preposição destacada indica:

a) modo         b) tempo       c) companhia           d) instrumento.

04 – Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, indicando o sentido das preposições destacadas:

(1) Origem                (  ) Não conversamos sobre política.
(2) Tempo                (  ) Esse brinco é da minha irmã.
(3) Lugar                  (  ) Juntei dinheiro para viajar.
(4) Assunto              (  ) Esse brinco é de ouro?
(5) Finalidade          (  ) Ele passou mal de tanto comer.
(6) Instrumento        (  ) Eu sou de Minas Gerais.
(7) Posse                 (  ) Vou sair com minha tia.
(8) Matéria               (  ) Ele se cortou com a tesoura.
(9) Companhia        (  ) Vou ao shopping.
(10) Causa               (  )Viajaremos em dois dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.