Turma
41 – 4º ano - Professora: Andréia Reis
Atividades
domicilíares (22/04)
COMPONENTE
CURRICULAR: PORTUGUÊS
*As fábulas são narrativas cujos
personagens geralmente são animais que
possuem comportamentos humanos e apresenta um ensinamento lição) denominado moral
da história.
1) Quem são os personagens da fábula
que você leu?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Em que ambiente aconteceu a
história? __________________________________________________
______________________________________________________________________________________
3) Marque as características corretas
dos personagens de uma fábula:
(
) Geralmente são animais
(
) são bonecos de imitação;
(
) são pessoas que representam animais;
(
) apresentam características e comportamentos próprios de seres humanos;
4) Localize na fábula o trecho abaixo:
“- Só vou parar quando ficar maior do
que o boi!”
O sapo conseguiu o que desejava?
Escreva o que aconteceu:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) No final da fábula aparecer a moral da
história. A moral mostra a ideia principal do texto e transmite um ensinamento.
a) Qual é a moral da fábula O sapo e o
boi?___________________________________________________
______________________________________________________________________________________b)
Escreva o que você entendeu da moral:
____________________________________________________
______________________________________________________________________________________
6) A moral é correta para a fábula?
Por quê? __________________________________________________
______________________________________________________________________________________
PONTUAÇÃO
( . ) Ponto
final. O ponto final serve para marcar o final das frases
afirmativas ou negativas. “Sempre gostei de ler poemas.” “Não gosto de ler poemas.”
( ! ) Ponto de exclamação.
O
ponto de exclamação é usado depois de
palavras, expressões e frases para indicar surpresa, espanto, admiração, medo
e tristeza, por exemplo.
“ Nossa! Que Confusão!”(admiração) “Que susto!” (espanto)
( ? ) Ponto de
interrogação. O
ponto de interrogação é usado no fim de uma pergunta direta. “Você não conhece este poema?”
( , ) Vírgula. A vírgula indica uma pequena parada
na leitura.
Nas datas: Alvorada, 17 de maio de 2019.
Nos
endereços: Rua
das Flores, 109.
Para
separar palavras e frases: “Eu
gostaria de comprar um livro barato, bonito, interessante e bem
colorido.” “O poema apresenta
rima, a lenda apresenta parágrafo.”
|
1) Leia estas frases em voz alta:
a) João Pedro, Maria José e
Tobias estão na praça.
b) João Pedro, Maria, José e
Tobias estão na praça.
c) João, Pedro, Maria, José e
Tobias estão na praça.
a) Que sinal de pontuação fez mudar o sentido das
frases? _________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
b) Em cada frase, quantas pessoas estão na praça?
Frase a:
________________________________________________________________________
Frase b:
________________________________________________________________________
Frase c:
________________________________________________________________________
2) Complete
esta parlenda com a pontuação final:
- Cadê o trigo que estava aqui ___
-A galinha comeu___
- Cadê a galinha ____
- Está botando ovo _____
- Cadê ovo _____
- O padre comeu _____
- Cadê o padre _____
- Foi para a igreja ______
- Cadê a igreja _______
- Está lá no mesmo lugar _______
Atividades
domicilíares (23/04)
COMPONENTE
CURRICULAR: MATEMÁTICA
1) Pense e
responda:
a) Quanto se deve adicionar a
qualquer número ímpar para torná-lo par?___________________
_____________________________________________________________________________
b) Você consegue escrever
quatro números ímpares diferentes que
somados resultam em 20?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
c) Qual é o menor número par
de três algarismos diferentes? ____________________________
_______________________________________________________________________________
d) Quais são os números
ímpares consecutivos que somados
resultam 40: _________________
__________________________________________________________________________
2) Circule os
números pares
541 744
1.978 71 850
1.901 746 208
345 6 4.507
5.600 8.787
3)Circule os
números ímpares:
301 545
2774 5088 435
686 1781 3007
17 99 7609
8005 7597
PROVA REAL DA ADIÇÃO
Tiramos
a prova real de uma conta para saber se
ela está certa:
Exemplo: 15 38 38
+ 23 PROVA REAL: -
15 OU -
23
38
23 15
Do total (38) subtraímos
(tiramos) uma das parcelas (15 ou 23) e o resultado será a outra parcela.
Adição de três
parcelas:
12 12
+ 15 = 27 48
15 - 27
+21 21
48
Do total (48),
subtraímos (tiramos) a soma de duas parcelas aqui 12 +15.
4) Arme e efetue
as adições e tire a prova real
a) 13 + 45 = ________ f) 10 + 13 + 5 = __________
b) 72 + 13 = ________ g) 22 +
16 + 20 = ________
c) 84 + 15 = ________ h) 52 +
10 + 31 = __________
d) 41 + 38 = ________ i) 24 + 11 + 23 = __________
e) 63 + 20 = ________ j) 37
+ 20 + 30 = __________
5) Resolva:
a) Uma padaria faz 2.500 pães no período da manhã, 1500 no período da
tarde e 800 pães à noite. Quantos pães a
padaria faz por dia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.