sábado, 25 de abril de 2020

Turma: 41 - CAT - Professora: Andreia Reis - Atividades 22/04 e 23/04



Turma 41 – 4º ano -  Professora: Andréia Reis
Atividades domicilíares  (22/04)
COMPONENTE CURRICULAR: PORTUGUÊS





*As fábulas são narrativas cujos personagens geralmente  são animais que possuem comportamentos humanos e apresenta um ensinamento lição) denominado moral da história.
1) Quem são os personagens da fábula que você leu?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Em que ambiente aconteceu a história? __________________________________________________
______________________________________________________________________________________

3) Marque as características corretas dos personagens de uma fábula:
(   ) Geralmente são animais
(   ) são bonecos de imitação;
(   ) são pessoas que representam animais;
(   ) apresentam características e comportamentos próprios de seres humanos;
 4) Localize na fábula o trecho abaixo:
“- Só vou parar quando ficar maior do que o boi!”
O sapo conseguiu o que desejava? Escreva o que aconteceu:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 5) No final da fábula aparecer a moral da história. A moral mostra a ideia principal do texto e transmite um ensinamento.
a) Qual é a moral da fábula O sapo e o boi?___________________________________________________
______________________________________________________________________________________b) Escreva o que você entendeu da moral: ____________________________________________________
______________________________________________________________________________________
6) A moral é correta para a fábula? Por quê? __________________________________________________
______________________________________________________________________________________



PONTUAÇÃO

( . ) Ponto  final.  O ponto final serve para marcar o final das frases afirmativas ou  negativas.                  “Sempre gostei de ler poemas.     “Não gosto de ler poemas.
( ! ) Ponto de exclamação. O ponto de exclamação é usado  depois de palavras, expressões e frases para indicar surpresa, espanto, admiração, medo e tristeza, por exemplo.
 “ Nossa! Que Confusão!”(admiração)   “Que susto!” (espanto)
( ? ) Ponto de interrogação. O ponto de interrogação é usado no fim de uma pergunta direta.  “Você não conhece este poema?
( , ) Vírgula.  A vírgula indica uma pequena parada na leitura.

Nas datas: Alvorada, 17 de maio de 2019.
Nos endereços: Rua das Flores, 109.
Para separar palavras e frases: “Eu gostaria de comprar um livro barato, bonito, interessante e bem colorido.”   O poema apresenta rima, a lenda apresenta parágrafo.”


1) Leia estas frases em voz alta:
a) João Pedro, Maria José e Tobias estão na praça.
b) João Pedro, Maria, José e Tobias estão na praça.
c) João, Pedro, Maria, José e Tobias estão na praça.

a) Que sinal de pontuação fez mudar o sentido das frases? _________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

b) Em cada frase, quantas pessoas estão na praça?
Frase a: ________________________________________________________________________
Frase b: ________________________________________________________________________
Frase c: ________________________________________________________________________



 2) Complete esta parlenda com a pontuação final:
- Cadê o trigo que estava aqui ___
-A galinha comeu___
- Cadê a galinha ____
- Está botando ovo _____
- Cadê ovo _____
- O padre comeu _____
- Cadê o padre _____
- Foi para a igreja ______
- Cadê a igreja _______
- Está lá no mesmo lugar _______






Atividades domicilíares  (23/04)
COMPONENTE CURRICULAR:  MATEMÁTICA


             


 






1) Pense e responda:
a) Quanto se deve adicionar a qualquer número ímpar para torná-lo par?___________________
_____________________________________________________________________________
b) Você consegue escrever quatro números ímpares diferentes  que somados resultam em 20?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
c) Qual é o menor número par de três algarismos diferentes? ____________________________
_______________________________________________________________________________
d) Quais são os números ímpares consecutivos que  somados resultam 40: _________________
__________________________________________________________________________
2) Circule os números pares
541     744     1.978     71     850     1.901     746     208     345     6     4.507     5.600     8.787  

3)Circule os números ímpares:
301      545     2774       5088     435      686     1781    3007    17     99    7609      8005    7597





PROVA REAL DA ADIÇÃO
Tiramos a prova real de uma conta  para saber se ela está certa:
Exemplo:        15                                                        38                                  38
                     + 23           PROVA REAL:          -  15               OU       -   23
                        38                                                  23   15
Do total (38) subtraímos (tiramos) uma das parcelas (15 ou 23) e o resultado será a outra parcela.
Adição de três parcelas:
  12         12 + 15 = 27                                      48
  15                                                                -  27
+21                                                                   21
  48
Do total (48), subtraímos (tiramos) a soma de duas parcelas aqui 12 +15.
4) Arme e efetue as adições e tire a prova real
a) 13 + 45 = ________                                           f) 10 + 13 + 5 = __________
b) 72 + 13 = ________                                        g) 22 + 16 + 20 = ________
c) 84 + 15 = ________                                        h) 52 + 10 + 31 = __________
d) 41 + 38 = ________                                         i) 24 + 11 + 23 = __________
e) 63 + 20 = ________                                         j) 37 + 20 + 30 = __________

5) Resolva:
a) Uma padaria faz 2.500 pães no período da manhã, 1500 no período da tarde  e 800 pães à noite. Quantos pães a padaria faz por dia?

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