sexta-feira, 24 de abril de 2020

Turma 71 - Geografia - Professora Fernanda (22 a 24/04/2020)


Disciplina: Geografia  |   Turma: 71   |   Professora: Fernanda Golembiewski
Período a que corresponde a atividade domiciliar: 22 a 24/04/2020.


ORIENTAÇÕES:
- Realizar a atividade no caderno
- Registrar, no caderno, a data em que a atividade está sendo realizada;
- A atividade será vista pela professora na volta das aulas presenciais.
Bons estudos!


     O território brasileiro, ao longo da história, teve diferentes limites e fronteiras. O mapa do Brasil, como conhecemos hoje, foi sendo desenhado, a partir de disputas, conflitos e tratados (acordos), desde o Período Colonial (em que o Brasil era colônia de Portugal). O texto abaixo trata da formação territorial do Brasil. Leia-o com atenção:


Formação e organização do território brasileiro

          O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.
A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita na região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.
          Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.
           Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram:
No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.
Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.
Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.
Autor do texto: Eduardo de Freitas (Graduado em Geografia).
Retirado de: Brasil Escola. “Formação e organização do território brasileiro”. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm>

Após a leitura do texto, copie e realize as atividades abaixo:


1. No seu caderno, faça um resumo do texto lido, seguindo o roteiro abaixo:

a) Escreva o título do texto, o autor e o nome do site do qual foi retirado.

b) Escolha os cinco tópicos ou informações que você considere mais importantes no texto lido e anote-os no seu caderno.


2. Observe o mapa abaixo, prestando muita atenção nas informações e na legenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.