segunda-feira, 11 de maio de 2020

Turma 81-Ciências-Profª Andrea


Atividades domiciliares n.º08/Ciências/Turma 81/Prof.ª Andrea.

Atividades referentes ao período de: 11/05 à 15/05/20.
Datas das aulas:12/05 e 15/05/20.
Instruções:

  • Copiar o texto no caderno de Ciências.
  • Copiar e realizar as questões(perguntas) para entregar em folha simples(Ofício ou folha de caderno).
  • Ao final do texto e dos exercícios, está postado links de Vídeos que auxiliará na compreensão do conteúdo. Assista!



O clima no Rio Grane do Sul e as consequências de suas alterações.
( Copiar no Caderno)

O clima no Rio Grande do Sul é do tipo subtropical úmido, sendo que na maior parte do seu território é sempre úmido com verões quentes e uma pequena área, localizada na região nordeste do estado é sempre úmido com verões amenos.
A temperatura varia ao longo do ano, podendo apresentar mínimas negativas em algumas regiões no inverno e máximas próximas dos 40°C no verão. A média anual fica em torno de 14°C e 22°C.
As chuvas são bem distribuídas com acumulados anuais que variam de 1000 mm a mais de 2000 mm. Mas esta situação tem apresentado, intercaladas com períodos de estiagem. A mudança ocorre na distribuição e não nos acumulados.
Os gaúchos têm observado as alterações climáticas, nos últimos anos, com o aumento das temperaturas médias, chuvas mais concentradas em um curto espaço de tempo, além de estiagens severas.
No ano de 2004,no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina ocorreu um evento natural violento: O furacão Catarina. O furacão de categoria 1, com ventos de 150 km/h, matou 11 pessoas e causou um rastro de destruição em inúmeros municípios entre Laguna (SC) e Torres (RS).
As consequências dessas alterações para os Homens já aparecem, com o aumento de doenças como dengue e zika Vírus, que afetam diretamente a economia e saúde da população, principalmente a da parte mais vulnerável.
No Rio Grande do Sul a temperatura está 1.5° C mais quente que a média, principalmente no inverno. Isso ocorre porque as ondas de calor no estado se tornaram mais frequentes, entre 2007 e 2010. Crianças e idosos são os que mais sofrem com as ondas de calor, pois a partir delas surgem problemas respiratórios e cardíacos. Ocorre o aumento da carga global de doenças e mortes prematuras, afetando assim, a vida humana de forma geral.
Pesquisadores constataram alteração dos processos ecológicos, em plantas e animais. Mudanças genéticas, com alterações em suas características físicas e deslocamento de animais para locais antes nunca explorados(processos migratórios).
Espécies no mundo todo tem sofrido processos evolutivos a fim de adaptar-se às novas condições climáticas. Nos humanos, as alterações poderão ocorrer por meio de surtos de doenças e do risco da segurança alimentar. Já as espécies de plantas poderão ser afetadas caso não consigam absorver grandes quantidades de carbono.

Atividades(Para entregar):
1) De acordo com a atividade domiciliar da semana passada(atividade domiciliar n.º07) e com a desta semana(atividade domiciliar n.º08), explique com suas palavras e de maneira clara: Quais as causas e as consequências das alterações climáticas globais que você observa no seu bairro?(mínimo 20 linhas)
Sugestão: Converse com os seus familiares, tente lembrar de quando você era mais novo: Descreva como eram as estações, o ciclo das chuvas, a presença de insetos, animais e plantas, quais as doenças afetavam as pessoas, quais as novas doenças….

2) Quais seriam, na sua opinião, as alternativas para amenizar os efeitos das mudanças climáticas? É possível reverter os estragos causados? Explique em no mínimo 10 linhas.



Acesse o link do Vídeo abaixo, para auxiliar nos estudos e na realização das Atividades:





Encaminhem suas dúvidas para as minhas redes sociais ou para:
professora.andreaxavier@gmail.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.