segunda-feira, 11 de maio de 2020

Turma 62 - Geografia - Prof. Evandro 11/05 - 15/05


Nome:                                                        Turma: 62                            Data: 11/05 – 15/05
ATIVIDADES DOMICILIARES
1º Etapa: Refazer a leitura do texto da última aula, pois deverá ser registrado no caderno – Orientando-nos no espaço.

2º Etapa: Vamos conhecer a Bússola? Faça a leitura do texto e registre no seu caderno.

Bússola
            A bússola é um antigo instrumento de orientação que foi inventado pelos chineses no século X e ainda hoje continua sendo bastante utilizado. No final do século XIII, foi aperfeiçoada pelos europeus e desempenhou um importante papel nas grandes navegações. Antes do uso da bússola, os navegadores se orientavam pelo Sol (durante o dia) e pelas estrelas (à noite).
            A principal estrela usada para se orientar é a Polar, que faz parte da constelação da Ursa Menos. Do nosso ponto de observação aqui na Terra, ela nunca muda de lugar e indica aproximadamente a direção norte. Mas essa estrela só é visível no hemisfério norte.
            No hemisfério sul, os navegadores descobriram outra constelação para conseguir se orientar em suas viagens. A constelação Cruzeiro do Sul, que parece uma figura de uma cruz, permite encontrar a direção sul a partir de um prolongamento do braço mais longo dessa constelação.
            A orientação pelo Sol ou pelas demais estrelas não possibilita a determinação de um ponto cardeal de forma precisa. Primeiro, porque muitas vezes o céu está nublado e não é possível enxergar bem o Sol e, principalmente, as estrelas. Além disso, com um navio balançando constantemente em alto-mar, uma orientação precisa pelo Sol ou pelas estrelas também é dificultada. Por isso, antes do aperfeiçoamento da bússola para o uso na navegação, era muito comum os navios se perderam em alto-mar, com inúmeros acidentes fatais. Os navegadores tinham receio de se aventurar em águas desconhecidas, daí ter levado muito tempo para os europeus descobrirem o caminho marítimo para as Índias ou para desembarcarem no continente americano. A bússola revolucionou a navegação mundial, facilitando a vida dos navegadores e possibilitando as viagens pelos diversos pontos da superfície terrestre. Mas como esse instrumento possibilita a orientação correta?
            A bússola possui um mostrador semelhante ao de um relógio, mas, em vez de números (as horas), ele apresenta as direções cardeais, colaterais e subcolaterais. Ela conta com uma agulha imantada que aponta sempre para o norte magnético e de modo aproximado para o norte geográfico. Com base na identificação dessa direção, podemos localizar todas as outras.
            O núcleo da Terra é composto basicamente de ferro e níquel e funciona como um grande imã. Dele partem linhas de força, ao longo das quais se manifesta a ação de um campo magnético, para os extremos norte e sul do planeta, constituindo os polos magnético. A agulha, da bússola é atraída somente por um desses polos, como vimos anteriormente.

Bússola


campo magnético 

Observe a rosa dos ventos – Pode utilizar também a que você desenhou no caderno
O “ E “ DE “EST” PODE SER SUBSTITUÍDO POR  “ L “ DE LESTE.

3º Etapa: ATIVIDADES

1) Responda:
Você também pode assistir à animação para responder:

a) Como os grupos humanos faziam para se orientar no espaço e se deslocar por grandes distâncias, especialmente nos mares antes da invenção da bussola?

b) No lugar onde você mora seria possível utilizar alguma das formas de orientação apontadas na questão acima? Justifique sua resposta. (RESPOSTA PESSOAL),

c) Explique por que o aperfeiçoamento da bussola foi importante para as grandes navegações dos séculos XV e XVI.


2) Observe a rosa dos vento e leia com atenção as instruções:
O braço direito de Omar está apontado para o Sol às 18h, representado pelo número 4. Ajude Omar a construir a rosa dos ventos com os pontos cardeais
a. O braço direito de Omar está apontando para o número 4, então é a direção ___________________.


b. A sua frente, representado pelo número 2, está indicando a direção ___________________.


c. O braço esquerdo de Omar, no oposto do Sol poente, indica a direção _____________________, representado pelo número 3.


d. As costas de Omar, está na direção _______

3) Utilizando a rosa dos ventos, ajude Omar a localizar os seguintes pontos no mapa.
Faça o mapa no caderno.



a. Em relação ao centro do mapa, qual é a posição do supermercado e da lanchonete.
_________________________________________________

b. Em relação ao hospital, qual é a posição da sorveteria?
__________________________________________________
c. Em relação ao posto de gasolina qual é a posição:
- da padaria: ________________________________________
- do hospital: ________________________________________
- da biblioteca: ______________________________________
d. Se Omar saiu da biblioteca e pretenda passa na lanchonete e no supermercado deve ter as rotas na direção: _________________________e ______________________.
e) Leia a frase de Omar
- Se eu andar as 18h na rua Rio Grande do Sul, tenho que usar óculos de Sol.
Marque no mapa, com uma seta, qual o sentido que Omar está se deslocando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.