segunda-feira, 11 de maio de 2020

Turma 82-Matemática-Profª Andrea

Atividades domiciliares n.º08/Turma 82/Matemática/Prof.ªAndrea
Período de:11/05/20 à 15/05/20.
Datas das Aulas:11/05-13/05 e 15/05

Instruções:
  • Copiar o texto explicativo no caderno de Matemática.
  • Copiar e resolver os exercícios em folha simples(caderno ou ofício) para entregar.
  • O caderno será conferido e a atividade será entregue na primeira aula de matemática, no retorno das aulas.
  • Pode ser realizada a caneta ou lápis.
  • Acessar e assistir aos vídeos para auxiliar na aprendizagem. Links no final da atividade.
Porcentagem(Copiar no Caderno de Matemática):

É a razão(divisão) entre um número qualquer e 100, sendo representada pelo símbolo %,sendo utilizada para representar partes de algo inteiro. É frequente o uso de expressões que refletem acréscimos ou reduções em preços, números ou quantidades, sempre tomando por base 100 unidades. Alguns exemplos:
  • A gasolina teve um aumento de 15%.
    Significa que em cada R$100 houve um acréscimo de R$15,00.
  • O cliente recebeu um desconto de 10% em todas as mercadorias.
    Significa que em cada R$100 foi dado um desconto de R$10,00.
  • Dos jogadores que jogam no Inter, 90% são craques.
    Significa que em cada 100 jogadores que jogam no Inter, 90 são craques.

A porcentagem é uma razão que pode ser representada por uma fração e ser escrita na forma decimal(“número com Vírgula”). De modo geral, se temos um número acompanhado pelo símbolo %, basta dividi-lo por 100, ou seja:






Podemos calcular porcentagens da seguinte maneira:

1) Regra de Três:
Veja o exemplo a seguir: Calcule 30% de 90
Para usar a regra de três no problema, vamos considerar que 90 corresponde ao todo, ou seja, 100%. O valor que queremos encontrar chamaremos de x. A regra de três será expressa como:


100% . X= 90.30%
100X=2700
X=2700 : 100
X=27

2)Transformação da porcentagem em fração com denominador igual a 100:






Para resolver usando frações, primeiro temos que transformar a porcentagem em uma fração com denominador igual a 100. No exemplo acima, que é de calcular 30% de 90, depois de transformar 30% em uma fração com numerador 100 e simplificar 30 e 100 por 10(simplificar é dividir numerador e denominador por um mesmo número), devemos multiplicar por 90.



3)Transformação da porcentagem em número decimal:
Primeiro transforme a porcentagem em decimal, ou seja, devemos dividir, no exemplo, 30 por 100. O resultado devemos multiplicar por 90,pois queremos saber o valor de 30% de 90. Veja:







O resultado, nas 03 formas de resolver é o mesmo: 30% de 90 corresponde a 27.

Exemplo 02:Um jogador de futebol, ao longo de um campeonato, cobrou 75 faltas, transformando em gols 8% dessas faltas. Quantos gols de falta esse jogador fez?



Portanto o jogador fez 6 gols de falta. Você pode escolher o método de resolução que preferir, pois o resultado será o mesmo.
Antes de realizar os exercícios, assista aos vídeos. Links no final a atividade!:


Exercícios(Copiar e resolver em folha de caderno ou ofício para entregar):
1)Calcule os valores abaixo, utilizando o método que preferir:
a) 6% de 100
b) 70% de 100
c) 30% de 50
d) 20 % de 60
e) 25% de 200
f) 7% de 400
g) 42% de 300
h) 10% de 62
i) 0,1% de 350
j) 0,5% de 6000

2)30 representa 15% de qual número?
a) 150
b) 200
c) 350
d) 400

3)Em uma sala de aula há 30 alunos, dos quais 40% são meninas. Quantas meninas têm na sala?
a) 10 meninas
b) 12 meninas
c) 15 meninas
d) 18 meninas

4)Na última liquidação de verão, uma loja vendia todos os seus produtos com um desconto de 15%. Se uma camisa antes da liquidação custava R$ 145,00, quanto passou a custar na liquidação?
a) R$ 112,20
b) R$ 123,25
c) R$ 135,50
d) R$ 140,15


Encaminhem suas dúvidas para as minhas redes sociais ou por email: professora.andreaxavier@gmail.com.

Acessem os links para melhor compreensão dos conteúdos:




















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