Atividades
domiciliares n.º08/Turma 82/Matemática/Prof.ªAndrea
Período
de:11/05/20 à 15/05/20.
Datas
das Aulas:11/05-13/05 e 15/05
Instruções:
-
Copiar o texto explicativo no caderno de Matemática.
-
Copiar e resolver os exercícios em folha simples(caderno ou ofício) para entregar.
-
O caderno será conferido e a atividade será entregue na primeira aula de matemática, no retorno das aulas.
-
Pode ser realizada a caneta ou lápis.
Porcentagem(Copiar
no Caderno de Matemática):
É
a razão(divisão) entre um número qualquer e 100, sendo
representada pelo símbolo %,sendo utilizada para representar partes
de algo inteiro. É
frequente o uso de expressões que refletem acréscimos ou reduções
em preços, números ou quantidades, sempre tomando por base 100
unidades. Alguns exemplos:
-
A gasolina teve um aumento de 15%.
Significa que em cada R$100 houve um acréscimo de R$15,00. -
O cliente recebeu um desconto de 10% em todas as mercadorias.
Significa que em cada R$100 foi dado um desconto de R$10,00. -
Dos jogadores que jogam no Inter, 90% são craques.
Significa que em cada 100 jogadores que jogam no Inter, 90 são craques.
A
porcentagem é uma razão que pode ser representada por uma fração
e ser escrita na forma decimal(“número com Vírgula”). De modo
geral, se temos um número acompanhado pelo símbolo %, basta
dividi-lo por 100, ou seja:
Podemos calcular porcentagens da seguinte maneira:
1)
Regra de Três:
Veja
o exemplo a seguir:
Calcule
30% de 90
Para
usar a regra de três no problema, vamos considerar que 90
corresponde ao todo, ou seja, 100%. O valor que queremos encontrar
chamaremos de x. A regra de três será expressa como:
100%
. X= 90.30%
100X=2700
X=2700
:
100
X=27
|
2)Transformação
da porcentagem em fração com denominador igual a 100:
Para
resolver usando frações, primeiro temos que transformar a
porcentagem em uma fração com denominador igual a 100. No exemplo
acima, que é de calcular 30% de 90, depois de transformar 30% em uma
fração com numerador 100 e simplificar 30 e 100 por 10(simplificar
é dividir numerador e denominador por um mesmo número), devemos
multiplicar por 90.
3)Transformação
da porcentagem em número decimal:
Primeiro
transforme a porcentagem em decimal, ou seja, devemos dividir, no
exemplo, 30 por 100. O resultado devemos multiplicar por 90,pois
queremos saber o valor de 30% de 90. Veja:
O resultado, nas 03 formas de resolver é o mesmo: 30% de 90 corresponde a 27.
Exemplo 02:Um jogador de futebol, ao longo de um campeonato, cobrou 75 faltas, transformando em gols 8% dessas faltas. Quantos gols de falta esse jogador fez?
Portanto o jogador fez 6 gols de falta. Você pode escolher o método de resolução que preferir, pois o resultado será o mesmo.
Antes
de realizar os exercícios, assista aos vídeos. Links no final a
atividade!:
Exercícios(Copiar e resolver em folha de caderno ou ofício para entregar):
1)Calcule
os valores abaixo, utilizando o método que preferir:
a)
6% de 100
b)
70% de 100
c)
30% de 50
d)
20 % de 60
e)
25% de 200
f)
7% de 400
g)
42% de 300
h)
10% de 62
i)
0,1% de 350
j)
0,5% de 6000
2)30
representa 15% de qual número?
a)
150
b)
200
c)
350
d)
400
3)Em
uma sala de aula há 30 alunos, dos quais 40% são meninas. Quantas
meninas têm na sala?
a)
10 meninas
b)
12 meninas
c)
15 meninas
d)
18 meninas
4)Na
última liquidação de verão, uma loja vendia todos os seus
produtos com um desconto de 15%. Se uma camisa antes da liquidação
custava R$ 145,00, quanto passou a custar na liquidação?
a)
R$ 112,20
b)
R$ 123,25
c)
R$ 135,50
d)
R$ 140,15
Encaminhem
suas dúvidas para as minhas redes sociais ou por email:
professora.andreaxavier@gmail.com.
Acessem
os links para melhor compreensão dos conteúdos:
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